Introdução
A remessa de títulos a pagar é uma funcionalidade destinada a efetuar pagamentos a fornecedores de sua empresa nas formas de TITULOS BANCÁRIOS ou CONVÊNIOS (AGUA, ENERGIA, TELEFONE, etc.) em que estes podem se apresentar.
Procedimento
Tipos de Pagamentos
O sistema de Remessa de Contas a Pagar, permite que sejam realizados os pagamentos em forma de lote, ou seja, a partir do código de barras são inclusos vários boletos em um arquivo o qual é enviado ao sistema bancário, onde é processado pelo banco e automaticamente baixados. A partir do arquivo retorno o sistema efetua a baixa dos títulos em um processo simples e prático.
O sistema permite que sejam feitos os pagamentos de títulos a pagar apenas dos tipos: Boletos Bancários de Títulos ou Convênios (Águas / Luz / Telefone / Gás).
Bancos Homologados
O sistema está apto para a geração da remessa de títulos a pagar de acordo com a tabela abaixo que demonstra a relação de instituições financeiras homologadas.
Código | Banco | Layout | Obs |
001 | BANCO DO BRASIL S.A. | 240 Bytes | |
237 | BANCO BRADESCO S.A. | 240 Bytes | Exceto envio de Títulos de Convênio |
341 | ITAÚ UNIBANCO S.A. | 240 Bytes | |
422 | BANCO SAFRA S.A. | 400 Bytes | |
104 | Caixa Econômica Federal | 240 Bytes | |
748 | SICOOB/SICREDI | 240 Bytes | |
707 | DAYCOVAL | 400 Bytes |
Remessa Banco do Brasil CNAB 240 de Títulos a Pagar
Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Banco do Brasil], é exibida a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar]. Quando marcada, além da geração de títulos de Boletos Bancários de Títulos ou Convênios, passa a ser possível também a geração de títulos de [Transferência Bancária], de tributos do tipo [DARF], [DARF Simples], [GPS] e [FGTS], sendo que para os segmentos de detalhe de pagamento, a remessa irá conter os segmentos A e B detalhados na documentação.
De acordo com a documentação do Banco do Brasil em anexo (PgtVer03BB.xls), atualmente os típos de pagamento [IPVA] (Segmento N5), [DPVAT] (Segmento N6) e [Licenciamento] (Segmento N7) não estão sendo tratados na geração de remessa de títulos a pagar.
O tipo de pagamento do título a ser gerado está definido no cadastro de portadores. Para maiores detalhes clique aqui e saiba como configurar o Tipo de Pagamento na [R75 - Portadores].
Vale ressaltar que os tipos de pagamento mencionados só estão disponíveis para Contas Financeiras do Banco do Brasil que utilizem a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar].
Observação: Os valores fixos apontados na documentação já são tratados pelo MOVERE, não necessitando portanto que o usuário os preencha.
- Exemplo: No cadastro da conta financeira referente ao Banco do Brasil, o campo "Convênio de Pagamento" não precisará ser preenchido com valor acrescido do código "0126", pois este código é fixo e portanto preenchido automaticamente.
- Em casos de novos contratos à esta modalidade, se faz necessário enviar o arquivo para validação para o suporte do BB. Com isso será necessário alterar no arquivo no header lote do seguimento "J", o tipo de serviço de 20 para 98 (campos 10-11).
Remessa Banco Itaú CNAB 240 de Títulos a Pagar
Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Banco Itaú], é exibida a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar]. Quando marcada, além da geração de títulos de Boletos Bancários de Títulos ou Convênios, passa a ser possível também a geração de títulos de [Transferência Bancária], [DARF], [DARF Simples], [GPS] e [FGTS].
A remessa passa a gerar também o segmento J52 para bolétos bancários com valor acima de R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil Reais).
Títulos de [IPVA] e [DPVAT] também podem ser gerados mas conforme documentação do banco, disponível apenas para os estados de Minas Geras, Rio de Janeiro e São Paulo.
O tipo de pagamento do título a ser gerado está definido no cadastro de portadores. Para maiores detalhes clique aqui e saiba como configurar o Tipo de Pagamento na [R75 - Portadores].
Vale ressaltar que os tipos de pagamento mencionados só estão disponíveis para Contas Financeiras do Banco Itaú que utilizem a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar].
Remessa Banco Safra CNAB 400 de Títulos a Pagar
Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Banco Safra], é exibida a opção [Utilizar novo formato de exportação de CNAB 240 de Títulos a Pagar]. Quando marcada, além da geração de Boletos Bancários de Títulos ou Convênios, passa a ser possível também a geração de títulos de [Transferência Bancária].
A remessa passa a gerar também o segmento J52 para bolétos bancários com valor acima de R$ 250.000,00 (Duzentos e cinquenta mil Reais).
O tipo de pagamento do título a ser gerado está definido no cadastro de portadores. Para maiores detalhes clique aqui e saiba como configurar o Tipo de Pagamento na [R75 - Portadores].
Vale ressaltar que os tipos de pagamento mencionados só estão disponíveis para Contas Financeiras do Banco Safra que utilizem a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar].
Remessa Caixa Econômica Federal CNAB 240 de Títulos a Pagar
Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Caixa Econômica Federal], é exibida a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar]. Quando marcada, além da geração de Boletos Bancários de Títulos ou Convênios, passa a ser possível a geração de títulos de [Transferência Bancária], [GPS], [DARF] e [FGTS].
O tipo de pagamento do título a ser gerado está definido no cadastro de portadores. Para maiores detalhes clique aqui e saiba como configurar o Tipo de Pagamento na [R75 - Portadores].
Vale ressaltar que os tipos de pagamento mencionados só estão disponíveis para Contas Financeiras do Banco Itaú que utilizem a opção [Utilizar novo formato de exportação de Remessa de Títulos a Pagar].
