Escopo

O novo sistema de vendas do MOVERE é focado em AutoCenter e vem pra facilitar e garantir o maior número de vendas possível. Esta documentação tem por objetivo orientar sobre o processo de configuração e uso.


Pesquisa de Itens

O motor de busca trabalha com opções por texto independente de posição ou por pesquisa numérica.


Vamos considerar o seguinte item:


PN 175/65R14 82T


Para que o mesmo seja localizado, você pode pesquisar por:

  • 175651482
  • 175 65 14 82
  • PN 175/65 14 82
  • 82T 17565 PN


Assim, o sistema passa a:

  • Permitir pesquisa por palavras independente da ordem;
  • Se pesquisar apenas por números, a pesquisa será feita ignorando todos os textos e levando em consideração apenas a ordem dos números;
  • Se pesquisar apenas por um número, a pesquisa será feita sobre os itens que iniciam com aquele número;



Atenção! Para pesquisar itens de natureza mercadoria que não controlam estoque é necessário marcar a opção [Exibir Todos]. Os itens de natureza serviço que não controlam estoque são pesquisados em ambas as opções.


Descrição da Aplicação nos Itens da Pesquisa


A partir da versão v4.559 a [R11 - Fast Checkup] passa a exibir a descrição da aplicação do item na listagem da pesquisa de forma resumida para facilitar na usabilidade e na escolha do item ideal para a venda, como demonstrado abaixo.


Para visualizar a descrição completa da aplicação, basta passar o mouse na informação resumida como demonstrado abaixo:


Atenção: Para visualizar detalhes da aplicação desta forma, deve ser preenchido o campo "Aplicação" na [R130 - Itens] na aba "Dados Básicos"

Coluna Aplicação na Consulta de Itens

 

A aplicação do item também pode ter sua visualização configurada para ser apresentada em uma coluna. habilitando a opção Exibe coluna [Aplicação] nas configurações da rotina [R427 - Consulta de Preços] (Para acessar as configurações da R427 é necessário que o usuário possua o direito [Configurações] da rotina R427).


Também é possível ativar a coluna [Aplicação] através do parâmetro [P1247 - Exibe coluna aplicação na consulta de itens?] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa]. 




Coluna Saldo de Estoque Total na Consulta de Itens


Para que a consulta de itens apresente a coluna [Estoque Total] é necessário habilitar a opção Exibe coluna [Estoque Total]

nas configurações da rotina [R427 - Consulta de Preços].


Com a coluna [Estoque Total] visível a ordenação dos itens apresentados, seguirá a ordem decrescente por saldo.


O valor apresentado é a soma do Saldo de Estoque de todas as lojas, dividido pelo Múltiplo de Estoque, cadastrado na [R181 - Embalagens de Venda].



Obrigatoriedade da Identificação do Cliente

Para que os preços dos itens sejam exibidos somente após o vendedor identificar corretamente o cliente, é necessário configurar o parâmetro por empresa [P804 - Tipo da Identificação do Cliente na Rotina de Vendas (R11)], veja:

Assim, basta selecionar a opção que melhor se adequa ao cenário e salvar.


Obrigatoriedade da Identificação do Veículo (placa)

Para que os preços dos itens sejam exibidos somente após o vendedor identificar corretamente o veículo (placa), é necessário configurar o parâmetro  por empresa [P807 - Tipo da Identificação da Placa do Veículo na Rotina de Vendas (R11)], veja:

Assim, basta selecionar a opção que melhor se adequa ao cenário e salvar.


Nota: Esta funcionalidade trabalha em conjunto com a funcionalidade de obrigatoriedade da identificação do cliente (descrita logo acima), então, os preços somente serão exibidos se ambas as condições estiverem cumpridas.

Painel de Itens em Oferta

Para que o vendedor não esqueça das ofertas, o sistema de vendas do MOVERE exibe por padrão um painel contendo 5 itens em oferta, ordenados pelo maior percentual para o menor. Assim, as melhores ofertas atualizadas serão sempre mostradas para o vendedor, veja:

Para adicionar um dos itens em oferta à cotação, basta clicar em "Adicionar", se deseja adicionar vários, clique várias vezes em "Adicionar" que a quantidade será incrementada.


Se um determinado item não possuir foto cadastrada na rotina R130 (Itens), será exibido por padrão a logo do MOVERE (pneu).


Para que o MOVERE não exiba mais este painel, é necessário ativar o parâmetro por empresa [P805 - Oculta o painel com as 5 melhores ofertas ativas na rotina de Vendas (R11)?]

 

Criação de Checklists

Para utilização do Checklist é necessário realizar a criação dos mesmos, para isso, acesse a rotina [R353 - Manutenção dos Checklists de Veículos]. Esta rotina permite que você crie os checklists da forma como desejar, personalizando os nomes dos passos (elementos) e tipos, afim de aproximar-se do checklist que já era executado manualmente na sua Auto Center. 


