Ao realizar um procedimento de encontro de contas/títulos na R657, o sistema esta gerando automaticamente lançamentos contábeis na R260 no qual esta gerando duplicidade nos lançamentos e com isso afetando a conciliação contábil. Conforme exemplos abaixo mostra o evento contábil de compra de mercadorias que debita mercadorias revenda e credita fornecedores, e gerando um titulo a pagar no financeiro.


Após ser feito uma devolução de compra além de gerar um titulo a receber no financeiro, é gerado um lançamento contábil no qual informa o evento contábil devolução de compra que debita fornecedores e credita mercadorias, sendo assim debitando e creditando fornecedores e mercadorias revenda deixando saldo zerados na contabilidade referente a essa nota fiscal de entrada


Visto que tenho um titulo a pagar e um a receber no financeiro sobre a nota fiscal que foi devolvida, é preciso fazer o encontro de contas na R657 e baixar os dois títulos em aberto, sendo assim deixando liquidado o titulo a pagar e a receber. Entretanto como consta no exemplo, é gerado automático lançamentos contábeis com os eventos contábeis: Baixa de títulos a pagar e baixa de títulos a receber, gerando lançamentos debitando novamente fornecedores e creditando a conta financeira, e debitando a conta financeira e creditando duplicatas. Com essa duplicidade em fornecedores e em clientes, isso impacta na conciliação contábil deixando saldos em abertos nessas contas.


Esses lançamentos contábeis gerados referente a baixa de títulos após o encontro de contas, são parametrizados pelo sistema de forma automática e podem ser corrigidos para a conciliação contábil?

R: Os lançamentos nesse caso são automáticos sim. Mas pode ser personalizado, para que na baixa de títulos quando houver encontro de contas, utiliza os eventos X e Y(passando corretamente os eventos corretos para esse tipo de baixa).