Após o processo de reforma de pneus, o solicitante tem a possibilidade de reclamar seus direitos caso ocorra divergência no resultado esperado. Quando isso acontece, é necessário que o pneu volte para o processo de reforma através do laudo de produção, começando pela [R419 - Vendas no Varejo]:




Após isso, é necessário confirmar a entrada da captação na R714:


Com a captação confirmada, é possível dar prosseguimento no laudo, porém é importante salientar que a opção gerar crédito esteja marcada.



   

Gerando Crédito ao Produzir


Pode ser realizado ao ativar o parâmetro [P997 - Gera crédito na saída de captação quando selecionada a opção produzir no laudo de produção?] através da rotina [R29 - Parâmetros por Empresa]

Desta forma basta selecionar a opção [Produzir] na tela de laudos de produção:


Caso o parâmetro esteja ativado, após a saída gerada na [R714 - Manutenção para autorização de E/S de captação], será possível verificar na observação do orçamento ou da nota o detalhamento dos descontos aplicados conforme o crédito inserido anteriormente na rotina [R1001 - Laudos de Produção]:





  • Com o parâmetro configurado, será gerado um novo orçamento com o valor de crédito já descontado.
  • Caso seja inserido 100% de crédito, o orçamento será gerado com status cancelado e com o valor total abatido, ou seja, zerado, não gerando faturamento.
  • Caso seja informado valor de Crédito superior ao valor do orçamento será considerado somente o valor necessário  para que o orçamento gere cancelado e restante será desconsiderado.


Gerando Titulo a Pagar Financeiro


Existem duas configurações para geração de títulos a pagar ao selecionar a opção [Recusar] na tela de laudos de produção:


  1. Caso o parâmetro[P997 - Gera crédito na saída de captação quando selecionada a opção produzir no laudo de produção?]  esteja desativado, basta prosseguir com o processo para gerar um título a pagar na [R247 - Títulos a Pagar].
  2. Caso  parâmetro [P997 - Gera crédito na saída de captação quando selecionada a opção produzir no laudo de produção?] esteja ativo e selecionando no parâmetro [P1168 - Onde será gerado o crédito de laudo de garantia de reforma?] a opção [Gerar nos títulos a pagar], através da rotina [R29 - Parâmetros por Empresa] também será gerado um título a pagar na [R247 - Títulos a Pagar].


Gerando Nota de Crédito não Financeira


Nota de Crédito Não Financeira pode ser gerado quando selecionada a opção [Recusar] e  selecionando no parâmetro [P1168 - Onde será gerado o crédito de laudo de garantia de reforma?] a opção [Gerar como nota de crédito não financeira], através da rotina [R29 - Parâmetros por Empresa].


 

Após isso, ficará disponível o valor que foi digitado no campo [Crédito] na R1001 para utilização do cliente em um novo orçamento de faturamento de reforma.


  • Ao gerar crédito pela  [R1001 - Laudos de Produção] a data de validade deste crédito será conforme configuração de dias, mês ou ano definida na aba Garantia na rotina  [R130 - Itens] . 


  • No exemplo foi definido 365 dias de garantia para item de produção sendo assim no Relatório de Reclamação do Cliente a coluna Crédito Válido até sairá com 1 ano de validade e mesma data será definida para vencimento do crédito gerado na rotina [R717 - Notas de Crédito]


Em caso de estorno de O.P recusada via [R714 -Manutenção para Autorização de E/S de Captações], caso haja crédito gerado via [R1001 - Laudos de Produção], o crédito será removido caso ainda não tenha sido utilizado, se o crédito foi utilizado em algum momento, a rotina retornará uma mensagem avisando que não será possível realizar o estorno.


Utilizando Nota de Crédito não Financeira


Para ter acesso à essa opção é necessário que o orçamento faturamento de reforma. Ao clicar no botão opções da grade de itens, carregará a seguinte o seguinte menu:



Ao clicar na opção Utilizar notas de Crédito irá carregar a tela de seleção das notas de crédito. Os créditos que estão vazios são aqueles que não possuem data de validade cadastrada.

Os campos disponíveis na tela são: 

  •  Caixa de Seleção: permite a seleção dos créditos. Podem ser selecionados um ou mais créditos.
  • Tipo: Mostra o tipo do orçamento. Como as notas de crédito não financeiras funcionam apenas para Faturamento de Reforma, o campo será preenchido apenas com o valor Garantia de Reforma. 
  • Valor do crédito: são os valores originais das garantias de reforma, eles não alteram. 
  • Saldo disponível: É o valor remanescente do crédito do cliente. 
  • Data de validade: É a data de  vencimento do crédito. Quando o crédito não tem vencimento, o campo fica vazio.
  • Data de cadastro: É do cadastro do crédito no MOVERE.
  • Número da OP: Será exibido o número da OP quando o crédito for gerado  a partir de um laudo de produção recusado na  [R1001 - Laudos de Produção].



