Escopo


A rotina [R427 - Consulta de Preços] permite agora que ao buscar um item, seja possível ver o estoque atual em outras lojas através da grade dos itens


Parâmetros


Para ativar a visualização de estoque em outras lojas, é necessário configurar o [R29] parâmetro por Empresa [P738 - Modelo de grade a ser utilizado na rotina R427] marcando-o como [Com estoque de todas as lojas]. Assim, a rotina exibir um modelo diferenciado de grade de listagem de itens.


Direitos Necessários


Para que seja possível definir quais lojas poderão ver os estoques de quais lojas, é necessário liberar o direito [Configurações] para os usuários que poderão realizar tais configurações.

Para fazer a liberação:

1) Acesse a rotina 696

2) Preencha o filtro Grupo de Usuários com o valor 1

3) Preencha o filtro Rotina com o valor 427

4) Serão carregados os direitos da rotina

5) Marcar o direito [Configurações]

6) Clicar no botão SALVAR


Relacionando as Lojas


Com o direito [Configurações] liberado, aparecerá uma nova aba na rotina 427, simbolizado por um ícone de engrenagens, veja:


Assim, basta clicar neste ícone para acessar o painel de configurações, veja:



Cada linha da grade, representa uma Loja, onde é possível definir o nome de exibição e as Lojas que serão exibidos os estoques para os usuários. Assim, dará para separar por escopos, como cidades ou estados por exemplo, selecionando as lojas pertinentes às regiões desejadas, também é possível a organização (caixa com o nome da loja) das lojas arrastando e soltando na posição que deseja, essa ordem será a exibida na grade principal.


É necessário o preenchimento da Qtd Parcelas, esse campo é responsável por definir em qual parcela será baseado a simulação de preço de acordo com a condição de pagamento.


É possível também definir se deseja apresentar a Medida e Modelo do pneu na grade principal, essas duas informações podem ser cadastradas nas rotinas [R295 - Medidas de Pneus] e [R296 - Modelos de Pneus], e vinculada ao item que deseja na rotina [R130 - Itens], aba Dados Complementares. Vale também ressaltar que essas duas colunas podem ser ativa/desativada através do parâmetro por empresa [P793 - Exibe a Coluna Medida de Pneu na Rotina 427?] e [P794 - Exibe a Coluna Modelo de Pneu na Rotina 427?].


Após todas as configurações desejadas feitas, é necessário clicar no botão [Salvar], para que seja persistida as configurações realizadas.


Grade de Itens


A grade de itens foi totalmente remodelada para uma experiência na consulta de preços. A nova grade conta com menos campos, tornando-a menos poluída. Esta nova grade também conta com um cabeçalho fixo e carregamento de itens sob demanda (rolagem infinita).


Assim que não houver mais registros para serem buscados na grade, será apresentado a mensagem (Não há mais itens para serem carregados utilizando os filtros informados), conforme exemplo abaixo.

O Movere apresenta na grade, abaixo do nome do item, a sua aplicação, caso a descrição da mesma seja muito extensa, ao passar o mouse sobre ela, apresentará a descrição completa. O cadastro da aplicação é realizado na rotina [R130 - Itens], na aba [Dados Básicos] no campo [Aplicação]. 



A aplicação do item também pode ter sua visualização configurada para ser apresentada em coluna, habilitando a opção "Exibe coluna [Aplicação]" presente na tela de configurações:



A grade de itens possui uma coluna "Estoque Total" onde exibe o saldo de estoque do item somando todos estabelecimentos e pode ser configurada  para visualização na tela de configurações da rotina habilitando a opção "Exibe Coluna [Estoque Total]". Quando a opção estiver habilitada a apresentação dos itens será ordenada pelo saldo "Estoque Total" de forma decrescente e alfabética de acordo com o termo utilizado na busca do item.



