Toda vez que importa o arquivo de retorno do banco, o sistema debita a tarifa no mesmo dia da importação, mas o crédito do valor liquido só credita no dia seguinte. Como fazer para que ambos fiquem no mesmo dia da importação do arquivo?


Resposta:

A data referente ao crédito é uma informação que o banco disponibiliza e representa a data que de fato o valor (pago ao banco), foi disponibilizado na conta bancária. Em hipótese alguma, essa data deve ser manualmente alterada seja pelo sistema Movere ou no arquivo magnético gerado (remessa). De forma resumida, temos:

Data de Pagamento: Data em que ocorreu o pagamento do título ao banco. Ou seja, a data em que o banco confirmou que recebeu o valor referente ao título.

Data de Crédito: Data em que o banco disponibilizou o valor recebido (creditou) na conta bancária do cliente. Essa data dependerá da forma como o banco realiza suas operações. Por exemplo, um banco pode seguir o padrão d+1, que significa que ao confirmar o pagamento de um título, ele (banco) credita o valor pago na data posterior (d+1). Ou seja, no dia seguinte.

Uma maneira simples de verificar quais lançamentos foram creditados (na data em que o arquivo foi importado), é tirar o extrato da conta bancária, na mesma data, e verificar o que de fato foi creditado na conta pelo banco. Essa extrato pode ser comparado ao relatório R112 (no mesmo período) e ambos devem estar iguais. Caso não estejam, não foram lançados todos os movimentos financeiros daquela conta bancária no sistema.