Quando o cliente possuir notas de crédito será apresentado um alerta, abrindo automaticamente a tela de seleção de créditos disponíveis


Após a seleção do crédito o mesmo será apresentado na tela de itens do orçamento no campo [%Descto. Corpo]




Ficando assim no valor final das parcelas menos o desconto do crédito aplicado

 

  • Caso o crédito, ou a somatória dos créditos utilizados, seja maior que o valor do orçamento, este crédito, ou o crédito que tem a data de validade mais distante, ficará com o saldo remanescente.


Se os créditos totalizarem o valor total do orçamento, o orçamento será gerado cancelado, não gerando parcelas e faturamento.


Para ambos os casos o valor do crédito utilizado do orçamento de faturamento de reforma e na nota fiscal, será apresentado na observação demonstrando os valores e laudos que geraram este crédito



Estornando Nota de Crédito não Financeiro


Para remoção do crédito inserido no orçamento de faturamento de reforma, basta acessar o orçamento através do direito Alterar na [R419 - Vendas no Varejo] e desmarcar o crédito que foi utilizado. Feito isso, os valores do orçamento serão atualizados automaticamente e o crédito ficará disponível para nova utilização após clicar em "Fechar Venda".


Para casos de orçamentos de faturamento de reforma que foram cancelados devido a utilização de crédito, o mesmo processo poderá ser realizado clicando no direito Alterar do orçamento que está com o status cancelado, removendo o crédito utilizado e clicando em "Fechar Venda". Os valores do orçamento será atualizado conforme os valores de créditos removidos ao clicar em "Fechar Venda" e será apresentado um pop-up avisando que o orçamento retornará para o status "Fechado" com o valor remanescente.



Gerando Crédito de Reforma Manualmente [R717 - Notas de Crédito]


Através da rotina [R717 - Notas de Crédito], será possível gerar crédito de reforma para o cliente, do tipo Crédito Comercial onde o procedimento é realizado manualmente pela própria rotina [R717].


Nesta rotina também será exibido os créditos do tipo Laudo de garantia de reforma que são gerados pela rotina [R1001 - Laudos de Produção].



Para realizar o procedimento de criação de Crédito Comercial, basta acessar a rotina R717 e clicar no botão Novo. Após clicar no botão, os campos para preenchimento das informações serão exibidos.

Obs.: Os campos Estabelecimento, Cliente e Valor Crédito são de preenchimento obrigatório.



No campo Estabelecimento, informe o estabelecimento de lançamento do crédito.
No campo Cliente, informe o cliente que possuí o crédito.
No campo Valor Crédito, informe o valor do crédito.

No campo Motivo Crédito, informe o motivo do cliente possuir o crédito.

No campo Válido Até, informe até que data o crédito será válido para o cliente.


Após preencher os campos, clique no botão Salvar e o crédito será salvo e já estará disponível para utilização. 



Os créditos poderão ser utilizados diretamente no orçamento de faturamento de reforma na rotina [R419 - Vendas Varejo], Seguindo o mesmo fluxo do processo explicado no tópico Utilizando Nota de Crédito não Financeira.




Relatório de Créditos de Garantia


Na rotina [R717 - Notas de Crédito] será possível imprimir um relatório para verificar a utilização dos créditos dos clientes cadastrados diretamente nesta rotina, ou gerados a partir de laudos de recusa na [R1001 - Laudos de Produção].

Os filtros utilizados para geração do relatório serão os seguintes:



  • Especificamente o filtro Tipos de Crédito quando selecionado "Laudo de Garantia de Reforma" apresentará apenas créditos gerados a partir da [R1001 - Laudos de Produção].
  • Quando selecionado no filtro Tipo de Crédito a opção "Crédito Comercial", será apresentado somente os créditos gerados na [R717 - Notas de Crédito].
  • Quando informado um Usuário como filtro. exibirá somente as informações referentes ao usuário informado.
  • Caso seja selecionado o agrupamento Por Usuário as informações serão exibidas agrupadas por usuário.
    • Caso contrário as informações serão exibidas sem agrupamento.
    • Por padrão "Sem Agrupamento" sempre está demarcado.
    • Também será exibido ao fim de cada agrupamento um totalizador por usuário.  


Neste relatório será possível visualizar os orçamentos e notas fiscais que utilizaram créditos de reforma gerados tanto pela [R1001 - Laudos de Produção] quanto pela [R717 - Notas de Crédito].


Exibição Sem Agrupamento:


Exibição Por Usuário:




Alterando / Excluindo crédito

   

Não será permitido alterar ou excluir um crédito via rotina [R717 - Notas de Crédito] em duas ocasiões:


1° - Quando o valor do crédito já ter sido utilizado parcial ou totalmente;

2° - Quando o valor do crédito ter sido gerado por outra rotina que não seja a [R717];


Nessas duas ocasiões, não será possível realizar a edição/exclusão do crédito.