Objetivo


O objetivo deste processo é permitir que títulos trocados e títulos lançados manualmente pelas rotinas [R247 - Títulos a Pagar], [R249 - Títulos a Receber], [R566 - Geração de Títulos a Receber] e [R568 - Geração de Títulos a Pagar] possam ser recontabilizados. 


Para realizar a recontabilização, basta acessar a rotina [R352 - Recontabilização das trocas e títulos lançados manualmente] informar o período em que os títulos foram gerados, e clicar em executar.



Títulos trocados


Para que o processo de recontabilização ocorra é necessário seguir as orientações abaixo:



Obs.: Os títulos serão contabilizados pela data de emissão do título da troca.


Parametrizações necessárias indispensáveis para a recontabilização:


Obs.: Os parâmetros devem ser configurados na R29-Parâmetros por Empresa.


  • [P769 - Evento contábil transitório para títulos a pagar a serem trocados através da R322] - Defina o evento contábil transitório para contabilizar a liquidação dos títulos trocados; e,
  • [P770 - Evento contábil transitório para títulos a pagar] - Defina o evento contábil para contabilizar os novos títulos a pagar.
  • [P766 - Evento contábil transitório para troca de títulos a receber]
  • [P768 - Evento contábil para títulos a receber gerados na troca de títulos]


Lembrando que independente do que for selecionado no campo Tipo do Título (sendo o "Pagar" ou o "Receber"), o sistema vai validar todos os parâmetros com relação aos dois títulos correspondentes.


Títulos lançados manualmente


Na recontabilização dos títulos lançados manualmente, o sistema irá contabilizar de acordo com a contabilização original, pegando o evento e a data do lançamento contábil realizado. 


Caso não haja contabilização original, o sistema irá pegar o evento contábil conforme o evento contábil para baixa que está salvo no título, e irá contabilizar pela data de emissão do título. Se mesmo assim não for possível localizar o evento contábil, o sistema irá utilizar o evento configurado no parâmetro [P806 - Evento contábil para recontabilização de títulos lançados manualmente], portanto o parâmetro deve estar obrigatoriamente configurado. 


Observações:

  • Títulos com mais de um lançamento contábil não serão recontabilizados e a transação será exibida na tela para conferência manual. 
  • Títulos cujo evento contábil está atualmente inativo não serão recontabilizados e a transação será exibida na tela para conferência manual. 
  • Títulos cujo evento contábil possui mais de uma conta de débito ou de crédito não serão recontabilizados. 


Títulos refinanciados


Em títulos refinanciados através da rotina [R743 - Refinanciamento de Títulos e Cheques] é normal que por conta de acréscimos financeiros, como juros e multas, os títulos gerados tenham um valor maior do que o saldo a receber dos títulos refinanciados. Essa diferença de valores é contabilizada utilizando o evento contábil [-83 - REFINANCIAMENTO DE TTULOS], recomenda-se que este evento trabalhe com contas de débito e crédito fixas, debitando a conta transitória utilizada na contabilização da troca e creditando uma conta de juros e multas conforme seu plano de contas. Lembre-se está configuração é realizada na rotina [R281 - Eventos Contábeis].


Observação: transações originadas pela rotina [R703 - Geração de Financiamentos] são ignoradas, ou seja não são recontabilizadas.