Escopo

Este documento visa demonstrar como realizar as configurações necessárias para a exportação dos arquivos de integração RQG.

Configuração

Neste processo de exportação é utilizada a estrutura de perguntas/respostas (campos personalizados) por etapa de produção. Para realizar as configurações necessárias serão utilizadas as rotinas [989 - Manutenção de Campos do Processo de Produção] e [990 - Manutenção de Valores dos Campos de Produção].

Também é necessário informar, nos cadastros do Cbanet, os códigos de Marcas, Medidas, Modelos e Itens da Vipal.

Rotina 989 - Manutenção de Campos do Processo de Produção

Nesta rotina é necessário cadastrar um campo (pergunta), onde serão atreladas as alterativas que serão utilizadas na exportação dos arquivos.

O campo cadastrado nesta rotina deverá ser do tipo Alteranativa, onde as alternativas são cadastradas na rotina [990 - Manutenção de Valores dos Campos de Produção].

Para realizar o cadastro, acesse a rotina e clique em Novo. Em seguida, preencha os dados do campo, informando os dados conforme exemplo abaixo:
novoCampo.png
Nota: O nome do campo a ser criado é de livre escolha. É necessário que o campo seja configurado como "alternativa", através dos campos "Tipo" e "Alternativas por Etapa", conforme exemplo acima.

Após criar o campo personalizado (pergunta), é necessário configurar as alernativas através da rotina [990 - Manutenção de Valores dos Campos de Produção].

Rotina 990 - Manutenção de Valores dos Campos de Produção

Nesta rotina é necessário cadastrar três alternativas, conforme orientações da Vipal. São elas: "R1", "R2" e "R3". Veja abaixo um exemplo de como criar uma alternativa.

Para realizar um cadastro de uma alternativa válida para este processo, acesse a rotina 990 - Manutenção de Valores dos Campos de Produção e clique em Novo. Em seguida, preencha os campos conforme exemplo abaixo:
alternativa.png
Com excessão do nome, que deve conter a sigla conforme orientação acima, os demais campos podem ser configurados conforme as necessidades e pretenções da empresa.

Nota: É necessário que as alternativas tenham em seu nome as sigras "R1", "R2" ou "R3" (com o "R" em maiúsculo) para que as ordens de produções sejam elegíveis para participar do processo.

Modelos, Marcas e Medidas

Para realizar corretamente exportação, ou seja, com os códigos que a Vipal compreenda, é necessário informar os códigos da Vipal no Cbanet. Desta forma, nas rotinas [988 - Manutenção de Medidas de Produção], [686 - Manutenção de Marcas de Captação] e [687 - Manutenção de Modelos de Captação], os cadastros devem ser atualizados informando quais os códigos pertinentes.

Desta forma, o Cbanet saberá para cada modelo, marca ou medida, o código da Vipal. Veja um exemplo de configuração:
cadastroModelo.png
Conforme exemplo acima, temos a modelo de captação "FR85" que no Cbanet é cadastrado com o código 1, porém, este mesmo modelo na Vipal é cadastrado com o código 229. Desta forma, preenchemos o campo [Cód. Modelo na Vipal] com o valor 229. O procedimento é idêntico para marcas e medidas.

Produtos da Vipal vs Produtos do Cbanet

Da mesma forma como ocorre com modelos, marcas e medidas, é necessário configurar os itens que serão exportados para a Vipal. Assim, é necessário informar o código de fabricação conforme o código da Vipal, veja exemplo:
cadastroItens.png
Conforme exemplo acima, temos o item "BANDA PRE VDA 250" que no Cbanet é cadastrado com o código 21391, porém, este mesmo item na Vipal é cadastrado com o código 440315. Desta forma, preenchemos o campo [Cód Fabricação] com o valor 440315.

Rotina 219 - Manutenção de Marcas

Para esta integração, serão considerados somente os itens na qual a marca do item esteja com o campo [Participa Integração Vipal/RQG] devidamente marcado. Desta forma, é necessário realizar a atualização do cadastro das marcas de itens que participarão da integração, conforme exemplo abaixo:
cadastroMarcasDeItens.png
No exemplo acima, indicamos que a marca Vipal e todos os seus itens participam da integração Vipal/RQG.

Processo

O processo de exportação de arquivos RQG consiste em realizar as configurações necessárias (de campos e alternativas), fazer com que em ordens de produções pertinentes o campo criado seja respondido (selecionada ou informada a alternativa desejada), e em seguida, realizar a exportação dos arquivos através da rotina 160 - Integração Vipal RQG.

Rotina 160 - Integração Vipal RQG

Esta rotina é responsável por gerar os arquivos RQG. Nela, é necessário informar três filtros básicos, são eles: Estabelecimento, Data Inicial e Data Final (conforme exemplo abaixo).
rotina160.png
Nota: Os campos Data Inicial e Data Final serão utilizados para filtrar a data de emissão das notas fiscais de faturamento de ordens de produção.

Após informar os filtros conforme exemplo acima, clique em Executar. Assim, a rotina irá gerar dois arquivos (Clientes.txt e Planilha.txt), tais arquivos serão compactados e lhe será entregue um arquivo ZIP. Este arquivo deverá ser importado no software da Vipal, conforme orientações da própria Vipal.

É importante ressaltar que, somente Ordens de Produções que tiveram as alternativas informadas é que participarão da exportação, demais ordens de produções não participarão.

Sistema de Importação da Vipal (RQG)

Caso a empresa já utilizava o software de Vipal de forma manual, ou seja, realizando os cadastros de forma manual (cadastro de clientes), é necessário fazer um "reset", deixando-o somente com os pré-cadastros (modelos, marcas, produtos, etc). Isto é necessário porque os códigos de Clientes do Cbanet são diferentes dos códigos gerados pelo sistema da Vipal (quando realizado manualmente), assim, para que a integração seja automatizada, é necessário que não haja quaisquer clientes cadastrados no RQG.

Para realizar o "reset" do sistema da Vipal (RQG) é necessário entrar em contato com o técnico da Vipal e solicitar a restauração do estado inicial do sistema, para que assim, sejam realizadas as importações através dos arquivos gerados pelo Cbanet.