Objetivo


Gerar lançamentos de controle administrativo referente aos títulos a receber/pagar.


Configuração


Existe uma série de configurações que devem ser realizadas para que o processo funcione. Consulte o artigo: Como configurar o Gerenciamento de Controle Administrativo para maiores informações.


Gerando os Lançamentos de Controle Administrativo


Após preencher todos os dados para geração de títulos a receber/pagar, no ato de salvar, o sistema irá gerar a contabilização e em seguida serão solicitados os dados para o lançamento de controle administrativo:



Parâmetros



[P335 - Utiliza gerenciamento de controle administrativo?] - Parâmetro por empresa [R29 - Parâmetros por Empresa] define se a empresa utilizará o processo de controle administrativo.


[P477 - Travar lançamentos no controle administrativo por] - Parâmetro por estabelecimento [R33 - Parâmetros por estabelecimento] que define qual é o tipo de trava (Todos, por valor ou por quantidade) da meta de controle administrativo definida.


[P612 - Valor Máximo Acima da Meta do Controle Administrativo] - Parâmetro por usuário [R216 - Parâmetros por usuário] que define o quanto o usuário pode exceder a meta de controle administrativo configurada.


[P581 - Bloquear lançamento de controle administrativo se não houver meta cadastrada?] - Parâmetro por estabelecimento [R33 - Parâmetros por estabelecimento] que define se lançamentos em contas que não possuem meta serão bloqueados. Caso o usuário tenha limite pra lançar o valor, conforme parâmetro citado acima, o lançamento será permitido. 



Considerações Finais 


  1. Caso tenha contabilizações, a data dos lançamento de controle administrativo será sempre a data do lançamento contábil.
  2. Para exigir o lançamento do controle administrativo, faz se necessário configurar o evento contábil [R281 - Eventos Contábeis] marcando a opção [Faz Lancto. Controle Admin.?].
  3. O contas a receber considera o lançamento de controle administrativo apenas através da rotina [R566 - Geração de títulos a receber].