Observação: Atualmente o layout do Arquivo Magnético gerado para este banco se encontra em conformidade com o MANUAL OPERACIONAL PAGAMENTO DE SALÁRIOS, PAGAMENTO/CRÉDITO A FORNECEDOR E AUTOPAGAMENTO E DÉBITO AUTOMÁTICO (versão 37.270 v021 micro).
Remessa Banco Bradesco CNAB 240 de Títulos a Pagar
Ao selecionar um banco na [R73 - Contas Financeiras], caso este seja [Banco Bradesco], o MOVERE irá gerar o arquivo magnético levando em consideração o parâmetro de empresa 951 ("Envia boletos do Bradesco para pagamento pendente de autorização no banco?") de acordo com as seguintes regras:
- Caso o parâmetro esteja marcado como "Sim", os títulos referidos no arquivo ficarão pendentes de autorização no sistema do Bradesco. Enviando o código 09 na posição 16 à 17.
- Caso o parâmetro esteja marcado como "Não", o sistema do Bradesco irá considerar os títulos referidos no arquivo como já autorizados. Enviando o código 00 na posição 16 à 17.
- Para maiores informações, acessar a base de conhecimento:
https://meajuda.moveresoftware.com/a/solutions/articles/27000058169-rotina-692-gerac%C3%A3o-de-arquivos-magn%C3%A9ticos-para-o-bradesco
Pré Requisitos
Independentemente de qual seja a instituição financeira, para as configurações de pagamento bancário, basicamente, são necessários os campos Banco, Agência e Conta Corrente. Além destas informações, seguem abaixo os campos adicionais a serem preenchidos:
- Convênio de Pagamento
- Dados de Pagamentos nos Títulos a Pagar
Configuração
Para configurar o ambiente e torná-lo apto a utilização, primeiramente, acessar a rotina [R73 - Manutenção de Contas Financeiras], clique em e configure a Conta Financeira. Preencha os campos abaixo:
Geração de Títulos a Pagar
Após o cadastro, a configuração da Conta Bancária e a liberação da Conta Financeira para o usuário/grupo de usuários, o próximo passo é efetuar o lançamento de um título a pagar através da rotina [R247 - Manutenção de Títulos a Pagar], [R451 - Manutenção de Nota Fiscal de Entrada Simplificada], ou rotina [R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada], informando o Código de Barras.
Nas rotinas [R247 - Manutenção de Títulos a Pagar] e [R451 - Manutenção de Nota Fiscal de Entrada Simplificada] a informação do Código de Barras deve ser informada conforme os campos abaixo:
Na rotina [R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada], o Código de Barras pode ser lido com uma leitora de Código de Barras no campo [Cód. Barras], ou, informado apenas a Linha Digitável, ao clicar no link [Linha Digitável] conforme os campos abaixo:
Geração da Remessa de Títulos a Pagar
Concluído o lançamento de Título a Pagar, o próximo passo é gerar a remessa de Títulos a Pagar, através da rotina [R692 - Manutenção de Remessa de Títulos a Pagar].
Ao clicar em Novo, informe a Conta Financeira para a qual será gerada a remessa e clique no botão [Localizar Títulos]. Serão listados os Títulos do Fornecedor. Basta selecioná-lo(s) e clicar no botão [Inserir Títulos].
Se desejar localizar somente os títulos que contém código de barras, pode utilizar o filtro [Com código de barras]. Na opção [Todos] virá os que contém e também os que não contém código de barras, no caso de localizar títulos que não contém códigos de barras basta deixar selecionado em [Sem código de barras].
Depois de incluir todos os títulos, juntamente com o Código de Barras, clique no botão [Salvar] para concluir o processo de geração da remessa.
Para capturar o arquivo de remessa e enviá-lo ao banco, selecione a remessa e clique no botão [Arquivo Magnético].
Pronto, a partir deste momento basta enviar o arquivo ao banco e aguardar o processamento do arquivo o qual fará os pagamentos em LOTE.
Obs.: Ao realizar o filtro dos títulos, caso o parâmetro [905 - Títulos devem ficar disponíveis para pagamento, somente quando a Nota Fiscal de Entrada estiver confirmada na [R387]?] esteja ativo e com valor sim, os títulos vinculados a NF Entrada cuja NF não esteja confirmada na [R387 - Confirmação de Nota Fiscal de Entrada] serão ignorados.
Importação do Retorno da Remessa de Títulos a Pagar
Assim que os pagamentos forem processados, o banco disponibilizará o arquivo de RETORNO o qual será importado através da rotina [R694 - Manutenção de Retorno de Remessa de Títulos a Pagar]. Clique em [Novo] para realizar a importação de um novo arquivo.
Clique em [Procurar] para localizar o arquivo de retorno da remessa de títulos a pagar a qual foi capturada na instituição financeira e, posteriormente, clique na opção [Carregar Arquivo] para que o sistema faça a leitura do conteúdo do arquivo.
Ao listar o conteúdo, a rotina demonstra quais foram os títulos a pagar contantes no arquivo de retorno, junto com o código de autenticação. Para concluir a baixa dos títulos, clique no botão [Salvar].
Para imprimir o relatório com os títulos que foram liquidados, basta selecionar a remessa e clicar no botão [Recibo].
Segue abaixo o exemplo do relatório de pagamentos:
Exclusão do Retorno da Remessa de Títulos a Pagar
Para excluir um retorno de remessa basta selecionar a remessa e utilizar o botão [Excluir], o sistema irá voltar a situação do título para Aberto e restituirá o saldo a pagar de acordo com o valor do documento.
Obs: Caso algum dos títulos que compõe a remessa ter tido o status alterado por alguma movimentação posterior, o sistema não realizará a exclusão.