1 - Objetivo

O objetivo da funcionalidade Itens a Base de Troca, é permitir receber um item usado do cliente ao realizar a venda de um item novo, dando em troca um desconto na venda. Processo muito comum na troca de pneus carecas, baterias velhas, entre outros. 


2 - Cadastro

Para utilizar um item a base de troca, é necessário que no seu cadastro seja definido que utiliza esta configuração.

Isto pode ser feito tanto pela [R130 - Itens] pela aba Base de Troca quanto pela [R630 - Itens Simplificado] através do campo base de troca marcado:




3 - Configurações

Para que a funcionalidade seja ativada, é necessário que os seguintes parâmetros estejam configurados:

  1. [R33 - Parâmetros por Estabelecimento]
    > [P987 - Utiliza itens a base de troca?]
  2. [R29 - Parâmetros por Empresa]
    P984 - Tabela de preço padrão para compra de itens a base de troca
    P985 - % Máximo de desconto que os itens a base de troca podem representar na venda
    > P986 - Valor máximo de desconto que os itens a base de troca podem representar na venda


Obs.: Na rotina [R11 - Fast Checkup] utiliza apenas o parâmetro [P987 - Utiliza itens a base de troca]


4 - Como utilizar um item a base de troca?


Com os parâmetros já configurados, ao realizar uma venda na [R419 - Vendas Varejo], é possível informar os itens que serão recebidos do cliente que servirão como base de troca. Para isso, selecione o item, clique no botão [Opções], e clique em [Itens a Base de Troca].  Conforme exemplo abaixo: 


Após clicar, a seguinte tela será exibida:


Nesta tela deverão ser inseridos os itens recebidos no momento da venda, para que seja aplicado o bônus para abatimento no valor do item vendido, o que será qualificado como desconto na venda. 


Atenção: 

  • Somente serão exibidos itens que possuem o campo [Base de Troca] marcado na rotina [R130 - Itens] e que estejam configurados para a tabela de preço informada no parâmetro [P984 - Tabela de preço padrão para compra de itens a base de troca]. 


  • O valor utilizado como desconto é o preço de venda do item que é definido de acordo com o que está cadastrado na rotina [R233 - Alteração de Preços por Item], com atenção para os campos em destaque
    É importante ressaltar que para que sejam considerados esses valores, é necessário que a tabela de preço tenha sido importada a partir da rotina [R127 - Importação de Tabelas de Preço]:


Para mais informações referente a alteração ou importação de preço, consulte: 


Após inserir os itens a base de troca, basta clicar em Salvar, para que o bônus seja aplicado no item. O bônus aplicado não é considerado como desconto ao fechar a venda, ou seja, não é realizado as validações referentes aos direitos de liberação de desconto. 


Ao fechar a venda, o MOVERE exibe um alerta, para que o usuário confirme que a venda possui itens recebidos em troca


5 - Impressão

Ao imprimir um orçamento que contenha itens vinculado a itens a base de troca, o sistema apresenta a informação no trecho Observações. Mas atenção, a informação do item a base de troca não é exibida na observação da nota fiscal.


Atualmente, o recurso de exibir os itens a base de troca encontra-se disponível para todos os tipos e modelos de impressão de orçamento, desde que o modelo suporte à exibição do campo Observações. Segue abaixo um exemplo:




6 - R444 - Movimentação de Estoque

Depois de gerado o orçamento, caso a empresa utilize o processo de confirmação de estoque junto ao item de base de troca, é preciso realizar a confirmação do mesmo na [R444 - Movimentação de Estoque]:



O registro mostrado em vermelho refere-se ao item pendente no orçamento que contém itens a base de troca, entretanto, ao passar o mouse pelo nome do item é possível verificar quais são os itens que foram vinculados como base de troca e suas quantidades.


Ao tentar confirmar, será exibida a seguinte mensagem para prosseguir com o processo de itens a base de troca :


Para continuar a liberação, basta confirmar a mensagem e o item será liberado.


7 - Faturamento de orçamentos que possuem itens a base de troca

Ao realizar o faturamento de orçamentos que possuem itens a base de troca, o MOVERE irá realizar lançamentos de entrada diversa em estoque dos itens recebidos em troca, para isso o parâmetro [P988 - Código de entrada/saída para entrada de itens a base de troca] deve ser configurado na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].

Após a geração da nota, é possível visualizar a entrada dos itens no DET da nota fiscal:

também ao emitir o [R300 - Movimentação Física por Item]:



A Nota Fiscal gerada que contenha itens a base de troca apresentará o bônus como um desconto para que o fechamento de valores aconteça.


