Escopo

Este documento visa demonstrar como solicitar auditoria sobre os documentos emitidos para que seja verificado automaticamente os anexos inclusos nos documentos.


Objetivo

Este processo tem por objetivo permitir realizar auditoria sobre os anexos inclusos nas emissões de documentos, ou seja, somente documentos de emissão própria passará por este processo. Documentos de terceiros não estão contemplado.


Configuração

Para ativar o processo será necessário definir quais entradas / saídas utilizadas para emissões de documentos participarão deste processo.

Localize na rotina R117-Manutenção de Entradas/Saídas as operações que deseja monitorar. Basta clicar em alterar e marcar o campo Utiliza Auditoria de Documentos Emitidos e finalmente clicar em salvar.


Configure também o parâmetro por empresa 527-Utiliza o Processo de Auditoria de Documentos?.


ATENÇÃO: Somente serão considerados na auditoria, documentos emitidos após a ativação do parâmetro.


Processo

As notas emitidas posterior a configuração realizada conforme item anterior, serão registradas também na rotina 1062-Manutenção de Auditoria de Documentos.


Ao acessar esta rotina, informe o estabelecimento, a data de emissão inicial e então clique em Filtrar para carregar as notas fiscais.


Note que para cada nota fiscal será apresentado as três últimas colunas Status, IMG e Auditoria.

  • Status identifica o status da avaliação podendo ser Não Auditado, Auditado ou Com Pendêntcias
  • IMG permite visualizar as imagens e anexos realizados na nota fiscal
  • Autitoria possui as opções: Autitado / Relatar Pendência que permitem alterar os status da auditoria conforme a opção escolhida.


Marcar nota como auditado

Para marcar uma nota fiscal como Auditado, basta clicar no link Auditado. O sistema irá apresentar uma tela para que possa ser colocado observações e então salvar.

Neste caso não é obrigatório preencher o campo observações. Preencha somente se achar que seja relavante destacar alguma informação


Ao salvar, o sistema automaticamente irá trocar o status para Auditado e irá retirar a nota fiscal da fila de auditoria.


Marcar nota com status Com Pendencias

Para marcar uma nota fiscal com status Com Pendencias, basta clicar no link Relatar Pendências. O sistema irá apresentar uma tela para que ser colocado obrigatóriamente observações e então salvar.

Ao salvar, o sistema automaticamente irá trocar o status para Com Pendências.

A nota fiscal irá permanecer na fila de auditoria até que seja marcado a opção de Auditado.


Conferência

Para conferir todas as notas que já foram ou não auditadas, basta acessar o relatório R1063-Relatório de Acompanhamento de Auditorias de Documentos.

Este relatório contém opções para filtro de:

Estabelecimento (obrigatório)

Série

Data Inicial e Final (filtra por data de emissão da nota fiscal)

Status podendo ser: Todos, Não Auditados, Com �Pendências e Auditados

Por fim a opção para exibir as observações que possam ter sido colocados através da auditoria realizada na rotina R1062.


R1062 - Auditoria de Documentos

Utilizada para a realização da auditoria de documentos e, posteriormente, encaminhar para a emissão na R1063 - Acompanhamento de Auditorias de Documentos.

A exibição dos itens na grade da R1062 é realizada após a inserção dos filtros escolhidos pelo usuário, e clicar no botão "Filtrar". 


Filtros:

  • Por Estabelecimento (obrigatório): seleciona-se o código do estabelecimento de onde serão auditados os itens exibidos na grade;
  • Por Data de Emissão (opcional): serão exibidos apenas itens que estiverem de acordo com a data inserida de início, até a data inserida de fim. Caso não sejam preenchidos os campos, a grade exibirá todos os itens desde a data inicial da base;
  • Por Status (opcional): contém as opções "Com Pendência", "Todos" e "Não Auditado";
  • Por Cliente / Forncedor (opcional): campo que aceita multivalores para a realização da filtragem, e consequênte exibição dos itens de acordo com o valor/os valores inserido(s) no filtro;
  • Por Série (opcional): filtro de campo de valor único, e exibe na grade o valor relacionado ao filtro inserido;
  • Por Portador (opcional): filtro de campo de valor único, e exibe na grade o valor relacionado ao filtro inserido;
  • Por Grupo Portador (opcional): filtro de campo de valor único, e exibe na grade o valor relacionado ao filtro inserido; 
  • Por Entrada/Saída (opcional): filtro de campo de valor único, e exibe na grade o valor relacionado ao filtro inserido; 
  • Por Vendedor (opcional): campo que aceita multivalores para a realização da filtragem, e consequênte exibição dos itens de acordo com o valor/os valores inserido(s) no filtro; 
  • Por Tabela de Preço (opcional): campo que aceita multivalores para a realização da filtragem, e consequênte exibição dos itens de acordo com o valor/os valores inserido(s) no filtro;