Escopo
Esta documentação irá demonstrar como informar dados de uma nota fiscal de origem que não esteja cadastrada no sistema para referenciar no XML em um processo de devolução.Processo
Ao informar uma entrada/saída do tipo devolução de compra ou de venda, o sistema habilita a opção F11-Nota Fiscal de Origem. A partir de agora, ao clicar neste botão será exibido um alerta perguntando se a nota fiscal está cadastrada no sistema conforme imagem abaixo:Clique em não.
Veja que agora o sistema exibirá uma nova tela para que seja possível informar os dados da nota fiscal de origem conforme imagem abaixo:
Se a nota fiscal de origem for uma nota fiscal eletrônica, basta deixar marcado o campo [Nota Fiscal Eletrônica] e preencher o campo [Chave de Acesso]. Clique em confirmar e continue com o preenchimento do orçamento normalmente.
Atenção!
Para confirmar uma referência de nota fiscal eletrônica, o campo Chave de Acesso será de preenchimento obrigatório e deverá conter os 44 dígitos da nota fiscal eletrônica.
Ao gerar a nota fiscal pode ser observado que o XML irá conter a referência da chave de acesso de origem informada conforme layout estabelecido pela SEFAZ. A imagem abaixo demonstra como exemplo o preenchimento do XML.
Se a nota fiscal de origem for uma nota formulário, marque a opção [Outros].
Preencha todos os campos e clique em Confirmar.
Atenção!
Para confirmar uma referência de nota fiscal formulário, todos os campos habilitados devem ser preenchidos.
Ao gerar a nota fiscal pode ser observado que o XML irá conter a referência da nota fiscal de origem informada conforme layout estabelecido pela SEFAZ. A imagem abaixo demonstra como exemplo o preenchimento do XML.