Para configurar o limite de crédito, na [R52 - Estados] ou [R288 - Estabelecimento], o campo [Permite crédito ICMS OP nota entrada] deve ser marcado e os campos [Perc. Máximo de Crédito de ICMS Itens Nacionais] e [Perc. Máximo de Crédito de ICMS Itens Importados] devem ser preenchidos com as respectivas porcentagens de crédito para os itens nacionais e os itens importados.


Exemplo de configuração:


Na criação da nota fiscal de entrada pela [R139 - Notas Fiscais de Entrada], quando o item for inserido, a alíquota de ICMS de entrada ficará com o valor de acordo com o cadastrado, se o item tiver a natureza configurada como Fabricado, Revenda, Matéria Prima ou Embalagem:


Na importação da nota fiscal de entrada pela [R139 - Notas Fiscais de Entrada], os itens que tiverem a natureza configurada como Fabricado, Revenda, Matéria Prima ou Embalagem, terão o valor de ICMS recalculado e a condição de ICMS alterada para Tributado. 

A alíquota a ser utilizada vai ser a que estiver cadastrada:

Limite cadastrado: 7% ->Valor escolhido
Alíquota ICMS: 12%


Caso a alíquota for menor que a cadastrada, manterá a do XML, por exemplo:


Limite cadastrado: 7%

Alíquota ICMS: 5% -> Valor escolhido



Obs...

A partir da versão [v4.604] do MOVERE, estar preparado para validar por estabelecimento se permite crédito ICMS OP nota entrada.