Introdução
Este documento tem por objetivo orientar sobre o processo de contabilização de troca de títulos a pagar utilizando uma conta contábil transitória.
Parametrizações
Para ativar este processo, é necessário alterar/configurar alguns parâmetros por empresa. Para obter maiores detalhes sobre a ativação do processo, acesse este link: Como contabilizar a troca de títulos a pagar utilizando uma conta transitória?
Processo
O processo consiste em dois passos, são eles:
- Contabilizar os títulos que foram trocados transferindo os valores das Contas Contábeis dos Portadores para uma Conta Contábil Transitória;
- Contabilizar os novos títulos transferindo os valores da Conta Contábil Transitória para as Contas Contábeis dos Portadores.
Evento Contábil Transitório
Para o funcionamento deste processo, é necessário ter um evento contábil transitório, para que se possa contabilizar os títulos a pagar que foram trocados. Este evento contábil será responsável por transferir os valores das Contas Contábeis dos Portadores para uma Conta Contábil Transitória. Tendo isto em mente, devemos configurar o evento contábil da seguinte forma:
- Nome: "TRANSITÓRIO TROCA TIT A PAGAR" ou outro nome conforme o desejado;
- Tipo Evento Contábil: Baixa de Títulos a Pagar;
- Histórico Contábil: 1 (REF.);
- Função Cont. Crédito: 4 (Portador);
- Contabiliza: Sim;
- Ativo: Sim;
Na seção de Contas Contábeis, você deve inserir a Conta Contábil Transitória que foi criada para este fim. Note que, neste passo, ela deve ser inserida com o tipo Débito.
Evento Contábil de Troca
Para o funcionamento deste processo, é necessário ter um evento contábil de troca, para que se possa contabilizar os títulos a pagar que foram gerados. Este evento contábil será responsável por transferir os valores da Conta Contábil Transitória para as Contas Contábeis dos Portadores. Tendo isto em mente, devemos configurar o evento contábil da seguinte forma:
- Nome: "GERAÇÃO TROCA DE TIT A PAGAR" ou outro nome conforme o desejado;
- Tipo Evento Contábil: Troca de Títulos a Pagar;
- Histórico Contábil: 1 (REF.);
- Função Cont. Débito: 4 (Portador);
- Contabiliza: Sim;
- Ativo: Sim;
Na seção de Contas Contábeis, você deve inserir a Conta Contábil Transitória que foi criada para este fim. Note que, neste passo, ela deve ser inserida com o tipo Crédito.
Resultados Esperados
Após realizar as configurações necessárias, ao realizar uma troca de títulos a pagar através da rotina [R322 - Troca de Títulos Pagar], é esperado que a contabilização tenha sido feita conforme o exemplo abaixo:
Caso necessite recontabilizar os títulos trocados, basta seguir a seguinte orientação: