Escopo

Esta base de conhecimento tem por objetivo orientar quanto a revisão cadastral em lote de clientes/fornecedores. É possível realizar a revisão cadastral de:

  • CNPJ na Receita Federal: onde o CNPJ é consultado na Receita, e dados como Nome, Nome Fantasia, Cidade e CEP são alterados no MOVERE conforme cadastro junto a Receita. 
  • Inscrição Estadual na SEFAZ: nesta revisão cadastral, o cliente/fornecedor é consultado na SEFAZ de seu estado, com o objetivo de eliminar divergências entre a IE cadastrada no MOVERE e a IE do cliente junto a SEFAZ. 


CNPJ na Receita Federal

Este procedimento por gerar custos, só poderá ser realizado pelo usuário (Administrador) sendo necessário entrar em contato com o suporte MOVERE, porém é possível acessar a rotina [R293 - Revisão Cadastral em Lote] e visualizar a quantidade de clientes/fornecedores que serão selecionados para atualização e o custo para realizar a operação.


O campo [Clientes não consultados desde] serve para definir a data de corte de clientes já consultados.

O resultado informa quantidade de clientes e valores.


Exemplo: se o cliente teve sua consulta realizada no dia 01/06/2017 e no filtro for informado a data de 01/01/2017 este cliente não será consultado novamente, já clientes não consultados e clientes que tiveram a consulta anterior a data de 01/01/2017 serão consultados.


Para consultar todos clientes basta informar a data atual.


Se selecionar a flag [Somente clientes nunca consultados na Receita Federal] o campo de data não será mais obrigatório.


Inscrição Estadual na SEFAZ

Para executar essa revisão, é necessário selecionar a opção [IE na SEFAZ], ainda é possível selecionar os seguintes filtros:

  • Clientes não consultados desde: tem por objetivo definir uma data de corte, por exemplo se mês passado houve uma revisão cadastral que atualizou os dados do cliente, provavelmente esse cliente não precisa ser revisado novamente em um período curto de tempo. Atenção: todos os clientes que NUNCA foram consultados na SEFAZ serão revisados independente da data informada. 
  • Somente clientes nunca consultados: com a opção marcada somente clientes que nunca foram consultados terão seu cadastro revisado. 
  • Somente clientes já consultados na Receita Federal: com a opção marcada somente clientes que já foram consultados na Receita terão seu cadastro consultado na SEFAZ. 



Ao realizar a consulta, se o cadastro foi localizado e possuir uma IE válida, o MOVERE irá atualizar a inscrição estadual do cadastro do cliente. 

Caso a consulta retornar mais de uma IE ou se o cliente estiver marcado como ISENTO no MOVERE, o sistema irá salvar a IE retornada pela SEFAZ, nas observações comerciais do cliente, podendo ser conferida do direito Conferência. 


Conferência

Para conferir os dados que foram alterados dos clientes, selecione a revisão e clique em conferência. 

O sistema irá exibir duas grades, uma com os clientes que tiveram seu cadastro alterado pela revisão cadastral e outra com os clientes que não foram possíveis de serem consultados. Na revisão cadastral de IE, há uma outra grade com os clientes que foram consultados e estão marcados como ISENTO no MOVERE ou que a consulta retornou mais de uma inscrição estadual. 

Nas grades há possibilidade de auditar os dados dos clientes, para conferir o que foi alterado.




Observações

  • Somente pessoas jurídicas são consultadas. 
  • Para a revisão cadastral de IE, é necessário que todos os estados estejam com a configuração válida, no web.config do MOVERE-NFe, está configuração é realizada pelo suporte da MOVERE, por favor entre em contato para que a configuração seja realizada.