Escopo
Esta documentação visa orientar quanto ao processo de configuração da Apuração PIS/COFINS
Configurações
Para realizar as configurações basta acessar o direito [Configurações] da rotina [R290 - Apuração de PIS/COFINS], clicar nos eventos (F100 ou F130) que deseja configurar e informar os dados das entradas/saídas, Naturezas do item que serão utilizadas para selecionar as notas fiscais de entrada.
Informar as contas contábeis de Pis a recolher, Pis a Recuperar, Cofins a recolher e Confins a Recuperar.
Parâmetros
Deve ser configurado os parâmetros [P795-Alíquota da Apuração do PIS] e [P796-Alíquota da Apuração do Cofins].
A apuração
Clique no direito [Novo] e informe a loja e o período contábil e clique em pesquisar.
Após a pesquisa o sistema apresentará na aba [Relatório] as abas [Créditos, Débitos e Resumo].
Na [Aba de Créditos] serão apresentados as notas fiscais de entrada com base nas configurações cadastradas. O sistema selecionará as notas de entrada e calculará para cada registro os valores de crédito de PIS e COFINS.
A coluna [Base de cálculo] apresentará a soma dos itens das notas fiscais com as entradas/saídas e natureza de itens informado nas configurações.
A coluna [Alíquota] apresentará o valor informado no parâmetro [P795-Alíquota da Apuração do PIS] e [P796-Alíquota da Apuração do Cofins].
A coluna [Valor do Pis] apresentará o valor da base de cálculo * Alíquota.
A coluna [Créditos Contabilizados] apresentará o valor da conta de [Pis a Recuperar] e [Cofins a Recuperar].
A coluna [Diferença] apresentará o valor da coluna [Créditos Contabilizados] - [Valor do Pis].
Na [Aba de Débitos] serão apresentados as notas fiscais de saída. O sistema selecionará as notas de saída do período e calculará os valor de débito de PIS e COFINS.
A coluna [Valor NF] apresentará a soma dos itens das notas fiscais de saídas .
A coluna [Base de cálculo] apresentará a soma dos itens das notas fiscais de saída.
A coluna [Alíquota] apresentará o valor informado no parâmetro [P795-Alíquota da Apuração do PIS] e [P796-Alíquota da Apuração do Cofins].
A coluna [Valor do Pis] apresentará o valor da base de cálculo * Alíquota.
A coluna [Valor Contabilizados] apresentará o valor da conta de [Pis a Recolher] e [Cofins a Recolher].
A coluna [Diferença] apresentará o valor da coluna [Créditos Contabilizados] - [Valor do Pis].
Na [Aba Resumo] apresentará um resumo por CST das notas de entradas e saídas.
Ao salvar o sistema lançará os valores apurados na [R914-Manutenção dos Demais Documentos e Operações Gerados de Contribuição e Créditos - F100] e [R917-Manutenção dos Bens Incorporados ao Ativo Imobilizado - Valor de Aquisição - F130].
Obs.: Atenção ao realizar a exclusão da apuração serão removidos todos os registros lançados para a loja e período selecionado, mesmo os registros lançados manualmente pela R914 e R917.
Após salvar será possível gerar a contabilização do valor do PIS e COFINS.
Contabilização
Após salvar a apuração, é possível realizar a contabilização, selecionando o registro da apuração e clicando no direito [Contabilizar]. Neste momento o MOVERE irá obter o movimento do período das contas de PIS/COFINS a recuperar e a recolher, conforme configuração realizada no direito [Configurações].
Após clicar em contabilizar, o sistema irá realizar os lançamentos creditando das contas a recuperar e debitando das contas a recolher.
Após realizar esses lançamentos, caso as contas a recolher ainda possuam saldo, o valor será transferido para o centro de custo da matriz. Lembre-se a matriz de uma loja é definida na sua visão contábil, rotina [R644 - Visões Contábeis], já o centro de custo é definido na rotina [R33 - Parâmetros por Estabelecimento], configurando o parâmetro [P67 - Centro de Custo Padrão].
Veja abaixo um exemplo das contas configuradas, seus respectivos valores de movimento no período e na imagem mais abaixo os lançamentos contábeis realizados:
Conta contábil | Movimento |
PIS a Recuperar | 465,49 |
PIS a Recolher | 1.027,78 |
COFINS a Recuperar | 340,95 |
COFINS a Recolher | 1.027,78 |