Introdução
Este processo tem por objetivo permitir a geração de Nota Fiscal de Serviço em Estabelecimento Diferente do Estabelecimento do Orçamento que está sendo faturado. Assim, é possível que somente a parte de emissão da nota seja feito num estabelecimento à parte, onde toda a parte contábil e financeira das mercadorias e serviços permanecem no estabelecimento original do orçamento.
Para entender de forma mais simples o resultado deste processo, veja a imagem abaixo que exemplifica o funcionamento geral do processo:
Em resumo, o processo atual de faturamento e geração de nota fiscal ocorre normalmente. O novo processo é iniciado após finalizado completamente o faturamento do orçamento.
Porque utilizar este cenário?
Digamos que você tenha a Loja 1 onde você atende seus clientes, faz recebimentos, contabilizações, etc. Porém, você quer que exclusivamente a transmissão de Notas Fiscais de Serviços seja feita pela Loja 2. Se este é o caso, este processo é ideal para seu negócio.
Neste cenário, toda a parte financeira e contábil permanece com a Loja 1 (exemplificando) e apenas a transmissão da NFS-e é feita pela Loja 2, onde não haverá contabilização e movimentações financeiras.
Parametrizações
Há uma quantidade considerável de parametrizações a serem feitas, portanto, faça com bastante tempo disponível e atenção, ok? Vamos lá:
Parâmetros por Empresa
- P0828 - Utiliza transmissão da nota de serviço em estabelecimento diferente?: Este parâmetro ativa ou desativa o processo como um todo;
- P0829 - Série que será utilizada na transmissão da nota de serviço em estabelecimento diferente: Determina qual é a série de serviço a ser utilizada na geração dos orçamentos que conterão somente os serviços para geração das notas fiscais;
- P0830 - Entrada/Saída que será utilizada na transmissão da nota de serviço em estabelecimento diferente: Determina qual é a Entrada/Saída a ser utilizada na geração dos orçamentos que conterão somente os serviços para geração das notas fiscais. É OBRIGATÓRIO criar uma Entrada/Saída própria para isto que estejam DESMARCADAS as opções de Geração de Títulos e Contabilização.
Parâmetros por Estabelecimento
- P0831 - Estabelecimento de destino para o processo de geração da nota de serviços em outro estabelecimento: Este parâmetro determina o estabelecimento que será utilizado para gerar os novos orçamentos. Exemplo: Quando faturar um orçamento da Loja 1, gere um novo orçamento na Loja 2 para transmitir a NFS-e com os serviços.
Caso seja necessário realizar uma separação de séries, diferenciando uma série para pessoa física/jurídica, poderá ser utilizado os parâmetros:
- P0846 - Série de Serviços Padrão na Venda para Pessoa Física] - Se definido, define a série que será utilizada exclusivamente nas vendas para pessoas físicas;
- P0051 - Série de Serviços Padrão na Venda] - Define a série que será sugerida na vendas de serviços;
Você pode obter mais informações sobre a sistemática de parametrização das séries na seguinte base de conhecimento:
Nenhuma outra configuração é necessária para este processo.
Em qual situação este processo será executado?
Este processo entrará em ação quando:
- Todos os parâmetros estiverem configurados corretamente;
- Houver ao menos um serviço no orçamento que estiver sendo faturado;
- O cliente do orçamento que estiver sendo faturado for uma Pessoa Física;
- O parâmetro por estabelecimento (P0831) estiver configurado indicando qual a loja deverá gerar a nota de serviço.
Se o processo estiver ativo e os parâmetros que definem a série e entrada/saída não estiverem configurados, ocorrerá um erro ao tentar executar este processo. Note que, mesmo ocorrendo um erro no final, o faturamento não será desfeito, visto que, são processos totalmente separados e um não influencia no outro.
Demonstração do Processo em Execução
Vamos ver na prática o procedimento e o resultado deste processo logo abaixo, ok? Vamos lá:
Quando tudo estiver configurado e o cenário atual permitir que um novo orçamento contendo apenas os serviços seja criado para transmitir a nota fiscal, então quando você fizer o faturamento e ver a tela abaixo, ao clicar em OK o processo será inicializado, veja:
Ao clicar em "Ok", será inicializado o processo de geração do orçamento e nota de serviço conforme configurações. Será apresentada a seguinte mensagem durante a geração:
Após concluído o processo, será apresentada a seguinte mensagem:
Note na mensagem acima que temos dois alertas em um só. Um (em vermelho), confirma a geração do orçamento. E o segundo (em azul), confirma que a nota fiscal foi gerada.
Se por um acaso ocorrer um erro ao gerar a nota fiscal, será necessário tentar gerar a nota fiscal manualmente, visto que, o orçamento que foi gerado não será desfeito. Tomando como exemplo a imagem acima, se tivesse dado algum erro ao tentar gerar a nota fiscal, o orçamento de número 29 da loja 50 continuaria existindo, permitindo ajustes (se necessários para corrigir o erro de geração da nota) e posterior geração da nota.
Se tudo ocorreu bem e a nota foi gerada, teremos este cenário na rotina [R0232 - Notas Fiscais de Saída]:
Em vermelho estão as notas fiscais geradas pelo processo normal de faturamento. Já em laranja, está a nota fiscal gerada após o faturamento normal onde há somente itens de serviços. Note que, na configuração do exemplo, ao faturar um orçamento da loja MATRIZ, é gerada uma nota fiscal contendo os serviços na loja CENTRO.
Caso o processo de geração automática não ocorra por qualquer motivo, é possível tentar realizar novamente o mesmo processo. Clique em [Funções], estará disponível a opção [Gerar Nota Fiscal de Serviço em Outra Loja].
Ao clicar nesta opção, o sistema irá apresentar a seguinte tela:
Basta informar o número da loja e o número do orçamento [Origem], ou seja, o orçamento que será extraído as informações para geração do novo orçamento. Clique em [Gerar] para iniciar o processo de geração de nota fiscal.
Caso o processo seja feito mais de uma vez, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem:
Notas Finais
Este processo não pode ser ativado caso o processo de Divisão de Orçamentos (acesse a documentação aqui) esteja ativo. Eles são conflitantes e não podem ser ativados juntos. Você deve analisar ambos os processos e verificar qual melhor se adequa ao seu processo.