Gerando Crédito de Reforma Manualmente [R717 - Notas de Crédito]


Através da rotina [R717 - Notas de Crédito], será possível gerar crédito de reforma para o cliente, do tipo Crédito Comercial onde o procedimento é realizado manualmente pela própria rotina [R717].


Nesta rotina também será exibido os créditos do tipo Laudo de garantia de reforma que são gerados pela rotina [R1001 - Laudos de Produção].



Para realizar o procedimento de criação de Crédito Comercial, basta acessar a rotina R717 e clicar no botão Novo. Após clicar no botão, os campos para preenchimento das informações serão exibidos.

Obs.: Os campos Estabelecimento, Cliente e Valor Crédito são de preenchimento obrigatório.



No campo Estabelecimento, informe o estabelecimento de lançamento do crédito.
No campo Cliente, informe o cliente que possuí o crédito.
No campo Valor Crédito, informe o valor do crédito.

No campo Motivo Crédito, informe o motivo do cliente possuir o crédito.

No campo Válido Até, informe até que data o crédito será válido para o cliente.


Após preencher os campos, clique no botão Salvar e o crédito será salvo e já estará disponível para utilização. 



Os créditos poderão ser utilizados diretamente no orçamento de faturamento de reforma na rotina [R419 - Vendas Varejo], Seguindo o mesmo fluxo do processo explicado no tópico Utilizando Nota de Crédito não Financeira.



Para mais informações sobre a geração dde crédito Laudo de garantia de reforma e Crédito Comercial acesse o link:

https://meajuda.moveresoftware.com/a/solutions/articles/27000059122


Geração de crédito de cashback


1. Informações


A partir da versão v4.565 do MOVERE Software foi adicionada a rotina [R19 - Políticas de Cashback], responsável pelo cadastro das políticas que serão utilizadas para geração de crédito ao cliente quando houver uma venda com valor de cashback.


2. Campos


Estabelecimento: Campo que fará o vinculo da política com o Estabelecimento.

Nome: Campo responsável por definir o nome da política.

Data Inicial: Período de inicio da campanha.

Data Final: Período de encerramento da campanha. Dia que a política deixará de ser válida

Ativo: Define se a política ainda está ativa. Mesmo ainda estando no período de validade


OBS: Ao salvar a política será feita uma validação para verificar se não existe uma outra política no mesmo período que contenha o mesmo Estabelecimento. Caso a política não seja vinculada a algum estabelecimento serão validados todos os estabelecimentos da empresa.



3. Política por Item


Para facilitar a classificação e o uso da Política de Cashback, a rotina possibilita um cadastro por Itens. Desta forma, pode-se definir um valor individual para cada item de maneira separada.


Campos:
Item: Campo para busca do item que será inserido na Política.

Tipo: Este campo define se no momento da geração do crédito será utilizado um valor fixo, ou será calculado um percentual baseado no valor do item.

Cashback: Define o Valor/Percentual que será utilizado no momento da geração do crédito.


OBS: A Política por item permite somente adicionar novos item, então caso seja necessário alterar um valor de um item já inserido, é preciso excluir o mesmo utilizando o botão Del e adiciona-lo novamente.


3. Política por Grupo de Itens


Para facilitar a classificação e o uso da Política de Cashback, a rotina possibilita um cadastro por Grupo de Itens. Desta forma, pode-se definir um valor individual para cada Grupo de maneira separada, da mesma forma que ocorre com a Politica por Itens


Campos:
Grupo de Itens: Campo para busca do Grupo de Itens que será inserido na Política.

Tipo: Este campo define se no momento da geração do crédito será utilizado um valor fixo, ou será calculado um percentual baseado no valor do item.

Cashback: Define o Valor/Percentual que será utilizado no momento da geração do crédito.


OBS: A Política por Grupo de Itens permite somente adicionar novos grupos, então caso seja necessário alterar um valor de um grupo já inserido, é preciso excluir o mesmo utilizando o botão Del e adiciona-lo novamente.


4. Política por Linha de Itens


Para facilitar a classificação e o uso da Política de Cashback, a rotina possibilita um cadastro por Linha de Itens. Desta forma, pode-se definir um valor individual para cada Linha de maneira separada.


Campos:
Linha de Itens: Campo para busca da Linha de Itens que será inserido na Política.

Tipo: Este campo define se no momento da geração do crédito será utilizado um valor fixo, ou será calculado um percentual baseado no valor do item.

Cashback: Define o Valor/Percentual que será utilizado no momento da geração do crédito.



5. Política por Familia de Itens


Para facilitar a classificação e o uso da Política de Cashback, a rotina possibilita um cadastro por Familia de Itens. Desta forma, pode-se definir um valor individual para cada Familia de maneira separada.


Campos:
Familia de Itens: Campo para busca da Familia de Itens que será inserido na Política.

Tipo: Este campo define se no momento da geração do crédito será utilizado um valor fixo, ou será calculado um percentual baseado no valor do item.

Cashback: Define o Valor/Percentual que será utilizado no momento da geração do crédito.


