1. Escopo


Este documento tem como objetivo instruir o usuário à respeito da utilização da inspeção veicular, bem como suas configurações.



2. Objetivo


O objetivo da inspeção veicular é permitir que sejam marcadas avarias encontradas no veículo.



3. Configurações


Para utilizar a inspeção veicular, é necessário ativar o parâmetro por empresa "P1063 - Utiliza inspeção veicular", conforme necessidade: 


  • Não utiliza: Não mudará nada no processo atual.
  • Utilização opcional: Permitirá que o usuário realize a inspeção veicular.
  • Utilização obrigatória: Exigirá a realização da inspeção veicular para atualizar a O.S.


4. Utilização


Com as configurações realizadas (P1063 configurado como opcional ou obrigatório), na execução do checkup uma nova seção estará disponível: 



Ao clicar neste botão, uma janela com uma imagem de um veículo será aberta. 



Nessa janela, será possível realizar marcações no veículo que visam representar avarias encontradas  no mesmo: 




Como é possível observar, a janela possui alguns botões que quando clicados realizam marcações especificas.  Na imagem anterior, por exemplo, o botão "X" estava selecionado, o que resultou no desenho de um "X" nas partes especificadas. Se o botão "" estivesse pressionado, o desenho seria feito conforme imagem abaixo: 




Também é possível realizar um "desenho livre" na imagem, selecinando a opção "Lápis" : 




Importante: A ferramenta de "desenho livre" não está disponível para celulares.


Além das ferramentas para realizar marcação, também é possível desfazer a última alteração através do botão "Desfazer":




Também existe a ferramenta "Limpar", dando a possibilidade de limpar todas as marcações feitas no desenho com um único clique. Esta ferramenta volta a imagem para seu estado inicial, conforme abaixo:



Observação: A ferramenta "Limpar" também marca a inspeção veicular com "Não executada". 



5. Veículo sem defeito.


Quando nenhum defeito for encontrado no veículo, é necessário clicar no botão "Sem defeito", como demonstra a imagem abaixo: 



Ao marcar o veículo como não possuindo defeito, não será possivel fazer qualquer outra marcação na imagem. Sendo assim, a inspeção veicular será definida como "sem defeito".



7. Utilização no celular.


Como é possível observar nas seções anteriores, no processo de realização da inspeção veicular pelo computador, uma única imagem é exibida em uma janela, onde o usuário poderá realizar marcações. Nos celulares, essa única imagem é divida em duas, para que a visualização seja simplificada:

Para navegar na inspeção, basta clicar na miniatura da imagem desejada.


Além dessa diferença de navegação, os botões "Limpar" e "Desfazer" passam a ter uma pequena diferença em seu comportamento: enquanto no computador esses botões executam ações para as duas imagens, no celular a ação será valida apenas para a aba ativa. Isso quer dizer que ao clicar em limpar ou em desfazer, no celular, apenas a imagem ativa será modificada:


O botão "Sem defeito", da mesma forma que utilizado no computador, irá limpar as duas imagens e, em seguida, bloqueá-las de qualquer alteração:



7. Validações.


Para garantir a integridade e consistência das informações, uma série de validações é feita no processo de execução da inspeção veicular. Entre elas:


  • Bloqueio de alterações em caso do documento já ter sido finalizado.
  • Bloqueio de atualização da ordem de serviço caso parâmetro P1063 esteja definido como "Utilização Obrigatória" e a inspeção não tiver sido executada. (A inspeção veicular é considera executada quando o botão "Nehum defeito" for pressionado ou alguma marcação for realizada). 


8. Observações.


  • A inspeção veicular é compativel com celulares.
  • A inspeção veicular não é compatível com o navegador Internet Explorer.
  • Quaisquer alterações na imagem só serão salvas ao clicar no botão "Salvar".




9. Impressão do Checkup.


Para realizar a impressão do checklist basta clicar no link   >>  Impressão do Checkup