Escopo


Esta base de conhecimento visa orientar quanto ao processo de Bloqueio de venda de itens com preço abaixo do mínimo configurado.

Que consiste em não permitir a inclusão de um determinado item na venda, quando o preço de venda do item não atingiu a margem de lucro do configurada no item.

Configurações

Para ativar o processo de Bloqueio de venda de itens com preço abaixo do mínimo configurado, é necessário ativar o parâmetro por empresa
[690 - Bloqueia venda de itens com o preço de abaixo do mínimo?].

Validação

Se o parâmetro citado acima estiver ativo, ao tentar inserir um item ou fechar a venda, os itens passarão por uma avaliação de preço mínimo.
Esta avaliação é feita utilizando a seguinte regra de cálculo para determinar o preço mínimo de venda dos itens:
Custo de Reposição * (1+(% Margem de Lucro Mínima / 100))

A Margem de Lucro Mínima pode ser configurada através do campo [% Margem Mínima] da rotina [R130 - Itens], conforme exemplo abaixo:
R130Configuracao.png

Caso o item esteja com um preço menor que o mínimo permitido, não será possível inseri-lo na grade ou fechar a venda. Neste caso, será exibida a seguinte mensagem orientativa:
R419MensagemOrientativa.png

Bloqueio do custo pela margem mínima

Ao ativar o parâmetro por empresa [690 - Bloqueia venda de itens com o preço de abaixo do mínimo?] a validação de bloqueio de custos pela margem mínima (configurável através do parâmetro por estabelecimento [539 - Utiliza bloqueio do custo pela margem mínima?] passa a não mais acontecer. Pois, a validação por preço de venda abaixo do mínimo ocorre antes e bloqueia o processo de inserção de itens/fechamento da venda.