Configuração de Parametrização


Para o Gerenciamento de Controle Administrativo, é necessário configurar os seguintes parâmetros por empresa [R29 - Parâmetros por empresa]:

  • P332 - Máscara do Plano de Contas do Controle Administrativo
  • P334 - Máscara de plano de consumidores
  • P335 - Utiliza gerenciamento de controle administrativo?
  • P336 - Utiliza processo de conciliação do movimento do controle administrativo?



Cadastros Básicos


Para efetuar o Gerenciamento de Controle Administrativo, primeiro precisamos efetuar o lançamento de alguns dados, para preparar o sistema para o gerenciamento.


Os cadastros desses dados podem ser feitos nas seguintes rotinas:

  • R868 - Períodos de Controle Administrativo
  • R870 - Consumidores
  • R869 - Contas de Controle Administrativo
  • R939 - Metas de Controle Administrativo


[R869 - Manutenção de Planos de Controle Administrativo] - Alterar via Excel


Para realizar a alteração de planos de controle administrativo em massa, é possível manter o cadastro do plano de custo através do direito [Alterar via Excel] da Rotina [R869 - Manutenção de Planos de Controle Administrativo].

Ao acessar o direito [Alterar via Excel], basta consultar os registros de controle administrativo de acordo com os filtros a seguir:


Depois de emitida a planilha, os dados devem ser alterados na planilha gerada:


Antes de alterar, é importante se atentar às informações de como deve ser realizado o preenchimento correto dos dados de segurança e tipo:


Após alterar, basta salvar a planilha e realizar o upload novamente no sistema:




Feito isso, basta clicar no botão [Iniciar Alteração de Controle ADM.e aguardar a realização da importação dos dados alterados no sistema. Desta forma, após efetivadas as alterações, serão exibidas as estatísticas de importação:


Caso haja qualquer erro, será disponibilizada uma planilha com os registros que não puderam ser importados, bem como seus respectivos erros de importação.



Obs:. Para ativar o direito [Alterar via Excel], basta acessar a rotina [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário] ou [R697 - Liberação de Rotina por Usuário] marcando a opção:

 



Processo


Lançamento de Registros


O lançamento de Registros para Controle Administrativo pode ser feito através das seguintes rotinas:

  • R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada
  • R451 - Manutenção de Nota Fiscal de Entrada Simplificada
  • R247 - Manutenção de Títulos a Pagar
  • R568 - Geração de Títulos a Pagar
  • R419 - Manutenção de Vendas no Varejo



Alteração de Registros


Feitos os lançamentos de registros, é possível fazer alterações nos mesmos através das seguintes rotinas:

  • R875 - Manutenção de Lançamentos de Controle Administrativo
  • R882 - Lançamentos de Controles Administrativos / Conciliação do Movimento de Controle Administrativo


OBS: não é possível fazer EXCLUSÃO de lançamento através da R875.

Conferência de Dados


Para fazer conferência nos dados lançados, utilize os seguintes relatórios:

  • R883 - Relatório de Movimento de Controle Administrativo
  • R884 - Relatório Sintético de Controles Administrativos
  • R885 - Relatório Sintético de Controles por Consumidor
  • R935 - Relatório de Performance de Controles Administrativos
  • R936 - Relatório de Balancete de Controles Administrativos
  • R938 - Relatório de Conferência de Metas de Controle Administrativo


Itens que fazem parte do Controle Administrativo


  • Ao gerar um pedido de compra na rotina [R464 - Pedidos de Compra] ou lançar uma nota na [R139 - Notas de Entrada], todos os itens de natureza [Consumo] ou [Serviço] fazem parte do controle administrativo. 

            Obs: Mesmo que as naturezas [Consumo] e [Serviço] estejam com a flag [Participa do Controle Administrativo?] desmarcada,               elas SEMPRE irão fazer parte da validação no controle administrativo. 