Importante: O cancelamento da nota desfaz o movimento diverso


8 - Restrições ao processo


Não é permitido realizar a divisão do orçamento ao faturar a OS na [R657]. Quando isto ocorrer será exibida a seguinte mensagem:


Para mais informações sobre o processo de divisão, basta acessar a base de conhecimento do processo de divisão automática de orçamentos.


Para que seja possível efetuar a divisão de orçamento contendo Itens a Base de Troca é necessário configurar o parâmetro [P1261 - Permite a Divisão de orçamentos contendo Itens a Base de Troca?] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].


9 - Itens em Oferta com Item a Base de Troca Vinculado


O sistema MOVERE permite asso item a base de troca a um item em oferta. Para realizar o vínculo, basta seguir as orientações do tópico 4 - Como utilizar um item a base de troca?


Lembre-se, ao efetuar o vínculo do item a base de troca, o sistema não irá remover a oferta do item, porém o campo Val. Liq. será ajustado conforme o desconto do item a base de troca, conforme a ilustração abaixo:



Atenção, caso modifique o campo de % Descto.: e/ou o Preço: do item, o mesmo sairá da oferta e o desconto do item a base de troca será computado sobre o preço de tabela do item.


10 - Recalcular Valores do Orçamento


Ao Recalcular Tudo na [R419 - Vendas no Varejo], o sistema emite o seguinte alerta:



Caso o orçamento contenha itens a base de troca, o sistema efetua todos cálculos baseado no preço de tabela, e por fim, atribui o desconto dos itens a base de troca, abaixo segue a ilustração:



Ao clicar em Recalcular Tudo.


A ilustração abaixo demonstra que o sistema redefiniu o Preço Tabela e manteve o desconto dos itens a base de troca.




11 - Como utilizar o processo item a base de troca na [R11 - Fast Checkup]?


O uso do item a base de troca na rotina R11, possui semelhança com o processo da R419, após inclusão do item desejado para a venda, é possível incluir itens a base de troca, somente nos itens mercadoria, pressionando o botão de detalhes do item (...) e acessando a aba Itens a base de troca como demonstrado abaixo:


A consulta de itens base de troca retornará os 50 primeiros itens de acordo com o termo de busca e que estão configurados como base de troca. Os itens base de troca possuem preço unitário inicial de R$ 0,01, permitindo alterar conforme necessário.

O valor total de itens a base de troca será apresentado no campo totalizador de "Troca" sinalizado na cor azul:




Atenção: Ao excluir um item que possuem itens base de troca vínculados a ele, será alterado automaticamente o valor total de itens a base de troca 


Será apresentado ao lado do nome do item um ícone simbolizando que o mesmo possui itens a base de troca vinculados.

Obs.: Quando adicionado ou alterado a quantidade do item base de troca de um item na O.S. já confirmado na R444, será gerado uma solicitação de movimentação de estoque conforme imagem abaixo, para o item de venda com a quantidade 0 na R444.


Na geração ou fechamento da O.S será incluso uma condição de pagamento de forma automática representando o valor total dos itens a base de troca, esta forma de pagamento NÃO PODERÁ SER MODIFICADA pelo usuário. Caso a condição de pagamento para base de troca não esteja configurada, não será possível adicionar itens a base de troca na OS/Cotação.

Para configurar uma condição de pagamento destinada ao processo de itens a base de troca é preciso cadastrar ou modificar uma condição na [R129 - Condições de Pagamento de Venda] ativando a opção "Condição utilizada no processo de itens a base de troca?". 



Atenção: A opção  "Condição utilizada no processo de itens a base de troca?" pode ser habilitada apenas em uma condição de pagamento.


O portador utilizado na forma de pagamento destinado ao processo de itens a base de troca deve ser vinculado na rotina [R129 - Condições de Pagamento de Venda] na aba "Portadores" como demonstrado abaixo:


 A forma de pagamento não poderá ser modificada durante a inclusão das demais formas de pagamento:


Como no exemplo acima será gerado dois títulos a receber para a O.S, atendendo as configurações das condições de pagamento.


Títulos a receber gerados:


11 - Declaração de Não Entrega na O.S [R11 - Fast Checkup]


A declaração existe na impressão para atender a resolução da CONAMA 416/2009 referente ao descarte dos pneus, ou seja quando o cliente compra pneus novos é preciso documentar a responsabilidade da destinação ou descarte correto dos pneus usados. Para mais informações clique aqui.




Espero ter ajudado :)