Para saber mais sobre a geração de cashback acesso o link: https://meajuda.moveresoftware.com/support/solutions/articles/27000072610


Adiantamentos de Cliente 

1. Informações Básicas


A partir da versão v4.606 do MOVERE, foi criado o novo direito Adiantamentos na rotina [R717 - Notas de Crédito]. Este novo direito tem como objetivo facilitar as operações onde o cliente paga um determinado valor como adiantamento antes fazer um orçamento na loja.



O direito Adiantamentos  como os demais pode ser liberado através da rotina [R697 - Liberação Rotina Usuário] ou [R696 - Liberação Rotina Grupo de usuário]


1.1 Configurações

Para se utilizar todo o processo de Adiantamento, os eventos contábeis devem ser configurados para uso. Através da rotina [R281 - Eventos Contábeis]. Devem ser configurados o eventos [-124 - Adiantamento de Cliente] e [-125 - Baixa de Adiantamento de Cliente].



2. Adicionar Pagamentos


Além dos dados básicos como Estabelecimento, Código do Cliente e a Serie que será utilizada para gerar os títulos. A rotina dispõe de diversas abas para formas de pagamento variadas.

A rotina disponibiliza lançar o adiantamento em mais de uma condição de pagamento.


À Vista: Nesta aba basta apenas informar a conta onde o pagamento foi feito, independente de ser uma conta do tipo Caixa ou Banco.



Cartão: Nesta aba é necessário informar a Quantidade de parcelas que o cliente escolheu para parcelar, o Valor, e o Código de Autorização gerado pela máquina de cartões



Cheque: Ao criar um adiantamento pago em Cheque, deve-se informar os dados do cheque para que o MOVERE, gere o cheque para conciliação ocorrer posteriormente;


Ao salvar será gerado o valor total das condições de pagamento como crédito.

3. Grade


A rotina também apresenta uma listagem dos adiantamentos que foram adicionados, e nessa mesma listagem a coluna Dados Pagamento apresentará o link Informações onde será possível ver os dados específicos relacionados ao adiantamento adicionados.


Abaixo segue o exemplo onde o cliente fez o adiantamento em 2 cartões diferentes



4. Consumo do Crédito


O consumo do crédito gerado pelo Adiantamento será feito pela rotina R11 - [Fast Checkup]. Caso o cliente da Ordem de Serviço tenha adiantamentos disponíveis para uso, será apresentado o seguinte botão na Tela de Pagamentos.

Ao clicar no botão, será apresentada a Janela de Adiantamentos, onde poderá ser escolhido quais adiantamentos serão utilizados assim como o valor que será usado do crédito:


Ao confirmar a janela, o total selecionado será exibido na tela e abatido do valor faltante do pagamento.

4.1 Consumo do Crédito (Divisão de Orçamentos)


Caso seja feito um processo de divisão de orçamentos entre mercadoria e serviço. O Adiantamento também será dividido, o valor que irá para cada orçamento gerado será equivalente ao seu percentual de participação dentro do total da O.S.

Por exemplo, se eu tenho um orçamento de serviço que represente 40% do total da OS, 40% do valor dos adiantamentos selecionados serão movidos para o novo orçamento gerado


5. Faturamento de orçamento com adiantamento 

Uma ordem de serviço com adiantamentos será mostrada com os valores separadamente na tela de confirmação da nota fiscal.



Limite de crédito por usuário


1. Configuração


Para configurar limites de crédito para usuários é preciso acessar o direito [Configurações] através da rotina [R717 - Notas de Crédito]. Caso não tenha o direito, é possível defini-lo através da rotina [R657 - Liberação de Rotina por Usuário].



Através da rotina de configuração, é possível escolher os tipos de nota de crédito que serão consideradas no limite e o tipo de ciclo do limite, sendo:

  • Mensal: todo primeiro dia do mês;
  • Dia do Mês: dia do mês definido, por exemplo, todo dia 5 de cada mês.



Abaixo, é possível configurar o limite de cada usuário. Para inserir um limite, o usuário e o valor de limite devem ser preenchidos, em seguida clicar no botão [Inserir/Alterar].




Para alterar o limite, é necessário apenas digitar o nome do usuário e o novo limite e clicar no botão [Inserir/Alterar].


Após definir as configurações, clique no botão [?Salvar].


2. Utilização


A partir da configuração, os limites começam a valer. A cada nota de crédito criada, o valor será descontado do limite disponível naquele ciclo, seja renovado após o fechamento do ciclo. Ao excluir a nota de crédito, o valor é creditado novamente ao limite disponível.


Caso o usuário exceda o limite do ciclo, a nota de crédito ficará com a situação de [Bloqueado], não sendo possível utilizar aquele crédito para abater valores para o cliente.
Também é possível realizar o bloqueio de maneira manual através do direito "Bloquear", podendo ser liberado através da rotina [R697 - Liberação Rotina Usuário] ou [R696 - Liberação Rotina Grupo de usuário], onde somente as notas com a situação em "Aberto", serão permitidas de bloqueio.



Para desbloquear a nota de crédito, o usuário com acesso ao direito [Desbloquear] pode desbloquear a nota através da rotina [R717 - Notas de Crédito]. O valor desta nota será abatido no limite disponível do usuário, acarretando num limite disponível "negativo", sendo descontado do limite renovado do próximo ciclo.