  • Caso deseje configurar uma outra natureza, como [Imobilizado] por exemplo, acesse a rotina [R294 - Configurações por Natureza de Itens] e marque o campo [Participa do Controle Administrativo?] da natureza desejada.  Essa configuração está disponível tanto para a rotina [R464 - Pedidos de Compra] quanto para a rotina [R419 - Vendas no Varejo].


  • Lembre-se: a natureza do item é definida nas rotinas [R130 - Itens] e [R135 - Itens por Estabelecimento]



Consulta de Consumidores por Classificação


Os relatórios abaixo, possuem recurso de pesquisa por consumidor pela classificação:


  • R883 - Movimento de Controle Administrativo
  • R884 - Sintético de Controle Administrativo
  • R885 - Relatório de Controle por Consumidores
  • R935 - Performance de Contas do Controle Administrativo
  • R936 - Balancete de Controle Administrativo


A regra de consulta é:

  • Se consultar por uma conta sintética:
    O relatório irá considerar todas as contas hierarquicamente classificadas como filhas relacionadas a ela, cujo não aceitam lançamento;

  • Se consultar por uma conta analítica:
    O relatório irá considerar todas as contas hierarquicamente classificadas como pai relacionadas a ela, que aceitam lançamento;





[R935 - Performance de Contas de Controle Administrativo]


Com este relatório é possível verificar os valores em relação às metas ade controle administrativo que são visivelmente demonstrado a partir de suas classificações. Para isso é possível consultar a partir dos seguintes filtros:


- Detalhar por consumidor: demonstra o consumidor vinculado à conta do controle administrativo para o lançamento (exibido na frente da classificação).


- Detalhar por unidade consumidora: demonstra a unidade consumidora vinculada à conta do controle administrativo para o lançamento. (exibido na frente da classificação).


- Detalhar conta contábil por controle administrativo: demonstra quais contas contábeis fazem parte do controle administrativo/classificação.


- Exibir apenas contas com movimento: apresenta apenas as classificações cujo suas respectivas contas de controle administrativo possuem movimentação (exibido na frente da classificação).


Após filtrar, o relatório pode ser visualizado de acordo com o formato escolhido para execução:





[R936 - Relatório de Balancete de Controles Administrativos]


O relatório da rotina [R936 - Relatório de Balancete de Controles Administrativos], apresenta classificações de contas administrativas, desta forma, inclusive detalhando por consumidor caso necessário, é possível filtrar a partir dos seguintes filtros:



- Detalhar por consumidor: demonstra o consumidor vinculado à conta do controle administrativo para o lançamento (exibido na frente da classificação).


- Detalhar por unidade consumidora: demonstra a unidade consumidora vinculada à conta do controle administrativo para o lançamento. (exibido na frente da classificação).


- Detalhar conta contábil por controle administrativo: demonstra quais contas contábeis fazem parte do controle administrativo/classificação.


- Exibir apenas contas com movimento: apresenta apenas as classificações cujo suas respectivas contas de controle administrativo possuem movimentação (exibido na frente da classificação).



Além das opções apresentadas para detalhamento, também é possível considerar o período informado considerando data de conciliação ou data de lançamento.

Para considerar data de conciliação, basta selecionar o filtro por [Conciliação], e então, o seguinte resultado deve ser apresentado:


Por outro lado, para considerar data de lançamento, basta selecionar o filtro por [Lançamento], e então, o seguinte resultado deve ser apresentado:




R883 - Movimento de Controle Administrativo


O relatório da rotina [R883 - Relatório de Movimento de Controle Administrativo], demonstra os lançamentos do controle administrativo, é possível filtrar a partir dos seguintes filtros:



Após clicar em executar, dependendo dos filtros utilizados, o relatório será exibido semelhante a imagem abaixo:



Obs: A data de emissão demonstrada no relatório, se refere a emissão do documento que originou os lançamentos do controle administrativo, por exemplo uma nota de compra de mercadoria.