Colunas Exibidas na Grade


A nova grade de itens conta com as seguintes colunas:

  • Item: Código + Nome do Item;
  • Medida: Medida do Pneu (coluna opcional); 
  • Modelo: Modelo do Pneu (coluna opcional);
  • Embalagem: Embalagem do Item de Venda (coluna opcional)
  • Marca: Marca do Item + Código de Fabricação
  • Aplicação: Aplicação do item (coluna opcional)
  • Estoque Total: Estoque global do item considerando todos estabelecimentos (coluna opcional)
  • Preço: Preço Atual do Item e o Preço em Oferta (quando houver);
  • [Qtd Parcelas]X: Preço do Item quando utilizado uma condição de pagamento com a Qtd Parcelas definido na configuração.
  • Nome da Loja Filtrada: Loja utilizada na filtragem dos itens;
  • Lojas relacionadas: Todas as lojas relacionadas à loja filtrada; e,
  • IMG: Link para visualização dos anexos do item.

Obs: a quantidade de estoque do item exibido na grade, é a quantidade exibida no R300 dividido pelo múltiplo de estoque da embalagem de venda informado na rotina [R181 - Embalagens de Venda], levando em conta também se a embalagem permite ou não quantidade fracionada.


Cabeçalho Fixo


O cabeçalho da grade de itens passa a ser fixo, ou seja, mesmo que você role com o mouse para visualizar os itens que estão na base da grade, o cabeçalho continuará visível para facilitar a identificação dos dados exibidos.


Carregamento de Itens sob Demanda


Após a primeira filtragem, o carregamento de itens passa a ser sob demanda, assim, não é mais necessária a paginação (botões próximo e anterior). O funcionamento deste recurso é muito simples: Sempre que você rolar até o final da grade, a rotina irá carregar mais itens para serem exibidos. Você notará uma barra de progresso no final da grade sempre que a rotina estiver carregando mais itens para visualização, veja:


Demais funcionalidades


No item da grade principal é possível também a visualização de alguns detalhes, ao se passar o mouse sobre o item é apresentado algumas opções (Simular Preço, Custos do Item, Itens Similares, Itens Acessórios...), conforme exemplo abaixo:


Ao clicar em qualquer botão é apresentado um modal com o detalhe da informação desejada, conforme exemplo abaixo:


As funcionalidades não citadas aqui permanecem inalteradas e podem ser consultadas na base de conhecimento [453 - Consulta de Preços (Uma Loja)]


Funcionalidades referente tela de detalhas do item pode ser consultadas na base de conhecimento [Consulta de Preços] Detalhes e Auditar do item


Tipos de Filtros


Na rotina [R427 - Consulta de Preços] contêm os seguintes filtros opcionais:

  • Linha de Itens
  • Família de Itens
  • Grupo de Itens
  • Cód. Barras
  • Ref. Fornec.


Além desses filtros, o sistema permite consultar preços de itens conforme a atividade do cliente:

  • Nenhum: Nesta opção não é realizada nenhum tipo de calculo de acréscimo sobre o valor do item
  • Venda Para Consumidor Final com entrega em outro estado?: (Filtro pode variar conforme o parâmetro por empresa [P641 - Interpretação da EC 87/2015], para maiores informações consulte a base de conhecimento Como configurar a tributação de ICMS para venda interestadual para consumidor final (DIFAL)? )
  • Venda Para consumidor Contribuinte?: Será realizado o cálculo do ICMS ST para consumidor contribuinte, considerando que o cliente é substituto de ICMS e a venda é dentro do país. As alíquotas de ICMS serão de acordo com o estado desdito selecionado.



Tipo de preço padrão


A partir da versão 4.470 o sistema passa a carregar de forma automatica o tipo de preço padrão do usuário configurado na rotina R216 (parâmetros por usuário), por meio do parâmetro P870 - tipo de preço padrãoCaso o usuário não possua um tipo de preço padrão configurado, o tipo de preço será definido como 1 - Varejo.  




Quantidade de Parcelas Padrão



Na rotina [R427 - Consulta de Preços] é exibida uma coluna com o preço sugerido para um número padrão de parcelas, a configuração pode ser feita por meio do painel de Configurações, na aba Configuração das Condições de Pagamento




Para realizar a configuração é muito simples, basta informar os campos:

  • Ordem para Exibição: Refere-se a ordem que será exibido na grade da [R427 - Consulta de Preços].

  • Cond. Pagto : Condição de Pagamento que o sistema irá realizar o cálculo do preço.

  • Nome de Exibição: Refere-se ao nome personalizado que será exibido na grade, veja na imagem abaixo o resultado.

  • Qtd. Parcelas: Ao informar o campo Cond. Pagto, o sistema irá sugerir automaticamente a quantidade máxima, com base nas configurações da [R129 - Condições de Pagamento de Venda]. Caso o campo Qtd. Parcelas seja informado 0 ou não Informado, o sistema irá preencher com a quantidade PADRÃO definido na [R129 - Condições de Pagamento de Venda]
  • Exibe Parcelas?: Ao selecionar a opção Exibe Parcelas?, a coluna referente a condição de pagamento na consulta de preço irá demonstrar o valor da parcela com base no preço de venda do item. 





Exclusivamente para os clientes que utilizam o parâmetro [P77 - Utiliza tipo de preço na venda?], é possível definir uma quantidade diferenciada de parcelas por tipo de preço, através da rotina [R129 - Condições de Pagamento]:



A ordem de prioridade ficará:

  1. Quantidade Informada na Configuração das Condições de Pagamento;
  2. Quantidade Padrão da Condição de Pagamento;
  3. Quantidade Máxima da Condição de Pagamento;
  4. Quantidade Parcela da Condição de Pagamento



Uma vez configurado, a imagem abaixo é o resultado da grade da [R427 - Consulta de Preços] e de como é apresentado as informações.




Todas as informações da configuração das condições de pagamento, estão salvas no parâmetro por empresa P949 - Condições de pagamento para exibição na grade R427 (MultiLojas).



Exibindo o Preço de Duas Tabelas de Preços ao Mesmo Tempo

É possível configurar a grade para que, ao invés de mostrar o preço da tabela consultada e o preço de acordo com a forma de pagamento configurada, sejam exibidos dois preços de tabelas de preços distintas.


A configuração deve ser feita no painel de configurações da R427, veja:

Após marcar o campo indicado acima e informar as duas tabelas de preços desejadas, recarregue a aba da R427, então, ao buscar itens, o resultado será este na grade:

Repare que agora são mostrados os preços das tabelas configuradas anteriormente. Note também que há uma oferta par ao item de código 185 na tabela de preço "Promoção de Natal", assim, a oferta é exibida separadamente para cada tabela de preço configurada.


Os cálculos de acréscimos (por tipo de preço), descontos, impostos (conforme filtros) são feitos separadamente para ambas as tabelas de preços.


A simulação de preço (botão Simular) é feita com base no preço da Tabela de Preços informada nos filtros antes da filtragem.


Consultando as Últimas Vendas de um Item

A rotina permite que você consulte as vendas e exibe algumas informações destas vendas para um determinado item. Para isto, basta liberar o direito [Visualizar Últimas Vendas] e então, ao consultar os itens, será exibido um botão para consulta das últimas vendas, veja:

Ao clicar neste botão, será exibida a seguinte tela:

Você pode alterar os filtros para buscar períodos e cliente.


Para que uma venda seja considerada, os seguintes requisitos precisam ser atendidos:

  • O usuário possui acesso à loja da venda;
  • A venda não está cancelada;
  • O tipo da venda é Venda, Venda Futura e/ou Entrega de Venda Futura;
  • A venda foi emitida dentro do período informado nos filtros.
  • O filtro "Cliente" não é obrigatório.

Ocultar Preço de Venda dos Itens na Consulta de Preço

A rotina também permite que você oculte os preços dos itens por grupo de usuário através do parâmetro [P1184 - Ocultar Preço de Venda dos Itens na Consulta de Preço]:


Sendo assim quando pesquisado um item e visualizado seu preço fica registrado a consulta ao preço do item.


Após clicar no ícone de visualização ficara visível o preço do item e sera registrado a consulta do preço.


Obs.: Quando habilitado o parâmetro, as opções de "Simular Preço" e "Custo do Item" ficaram disponíveis apenas quando visualizado algum preço.


Através da rotina [R1175 - Consulta de Item] e possível imprimir um relatório que fica possível visualizar os itens que foram pesquisados. Para mais informações clique aqui.


Tabela de Preço Permitida por Vendedor

A rotina contem a validação de quais tabelas de preço podem ser visualizadas por vendedor para mais detalhes clique aqui.