Nesta rotina você pode criar diversos checklists que serão utilizados em diversos cenários, exemplos:

  • Checklists de Suspensão;
  • Checklists de Suspensão + Freio;
  • Checklists de Motor, Geometria, etc;
  • Checklists específicos para carros específicos, ex: Suspensão HB20 com 40.000KM (será executado em carros HB20 com mais de 40.000KM.
  • Checklists específicos para KMs específicos, ex: Freios 35.000KM (será executado somente para carros com mais de 35.000KM).


Antes de cadastrar os checklists, é necessário cadastrar os Tipos de Checklists. Este cadastro deve ser feito através da rotina [R360 - Tipos de Checklists]. Nesta rotina você cadastrará os tipos específicos com os nomes que desejar, veja:

Neste exemplo, estamos cadastrando o tipo "Suspensão e Freio" dando-lhe o nome de "Amortecedores + Freios". Este nome será apresentado ao mecânico que estará executando o checklist vinculado à este tipo que foi criado. A personalização do nome é importante porque talvez você queira chamar de "Suspensão e Freios" ou como desejar.


Após cadastrar os tipos necessários, já é possível cadastrar os Checklists. Normalmente você os cadastrará da forma como sua Auto Center já faz em papel. Neste caso, bastará transcrever o formato que você já utiliza para o MOVERE através da rotina [R353 - Checklists de Veículos]. Veja um exemplo:

Os primeiros passos são identificar os dados básicos do checklist que está sendo criado, como o Nome, o Tipo (que já foi cadastrado previamente) e o KM Inicial. O KM Inicial determina com quantos KMs ou veículo precisa estar para que o checklist seja executado. Se você deixar o valor "0" neste campo, este checklist sempre será executado.


Agora que definimos os dados básicos do checklist, é necessário começar a cadastrar os "elementos", que são os passos que o mecânico deverá executar. Em outras palavras, os elementos são os componentes que o mecânico deverá verificar, exemplo: Em um checklist de suspensão e freios temos: Amortecedores; Bucha do eixo traseiro; Molas, Válvulas, etc.

No exemplo acima, estamos cadastrando o elemento "Bucha do Eixo Traseiro". Assim, definimos o Nome, a Família dos Itens que contém as Buchas, o Local de Revisão marcamos como Traseira e o Filtro definimos como Bucha.


Os campos Linha de Itens, Família de Itens, Grupo de Itens e Filtro (nome do item) são extremamente úteis para que, caso haja a necessidade de troca do componente, o MOVERE já irá sugerir os itens com base nestes filtros. No exemplo acima, caso o mecânico constate que é necessário trocar a Bucha, o MOVEREirá sugerir os itens da Família de Itens [101 - Buchas] onde o Nome dos Itens contenha a palavra "BUCHA". Isto também é combinado com o Tipo de Veículo que pode ser selecionado e com o Veículo também (aplicação), restringindo ainda mais os resultados que o vendedor/mecânico verão. Exemplo: Se neste checklist for definido o veículo HB20, somente seriam listadas as buchas que se apliquem ao HB20.


O campo Local de Revisão indica se o local em que o mecânico precisa revisar o elemento é na dianteira ou na traseira do veículo. Em sendo Motor por exemplo, você pode deixar ambos desmarcados.


Os campos Obs. se incluído e Obs. se ignorado são úteis quando você precisa que na Nota Fiscal saia alguma observação para quando o cliente se recusa a alinhar as rodas por exemplo. Ou até mesmo, para quando for realizada a troca das pastilhas de freio, é possível definir uma observação para "tomar cuidado nos primeiros 500KM". Estes são exemplos, utilize da forma que precisar com quais elementos precisar. Não há restrições.


Após definir os dados necessários para o elemento, basta incluir ele na grade através do botão "Inserir" e o checklist já pode ser salvo. Você poderá cadastrar quantos elementos precisar, conforme o seu processo inteiro vigente.


Para determinar que um checklist destina-se à um veículo ou tipo de veículo específico, utilize as abas [Modelos de Veículos] e [Tipos de Veículos] para realizar esta configuração. Assim, por exemplo, você poderá determinar que um checklist deverá ser executado somente para veículos do tipo "Passeio" ou que, o checklist somente deverá ser executados para veículos HB20.


Evitando o leilão entre lojas por parte do cliente

Para que um mesmo cliente receba os mesmos preços e condições ao ligar para várias lojas da mesma rede, o portal de vendas do MOVERE, ao informar a placa do veículo, busca as últimas cotações que estejam em aberto ou descartadas desta placa e exibe para o vendedor. Assim, se um cliente tentar cotar o mesmo produto em diversas lojas, os vendedores terão condições de saber o que foi prometido para o cliente em outras lojas podendo oferecer as mesmas condições para evitar divergências.


Este processo é muito simples, não necessitando nenhuma configuração. O funcionamento parte da identificação do cliente/veículo, onde, ao informar a placa, será exibida uma tela contendo as cotações do cliente, veja:


Para visualizar os detalhes da cotação, basta clicar em "Exibir", assim, será possível ver os itens cotados e as formas de pagamentos propostas para o cliente.