• Número da Rotina: 419


SistemaMóduloVendasVarejo



Descrição

Sistema integrado para administração das notas fiscais de saída, de forma direta ou por orçamentos de venda.



Objetivos

Faturamentos de Orçamentos e Notas Fiscais (NFE) e Cupons Fiscais, com integração nos sistema do CBANET na parte : Contábil, Gerencial, Financeira e Estoque, Comissões e Analises de Vendas.



Perguntas Frequentes

1-Como conceder desconto por cliente automaticamente?


Informar o percentual de desconto no cadastro do cliente (Manutenção Clientes - R43).


2-Como fazer uma devolução parcial de uma Requisição de Venda?


Devoluções de vendas somente serão feitas através de documentos fiscais, ou seja, somente será feita devolução através do numero de uma NOTA FISCAL. Neste caso, terá que efetuar o cancelamento da Requisição de Venda, a partir na rotina 419, selecionando o status [Req a Faturar], clique na requisição e posteriormente no botão CANCELAR. Feito isso, lance uma nova requisição com a diferença dos itens.


3-Como faço para fazer devolução de venda e vincular a nota emitida na venda?


Na emissão da nota de devolução de venda informe o cliente e em NOTA DE ORIGEM informe a nota que será devolvida.


4-É possível alterar o cliente da devolução?


Sim, desde que o cliente da nota de origem a ser devolvida seja o cliente padrão do estabelecimento, parametrizado na R33 com o parâmetro [P63 - Código de Cliente Consumidor Padrão na Venda].


5-Como cancelar uma nota de venda eletrônica que já ultrapassou o tempo permitido pela SEFAZ?


Fazer uma devolução de venda utilizando a entrada e saída especifica para esta operação e fazer o encontro de contas no financeiro baixando contas a receber e pagar simultaneamente.


6-Como inserir um item com nome variável que excede a quantidade de caracteres?


Ative o parâmetro 211 por empresa ? - PERMITE INFORMAR NOME VARIÁVEL DO ITEM NO ORÇAMENTO COM GRANDES DESCRIÇÕES? Na digitação aparecera em frente do campo NOME VARIÁVEL o símbolo [+] que uma vez selecionado abrira um campo com maior capacidade.


7-Como bloquear venda para cliente que não foi aprovado a situação de crédito?


Acessar a rotina 29 (Manutenção de Parâmetros da Empresa), localizar o parâmetro - 248 - Apenas Efetua Venda a Prazo para Clientes com Situação de Crédito Aprovado? e alterar o seu valor para SIM. Caso não foi localizado, clique em NOVO, e adicione o parâmetro.


8-O que é CFOP?


Código Fiscal de Operação e Prestações (CFOP).

O CFOP é formado por 4 dígitos no formato A.XXX sendo:

  • A - Indica se é uma operação de dentro do estado, fora do estado ou fora do país e ainda se é uma operação de entrada ou saída.
  • Os códigos 1, 2, 3 indicam que são operações de entrada onde 1 é para dentro do estado, 2 para fora do estado e 3 para fora do país.
  • Os códigos 5, 6, 7 indicam que são operações de entrada onde 5 é para dentro do estado, 6 para fora do estado e 7 para fora do país.


9-Como cadastro CFOP?


Manutenção de Entradas e Saídas - R117 em parâmetros.


10-Como faço para visualizar os custos dos itens?


Na segunda tela do orçamento clique em ALT+F9 que aparecera as informações sobre os produtos (Preço Venda/Custo Compra/ Custo reposição).


11-Em que lugar no sistema vejo os valores do orçamento que foram sem o desconto da triangulação?


Na própria rotina r419 na ultima tela do orçamento na opção visualizar histórico.


12-De que forma são calculados os campos [Prazo médio praticado direto] e [Prazo médio praticado ponderado] presentes na última tela (tela das parcelas)?


Prazo Médio Praticado Direto => [ { soma dos dias das parcelas (vencimento - emissão) } / quantidade parcelas].

Prazo Médio Praticado Ponderado => [ soma total { (vencimento - emissão) * valor parcela } / (valor total das parcelas) ].


