Objetivo


Este documento tem por objetivo orientar na configuração do envio de SMS ao concluir o processo de OS pela rotina [R11 - Fast Checkup].


Parâmetros


Para permitir o envio do SMS é necessário configurar o parâmetro [P1080 - Envia SMS ao enviar a ordem de serviço para o caixa?] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa] ou no direito [Configurações] da rotina [R1158 - SMSs Enviados].


Atualização Cadastral


Sempre que o recurso de atualização cadastral estiver ativo, será possível atualizar se o cliente permite ou não receber SMS.



Ao atualizar esta informação, o campo será atualizado na rotina [R43 - Clientes].


O sistema irá enviar SMS apenas para os clientes que permitirem receber SMS.


Ao preencher o número de celular, o sistema irá permitir apenas o preenchimento com um número válido.


Finalização do Serviço


Para que este recurso fique disponível na rotina [R11 - Fast Checkup], a empresa deverá utilizar o parâmetro [P885 - Somente permite faturamento de O.S. com serviço finalizado?].


Quando o cliente permitir o envio de SMS, o sistema irá exibir a opção [Envia SMS ao cliente?], assim como o número de telefone que receberá a mensagem, ao enviar para o caixa:




Quando o cliente não permitir o envio de SMS, o sistema irá exibir a seguinte tela:



Quando o cadastro de telefones do cliente estiver desatualizado, por importação ou por cadastro antigo, e o número de celular existente for inválido, o sistema irá exibir a seguinte mensagem:



Vendas sem veiculo não estão passiveis de envio de SMS, para estes casos apenas será exibido a opção de enviar para o caixa:


Caso o envio do SMS já tenha sido realizado uma vez ao enviar a O.S para o caixa e após  a mesma O.S ser retirada não haverá reenvio do SMS e a seguinte mensagem é apresentada:






Ao enviar para o caixa com a opção [Envia SMS ao cliente?] marcada, o sistema irá encaminhar a seguinte mensagem para o cliente:


*Auto-Center informa: O seu veículo [PL***CA] MARCA MODELO está pronto para retirada.


Só será enviado as informações de placa, marca e modelo caso os mesmos estejam definidos na ordem de serviço.


O nome da auto-center será gerado com base no parâmetro [P1067 - Nome para identificação do SMS].