Escopo


O processo de validações avançadas da rotina [R11 - Fast Checkup] visam reduzir o número de vezes que uma Ordem de Serviço precisa ser liberada para seguir os fluxos necessários.


Em outras palavras, a Ordem de Serviço tende a não ficar bloqueada por Desconto, Crédito, Acréscimo etc, sem um bom motivo para isto.


Parametrização

Para ativar a validação avançada, vá até o painel de controle da rotina [R11 - Fast Checkup] e ative a opção [Executa validações por item na rotina [R11 - Fast Checkup]?]. Ou, através da rotina [R29 - Parâmetros por Empresa] ativando o parâmetro [890 - Executa validações por item na rotina [R11 - Fast Checkup]?].


Funcionamento do Processo

Com este processo ativo, as validações ocorrem por item, permitindo assim, que itens já liberados anteriormente não sejam afetados em novas validações de bloqueios caso não tenham sofrido alterações.


Um exemplo isso é um bloqueio por Custo de um determinado item. Se o item esteve bloqueado e houve a liberação, quando forem adicionados novos itens na Ordem de Serviço, o item que seria bloqueado novamente por custo (no processo antigo) não será mais afetado, permitindo modificar a O.S e enviar novas solicitações para o estoquista sem ter que liberar novamente a Ordem de Serviço.


Exclusão de Itens, neste processo, não fará mais com que a Ordem de Serviço seja re-validada por completo.


Validação de Desconto e Acréscimo

As validações de Descontos e Acréscimos terão um comportamento diferenciado neste processo, onde ambas as validações validarão somente os itens que ainda não passaram por uma Liberação.


Exemplo: Se você possuir três Itens na Ordem de Serviço que já passaram pelas validações dos Bloqueios e não sofreram bloqueios, ao incluir um novo item, somente este item será validado. 


O mesmo ocorre quando você modificar o Valor Unitário de um item por exemplo, somente este item terá seu desconto ou acréscimo validado, não levando em consideração os descontos e acréscimos aplicados nos demais itens.


Quando um Item Volta a Participar das Validações?

Quando ele sofrer alterações, que podem ser:

  • Aumento da Quantidade Vendida;
  • Modificação do Preço (aumento ou diminuição);
  • Aplicação/Modificação de Descontos por Linha de Itens;