O que é o Acelerador de Vendas?

O Acelerador de Vendas é uma ferramenta utilizada por vendedores para trazer os clientes novamente para as lojas, gerando assim, novas vendas com a fidelização de clientes. O Acelerador de Vendas atua sobre as vendas realizadas no passado, calculando o tempo certo de troca de itens dos automóveis ou serviços, garantindo assim uma manutenção preventiva eficaz dos veículos dos clientes.


Quem deve utilizar o Acelerador de Vendas?

O Acelerador de Vendas pode ser utilizado pelos vendedores, normalmente os vendedores que fizeram as vendas no passado para criar um vínculo com os clientes, facilitando o contato.

Setor de fidelização de clientes, normalmente um grupo de pessoas responsável por manter o contato com cliente, oferecendo um item comprado anteriormente que está próximo de troca. ex. A troca de óleo de um veículo, em que pelos cálculos do sistema ou o veículo já atingiu a quilometragem do óleo ou já passaram os meses de validade do mesmo.


Como funciona o Acelerador de Vendas?

O Acelerador de Vendas atua gerando tarefas semanalmente para os vendedores. Estas tarefas tem por finalidade contatar os clientes e registrar a intenção e motivos dos clientes.


São Gerados três tipos de tarefas.


  • Tarefas de vendas
  • Tarefas de etiqueta de troca de óleo
  • Tarefas de aniversário.


Como essas tarefas são geradas?

  • Tarefas de vendas: são geradas a partir das vendas realizadas, desde que o item vendido esteja configurado na R130 com os campos de meses para contato ou quilômetros para contato.  
    • Obs: Toda tarefa de venda está "amarrada" ao vendedor da respectiva venda, ou seja, se um vendedor não possui vendas consequentemente ele não terá tarefas vinculadas à ele no Acelerador de Vendas.
  • Tarefas de etiqueta de troca de óleo: são geradas desde que haja um orçamento com veículo informado e independente do status do orçamento, em que tenha sido informado os dados da etiqueta de troca de óleo.
  • Tarefas de aniversário: são gerados como base no campo de data de nascimento informado no cadastro do cliente.
  • Tarefas de Produtos Excluídos das Ordens de Serviços: Sempre que um vendedor excluir um produto proveniente do Checkup do veículo, será gerada uma tarefa para contatar o cliente para buscar recuperar a venda que até então foi perdida. Estas tarefas, quando estiverem disponíveis no painel, devem ser executadas o mais rápido possível, antes que o cliente compre a peça ou serviço em algum concorrente.

Como eu acesso o Acelerador de Vendas?

Para acessar o Acelerador de Vendas, basta clicar no ícone do acelerador através do MOVERE, veja como é fácil:

comoAcessar.jpg


O Painel dos Vendedores do Acelerador de Vendas

O Painel dos Vendedores do Acelerador de Vendas é dividido em três áreas, são elas:

  • Contatos Pendentes: Nesta região são mostradas as tarefas (ou contatos pendentes) para o dia atual (incluí-se também tarefas atrasadas), e a ordenação de apresentação das tarefas, é pela data em que a tarefa deve ser executada (decrescente);
  • Dados do Cliente: Nesta região são mostrados os dados do cliente que deverá ser contatado. Também são exibidos os dados do veículo do cliente à qual as vendas estão relacionadas.
  • Produtos que o cliente comprou: Nesta região são exibidos os produtos/serviços que devem ser substituídos por ter ultrapassado o prazo de validade em meses ou quilometragem (KM Médio/Mês);
  • Troca de óleo caso as tarefas : Nesta região são exibidos os dados da etiqueta de troca de óleo do cliente.
  • Histórico: Nesta região são exibidos os históricos da tarefas.
  • Observações Comerciais: Nesta região é exido a informações comerciais cadastradas no MOVERE.

Acelerador-painelDoVendedor.PNG


Como se conclui uma tarefa?

Para finalizar uma tarefa, há dois casos possíveis. No primeiro, o contato foi realizado e o cliente afirmou que retornará para substituir/refazer o produto/serviço. No segundo caso, o cliente não irá retornar, assim, será necessário informar o motivo pela qual o cliente não retornará.


Tais ações são executadas de forma muito simples e rápida através dos botões O cliente vai comprar e O cliente não vai comprar. Ao clicar em O cliente vai comprar, a tarefa será concluída e sairá da lista de contatos pendentes. Ao clicar em O cliente não vai comprar, será solicitado um motivo, e, ao informar o motivo, a tarefa será concluída e sairá da lista de contatos pendentes.


Como eu reagendo uma tarefa?

Nos cenários onde não foi possível contatar o cliente em um determinado momento, ou o cliente solicitou que retornasse a ligação mais tarde ou em outro dia, é possível re-agendar a tarefa para a data/hora desejada.


O reagendamento de tarefas pode ser feito através do botão Reagendar tarefa. Ao clicar neste botão, serão apresentadas algumas opções padrões e uma opção para personalizar a data/hora (informar manualmente). Veja:

opcoesDeReagendamento.jpg


Ao clicar em Personalizado, será apresentado um calendário para que seja escolhida a data/hora, veja:

calendarioParaReagendamento.jpg


Quantas tarefas o Acelerador de Vendas mostrará por padrão?

Por padrão, o Acelerador de Vendas exibirá até 50 tarefas de cada tipo (troca de óleo, produtos vendidos, etc) que estejam pendentes. Assim que você as concluir, atualize a página para que novas tarefas sejam carregadas e exibidas.


Utilizando o Relatório Operacional

Este relatório exibirá todas as tarefas relacionadas aos filtros aplicados na tela, levando também em consideração as configurações realizadas no Painel de Configuração do Acelerador de Vendas.


Filtros Disponíveis:

  • Data das Tarefas
  • Loja
  • Usuário
  • Tipo de Tarefa
  • Formato

Abaixo o relatório extraído à partir do filtro aplicado:


No relatório trará todos os usuários pertencentes a configuração realizada no Configurador do Acelerador de Vendas na aba Usuários, por exemplo, se o usuário X tiver configurado que tenha acesso a Loja Centro e o usuário Y tenha acesso a Loja Centro, irá ser apresentado no relatório as tarefas desses dois usuários, não apenas do usuário que está fazendo a extração do relatório. Então as tags das Lojas influenciam na apresentação do relatório.


A ordenação padrão do relatório é por Data/Hora das Tarefas (ascendente).


Tarefas de Produtos Excluídos das Ordens de Serviços: Configuração e Utilização

A configuração desta funcionalidade é bem simples, bastando ajustar um parâmetro por empresa para determinar o prazo para contatar o cliente que rejeitou alguma peça ou serviço. Assim, entre na rotina de parâmetros por empresa (R29) e realize a configuração do parâmetro [P0823 - Prazo para contatar o cliente sobre Produtos ou Serviços removidos das Ordens de Serviços] definindo se o contato deverá ser feito imediatamente ou com prazo definido pelo vendedor que está excluindo os itens.


Entenda a definição de prazo para contato:

  • Imediatamente: Será gerada uma tarefa no Acelerador de Vendas com data/hora "agora" para que já surja nos painéis dos usuários responsáveis por contatarem os clientes.
  • Definido pelo Vendedor: O vendedor escolhe um prazo entre 1 e 4 meses para a tarefa que será gerada. Assim, se ele escolher "4 meses" por exemplo, a tarefa será gerada hoje com data/hora de execução para 4 meses à frente.

Detalhes das tarefas geradas

Este é um exemplo de tarefa do tipo "Produtos Excluídos". Nesse tipo de tarefa, nos produtos listados, será possível verificar o motivo pelo qual o mesmo foi excluído. Se o produto não tiver preços e quantidades definidos é porque ele foi excluído antes mesmo de ser substituído na Ordem de Serviço quando venho do Checkup.



Observação
  • A empresa que utiliza o acelerador de vendas é obrigatório preencher a etiqueta de óleo.
  • Não serão geradas tarefas para vendas realizadas utilizando o cliente padrão configurado no parâmetro por empresa ou estabelecimento [P63 -Código de Cliente Consumidor Padrão na Venda ]


Recomendações:

Desativar o parametro [P958] Base de Conhecimento.

Configurar itens que é obrigatório preencher a etiqueta de óleo Base de Conhecimento.