Caso deseje informar a transportadora ou modalidade de frete ao criar uma O.S através da rotina [R11 - Fast Checkup] basta clicar no ícone de caminhão, conforme imagem abaixo:


Imagem 1


Ao clicar, o MOVERE irá exibir esses campos, sendo possível informar que Possui Transportadora, a Transportadora e a Modalidade de Frete. Após preenchido basta fechar a janela para que as informações sejam salvas. 

Imagem 2


Por padrão o Movere aplica um preenchimento automático na Modalidade de Frete nas seguintes condições e ordem selecionando a primeira que atender e ignorando as demais:


1 - Se o Endereço do Local de Entrega for Cliente.

1.1 - Se o parâmetro por empresa ou estabelecimento [P41 - Frete Pago Padrão na Venda] estiver configurado como Cliente, a modalidade de frete selecionada será 1 - Contratação do frete por conta do destinatário (FOB).

1.2 - Se o parâmetro por empresa ou estabelecimento [P41 - Frete Pago Padrão na Venda] estiver configurado como Empresa, sem destacar o transportador, a modalidade de frete selecionada será 0 - Contratação do frete por conta do remetente (CIF).

1.3 - Se o campo Possui transportadora estiver marcado ou o parâmetro por empresa ou estabelecimento [P41 - Frete Pago Padrão na Venda] estiver configurado como Empresa, destacando o transportador, a modalidade de frete selecionada será 0 - Contratação do frete por conta do remetente (CIF).

1.4 - Se o parâmetro por empresa ou estabelecimento [P41 - Frete Pago Padrão na Venda] não estiver configuradoo cliente estiver informado em seu cadastro que o Tipo de Frete for Origem, a modalidade de frete selecionada será 0 - Contratação do frete por conta do remetente (CIF).

1.5 - Se o parâmetro por empresa ou estabelecimento [P41 - Frete Pago Padrão na Venda] não estiver configuradoo cliente estiver informado em seu cadastro o Tipo de Frete for Destino, a modalidade de frete selecionada será 1 - Contratação do frete por conta do destinatário (FOB).

1.6 - Se nenhuma das condições acima forem atendidas o Movere selecionará na modalidade de frete 9 - Sem ocorrência de transporte.

 

2 - Se o Endereço do Local de Entrega for Loja.

2.1 - O Movere selecionará na modalidade de frete 9 - Sem ocorrência de transporte.


Obs1: ao marcar que Possui Transportadora, é obrigatório informar a Transportadora e a Modalidade de Frete. 

Obs2: Caso o parâmetro [P927 - Informar o tipo de frete na nota para orçamento gerado na R11] estiver ativo, é necessário informar a transportadora. Para mais informações clique aqui.


Possui transportadora marcado por padrão


É possível configurar para que o campo "Possui Transportadora' esteja marcado por padrão, ao ativar o parâmetro 

[P1343 - O parâmetro 'Possui transportadora?' virá selecionado nas opções de frete da Cotação/O.S.?].


Caso configurado o parâmetro:

  • O campo "Possui transportadora?" virá marcado, para as novas cotações criadas com o local de entregas Cliente.
  • Caso seja alterado o local de entrega para Cliente na aba de frete de uma cotação/O.S, o campo "Possui transportadora?" será marcado e o campo modalidade de frete será preenchido automaticamente de acordo com a regra citada no início da base de conhecimento 
  • Sempre que confirmado o detalhe da cotação/O.S. com o endereço do local de Entrega Cliente, o campo "Possui transportadora?" será marcado, a informação preenchida do campo transportadora será removida e o campo modalidade de frete será preenchida automaticamente de acordo com a regra citada no início da base de conhecimento.


Valores de Frete


É possível definir o valor do frete que será cobrado do cliente, preenchendo o % ou o campo valor conforme exemplo abaixo:

Imagem 3


Ao informar o valor do frete, o MOVERE irá adicionar o valor do frete ao valor total da O.S. 

Atenção: É possível informar o valor do frete mesmo que não seja informado transportadora ou modalidade de frete. 


Quando houver valores de frete, ao imprimir a ordem de serviço, os valores serão exibidos:

Imagem 4

Informações de Volumes Transportados


Também será possível adicionar informações de volumes transportados como: quantidade, peso bruto total, espécie, marca e numeração.


Imagem 5


Ao marcar a opção Possui transportadora? o Movere sugere a quantidade, espécie e marca nas seguintes regras:


Quantidade - será preenchido pela soma da quantidade de todos os itens da grade.
Espécie - será preenchida como padrão Volumes, caso tenha algum item na tela de itens.
Marca - caso contenha apenas uma marca nos volumes transportados os campo [Marca] será preenchido pela marca do item, caso ao contrário será preenchido como "Diversos".


Se a opção for desmarcada as informações serão limpas.


Confirmação dos Volumes Transportados


Caso deseje que o estoquista possa realizar a confirmação dos volumes transportados, clique aqui para visualizar as instruções. 


Fixando Valores de Frete


É possível, caso o vendedor julgue necessário, fixar o valor de frete. Isso pode ser feito após alterar o valor do frete na cotação / Ordem de Serviço:
 

Ao clicar em sim, o valor do frete não será alterado quando a quantidade dos itens da cotação / Ordem de Serviço for modificado, nem quando novos itens forem incluídos ou removidos.

Caso seja necessário retornar ao comportamento padrão, basta desmarcar a opção "Fixar Valor de Frete?", que pode ser acessado conforme imagem abaixo: