1. Introdução


O objetivo desta base de conhecimento é demonstrar como é realizado o envio da tag autXML na NFe do sistema MOVERE.


2. Sobre a tag autXML


A tag autXML é a informação do CNPJ ou do CPF das pessoas autorizadas a fazer o download do XML da Nfe no portal nacional. Atualmente na consulta pública da NFe tanto o destinatário, quanto o próprio emitente, podem efetuar o download do XML da NFe, desde que identificados com seu certificado digital (conforme critério da SEFAZ).  Além disso, é possível informar um grupo de informações para que a empresa emitente possa indicar outras pessoas autorizadas a ter acesso ao arquivo XML da NFe. Nesta alternativa, a empresa emitente poderá indicar o seu Contador, outras pessoas envolvidas no transporte da mercadoria, etc.


3. Formas de envio no sistema MOVERE


Atualmente existe duas maneiras de ser informado a tag autXML na NFe.


  1. Cliente é órgão publico
    • Neste cenário, no cadastro de cliente [R43 - Clientes], deve estar habilitado o campo Incluir CNPJ Tribunal de Contas do Estado no XML da NFe.


    • Atenção, além da marcação da flag da imagem acima, deve-se informar o CNPJ do Tribunal de Contas do Estado na rotina [R52 - Estados]




  2. Cliente deseja informar o escritório de contabilidade / contador
    • Por prioridade, o sistema irá respeitar a primeira maneira de enviar a tag, caso a configuração anterior não seja atendida será possível enviar a segunda maneira. Neste cenário, para informar o escritório de contabilidade / contador na NFe, basta selecionar uma das opções da imagem abaixo, tais opções estão disponíveis na rotina [R52 - Estados].

      • Não envia - O sistema ignora a regra e não enviará a informação do escritório de contabilidade.
      • Contador do Estabelecimento - O sistema irá enviar o CPF ou CNPJ do contador do estabelecimento, cadastrado na rotina [R16 - Estabelecimentos]
      • CNPJ da SEFAZ - O sistema irá enviar o CNPJ da SEFAZ cadastrado na rotina [R52 - Estados], conforme o campo abaixo: