Escopo

O processo de entradas de notas fiscais (R139) passa a contar com a possibilidade de realizar a contabilização dos itens agrupando por Conta Conta Contábil de Estoque e Portadores.


Parametrizações

Para ativar este processo, é necessário alterar o cadastro do Evento Contábil de contabilização de Notas Fiscais de Entrada. Neste evento contábil, é necessário alterar a Função Contábil de Crédito para Portador.
 

Nota: Este processo somente passa a vigorar se o parâmetro por empresa [P755 - Contabiliza Itens das Notas Fiscais de Entrada Separadamente?] estiver desativado, ou seja, a contabilização é feita agrupando pelas contas contábeis dos itens das notas fiscais (conforme função contábil configurada no evento).


Processo

Após realizadas as configurações necessárias, as operações de entradas de notas fiscais já passarão a realizar as contabilizações agrupando por portador dos títulos a pagar cadastrados na entrada das notas fiscais. Vamos à um exemplo de contabilização:

Para este exemplo, considere o cenário acima, onde temos dois itens na nota fiscal e três parcelas lançadas. (A diferença de valores se deve à retenção de impostos não destacadas nas parcelas deste exemplo). Neste cenário, o MOVERE irá agrupar os itens por Conta Contábil de Estoque e as parcelas serão agrupadas por Portador, com base nestes agrupamentos, serão feitos os lançamentos contábeis. O resultado esperado com base neste cenário é este:

Note que, para fazer os lançamentos agrupando por Contas Contábeis de Estoque e Portadores, foi feito um rateio de valores, gerando para este cenário 4 lançamentos contábeis onde foram debitadas as contas de estoque e creditadas as contas contábeis dos portadores. No MOVERE, através do DET da nota fiscal, é possível verificar o seguinte resultado:


Conta Contábil para contabilização de Entrada

A entrada de nota quando configurado para contabilizar por portador, passa a avaliar o campo [Conta Contábil para Operações de Entrada] para o lançamento da contabilização do título a pagar. Sendo contabilizado na conta conta contábil informada.



Obs.: Quando não informando nenhuma conta será utilizado a conta do campo [Conta Contábil para Operações de Saída].


As rotinas abaixo passam a realizar essa contabilização.

  • R247-Títulos a Pagar
  • R139-Notas Fiscais de Entrada
  • R322-Troca de Títulos a Pagar
  • R568-Geração de Títulos a Pagar



Valores que serão contabilizados

Quando há qualquer retenções o sistema passa contabilizar a nota pelo valor total, não descontando desse valor os valores das retenções.



Trazendo mais segurança para o seu processo de contabilização

Para evitar erros no momento do lançamento da nota fiscal de entrada, pode ser configurado o processo: