1. Escopo

Este documento visa demonstrar os passos necessários ser realizados para efetuar uma venda triangulada no sistema.


2. Descrição

Esta operação não se trata da venda triangular aonde o vendedor envolve a fabricante e por sua vez fabrica o produto e envia diretamente ao seu cliente, mas sim a operação aonde você envolve o teu fornecedor que lhe apoia participando da tua venda para um cliente específico aonde você concede um desconto específico para teu cliente e você por sua vez gera contas a receber do teu fornecedor sobre o percentual triangulado. Essa operação é comum em vendas de pneus cujo fornecedor seja PIRELLI.


3. Configurações

Acessar a rotina 33 - [Parâmetros por Estabelecimento] e configurar os parâmetros:

166 - Portador p/ contas a receber fornec. triangulação
 167 - Fornecedor Padrão para Venda Triangulada


Acessar a rotina 216 - [Parâmetros por Usuários] e configurar o parâmetro:

165 - % Máximo Permitido na Triangulação de Vendas


Acessar a rotina 117 - [Entradas/Saídas] e marcando a opção Gera venda triangulada?


Acessar a rotina 696 - [Liberação por Grupo de Usuários] e conceder o direito a Gerar Venda Triangulada


Acessar o cadastro do cliente através da rotina 43 - [Clientes] e na aba Comerciais/Financeiros marcar que permite realizar venda triangulada para o cliente.

cadastrocliente.png


4. Utilização na [R419 - Vendas no Varejo]

Para informar um identificador na [419 - Vendas no Varejo], basta marcar a opção de "Triangulação?" na sessão de Dados Básicos, conforme pode ser visto na figura.


Será exibido um painel onde pode-se selecionar o identificador da triangulação previamente cadastrado, em seguida o botão "Enter - Confirmar".


 

Ao confirmar o item selecionado, o campo Fornecedor será preenchido automaticamente de acordo com o vínculo cadastrado na [R1141 - Identificação de Crédito de Fornecedor] conforme pode ser visto na figura abaixo.



Na tela de inserção de itens, ao informar o item defina qual o percentual de triangulação incidida sobre a venda conforme acordado com o fornecedor:

perctriangulacaoitem.png


Insira o item normalmente e prossiga com os demais itens e fechamento da venda.

Atenção! O percentual de triangulação é por item de acordo com o que foi acordado com o teu fornecedor, logo se todos os itens da venda houver triangulação, para cada um deverá ser definido o percentual acordado.


O sistema irá calcular o valor da triangulação sobre o custo de compra do item e irá gerar uma parcela de número zero contendo o valor total triangulado da venda.


5. Relatório para conferência.

Para conferência das vendas trianguladas pode ser utilizado:

  • R409 ? Performance de Venda marcando a opção Triangulação que possui as opções Todos, Somente Trianguladas e Exceto Trianguladas.
  • R963 ? Relatório de Vendas Trianguladas. Este relatório é específico para conferencia trianguladas demonstrando inclusive valores de SELL Out e SELL Inn utilizados pela PIRELLI.
  • Para se obter um relatório mais detalhado com o tipo de crédito concedido na venda basta acessar a rotina [R29 - Parâmetro por Empresa] e ativar o parâmetro 990 - Identificação de crédito do fornecedor na [R419 - Vendas no Varejo] para venda triangulada, conforme imagem abaixo:



6. Cadastrar um identificador de crédito


Para informar um identificador na [419 - Vendas no Varejo] é preciso primeiro realizar o cadastro do identificador bem como seu vinculo com os dados do fornecedor, estes são realizados na rotina [R1141 - Identificação de Crédito de Fornecedor] através do direito Novo conforme exemplo na figura abaixo.


Em seguida preencher os dados do identificador e selecionar um fornecedor e os dias para ressarcimento do valor do crédito, e então acessar o direito Salvar. Conforme exemplo abaixo.



7. Relatório para Conferência com parâmetro ativado


Após ativar o parâmetro na rotina [R29 - Parâmetro por Empresa], parâmetro 990 - Identificação de crédito do fornecedor na [R419 - Vendas no Varejo] para venda triangulada, acesse a rotina [R963 - Vendas Trianguladas]

e marcando a opção Sell-Out/Sell-Inn:



Clicar em Executar, e então terá o relatório agrupado por identificador do crédito e com o totalizador por identificador ao final, conforme imagem: