Introdução
Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a rotina [R577 - Regrava Custos da NF Saída].
Escopo
A rotina [R577 - Regrava Custos da NF Saída] permite regravar os custos de compra, reposição e/ou personalizável dos itens das notas de saída.
Filtros
A rotina possui os seguintes filtros:
- Estabelecimento
- Série
- Emissão Inicial
- Emissão Final
- Nota Fiscal Inicial
- Nota Fiscal Final
- Itens
- Origem do Custo
- Filtrar
- Atualiza custo de compra?
- Atualiza custo de reposição?
- Atualiza Custo Personalizável?
- Corrige os custos encontrados de acordo com o [% Correção do Custos] definida na condição de pagamento das notas fiscais de saída?
- Corrige os custos encontrados dos serviços de acordo com a variação do preço de venda e o preço unitário praticado nas notas fiscais de saída?
Filtrar data
Quando selecionado filtro [Itens Venda] ou [Itens Produção] as notas fiscais serão obtidas através da Data de Emissão e quando selecionado o [Itens Matéria Prima] as notas fiscais serão obtidas através da Data de Consumo dos Itens.
Itens
É possível filtrar os itens das notas que serão atualizados, caso não seja selecionado nenhum item, serão atualizados os custos de todos os itens da nota.
Importante: Conforme imagem abaixo, caso seja selecionado o filtro [Itens Matéria Prima], serão filtradas as matérias-prima que se enquadram no filtro de itens e nos demais filtro preenchidos.
Origem do Custo
Este campo define se a regravação deverá buscar os custos de acordo com a última nota de entrada, ou deverá utilizar os custos atuais buscando pela tabela de preço ou pelo item/estabelecimento. O campo Origem do Custo não será considerado para os itens de produção que não foram faturados a parte.
Importante: O parâmetro que define se irá buscar pela tabela de preço ou pelo item/estabelecimento é o parâmetro por empresa [P187 - Utiliza Histórico de Custos por Tabela de Preço?]
Custos de itens de produção
Para os itens de produção que não foram faturados a parte, o custo regravado considera se o parâmetro por estabelecimento [P375 - Utiliza custo fixo dos itens no faturamento de ordem de produção?] está ativo ou não. Caso o parâmetro esteja ativo será utilizado o custo da Tabelas de Preços por itens ou no cadastro de item/estabelecimento do item. Caso o parâmetro esteja desativado será realizado o cálculo do custo envolvido com a produção.
Corrigir os custos dos serviços
Para que a flag [Corrige os custos encontrados dos serviços de acordo com a variação do preço de venda e o preço unitário praticado nas notas fiscais de saída?] realize o cálculo, é necessário que a natureza do item seja serviço e o parâmetro por empresa [P621 - Recalcula custo na venda sobre o valor do preço de venda com acréscimos?] esteja desativado.
Corrigir de acordo com a [% Correção de Custos]
Para que seja considerado o degrau de acréscimo do portador, é necessário marcar o flag [Corrige os custos encontrados de acordo com o [% Correção do Custos] definida na condição de pagamento das notas fiscais de saída?], caso não utilize degrau de acréscimo a flag irá considerar o % acréscimo custo mês.
Caso o parâmetro [P621 - Recalcula custo na venda sobre o valor do preço de venda com acréscimos?] esteja ativo, será considerado na base de cálculo o preço de venda.
Assuntos relacionados
- Cálculo do acréscimo de custo com base de cálculo o preço de venda
- Definição de custos dos serviços adicionados à parte na produção