1 Introdução
Este documento de tem o objetivo de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao Relatório [R579 - Sugestão de Preços Pela NF Entrada ou Pedido de Compra].
1.1 - Escopo
O Relatório [R579 - Sugestão de Preços Pela NF Entrada ou Pedido de Compra] tem como objetivo sugerir um valor de venda, seja Produto ou Serviço, baseado em dados como Preço Unitário, Custo de Compra, Custo de Reposição, Preço Tabelado, utilizando Nota Fiscal de Entrada ou Pedidos de Compra como cálculos das sugestões.
2. Descrição
A rotina [R579 - Sugestão de Preços Pela NF Entrada ou Pedido de Compra] foi criada para oferecer o valor do Preço Sugerido do Item disponibilizado à venda.
Para fazer a consulta dos dados é necessário preencher os seguintes campos:
Para tanto, o relatório toma base os seguintes campos:
Nome do Item | Preço Unitário | Custo Compra | Custo Reposição | Preço Tabelado | Preço Sugerido | %Mlc | % Diferença
Mouse 28,20 31,79 31,79 55,00 54,04 70,00 1,75
Existe um outro cálculo relacionado a porcentagem que está sendo praticada de fato (Preço Tabelado) e o preço que é sugerido pelo relatório (Preço Sugerido).
Para isto, é feito o seguinte cálculo:
PercentualDiferenca = (((PrecoTabelado - PrecoSugerido) / PrecoTabelado) * 100)
Portanto: (((55,00 - 54,04) / 55,00) * 100) = 1,75
Desta forma, se consegue listar os principais itens que estão sendo movimentados no sistema através das Notas Fiscais de Entrada, bem como Pedidos de Compra e, com isso, verificar quais itens estão sendo vendidos com Valores Acima ou Abaixo do Preço Tabelado.
Trocando em miúdos, permite controlar o ROI (Retorno Sobre Investimento) de forma que a empresa permaneça saudável durante o crescimento.
Abaixo, segue exemplo do relatório impresso:
O relatório ainda detalha outros campos como: Nota, Estabelecimento, Código de Fabricação, Marca, Embalagem e Data da Última Compra.