13-Como cancelar um orçamento fechado?


Selecione o orçamento fechado que deseja na grade, clique no direito cancelar e adicione o motivo. Será feito uma reintegração de estoque que aguardará confirmação do estoque na [R444 - Movimentação de Estoque]


14-Como cancelar um orçamento com pendência de crédito e estoque?


Selecione um orçamento fechado na grade que esteja com pendência de confirmação CP, clique no direito cancelar e adicione o motivo


14-Como cancelar um orçamento fechado com pendência de confirmação de estoque?


Selecione o orçamento fechado que deseja na grade, clique no direito cancelar caso e adicione o motivo. Não terá nenhuma movimentação de estoque na [R444 - Movimentação de Estoque], pois não foi confirmada a saída do estoque


15 - Como ativar a validação de vendedor por região?


Basta ativar o parâmetro por empresa [P1116 - Utiliza Vendedores por Região?] , e cadastrar as regiões habilitadas para o vendedor na rotina [R44 - Vendedores]. Caso o parâmetro seja ativo e os vendedores não contenham regiões cadastradas, um aviso será exibido durante a tentativa de venda.



Categoria: Rotinas


Novidades


25/05/2017 -  A rotina 419 passa a não fazer os carregamentos das telas de [Dados de Crédito] e [Orçamentos Pendentes de Faturamento] quando o cliente informado for o mesmo definido no parâmetro [63 - Código de Cliente Consumidor Padrão na Venda!] por empresa e estabelecimento.


23/05/2022 - A rotina [R419 - Vendas no Varejo] passa a conter uma nova coluna chamada 'VIS', que contém um link para uma janela que mostrará informações sobre o orçamento. Visualização de informações do orçamento



R419 - Gerar Nota Fiscal de transferência de serviços 


Nos casos em que é preciso gerar uma nota contendo itens e serviços (mista) na [R419 - Vendas no Varejo] através do direito "Gerar Nota" conforme figura abaixo, deve-se primeiro ativar o parâmetro [1015 - Permite Transferência De Serviço Terceirizado] na [R28  - Parâmetros] e em seguida configura-lo na [R33 - Parâmetros por estabelecimento], isto permitirá a geração da nota normalmente.



Caso contrário não será possível gerar nota, exibindo assim uma mensagem como o exemplo abaixo abaixo.





R419 - Pesquisa dos dados do cliente através do campo telefone


Na [R419 - Vendas no Varejo], ao acessar o direito "Novo", pode ser pesquisado um cliente, bastando para isto informar um número telefônico no campo Telefones(s), caso exista exatamente o número informado no cadastro da [R43 - Clientes] os dados do cliente será preenchido no formulário, inclusive o preenchimento com outros telefones do cadastro.

Caso precise pesquisar outro número, basta limpar o campo "Cliente" (código), e pressionar a tecla TAB, o formulário será limpo para nova pesquisa.


[R419 - Vendas no Varejo] Posso desativar a validação de comprimento do Endereço?


Sim. A instrução de como proceder neste caso está no link: (Como desativar a validação de campo Endereço?)


R419 - Filtrar vendedores para os itens em pedido


Na [R419 - Vendas no Varejo], pode ser filtrado os campos "Vendedor 1" e "Vendedor 2" através do parâmetro [P1016 - Filtrar Vendedores Por Item Na R419], configurado por empresa na [R29 - Parâmetros por Empresa], desta forma nestes campos, estarão disponíveis para seleção, apenas os vendedores preenchidos na tela anterior conforme exemplificado na figura abaixo:




Observações: Se o parâmetro  [P1016 - Filtrar Vendedores Por Item Na R419] estiver ativo e se no momento do fechamento da venda houver em algum item algum vendedor vinculado diferente daqueles informados na primeira tela, o sistema irá emitir a seguinte mensagem de erro:

Para que essa mensagem não seja exibida, é necessário alterar os vendedores dos itens para que fiquem de acordo com os vendedores informados no primeiro painel, nos campos "Vendedor 1" e "Vendedor 2".



[R419 - Vendas no Varejo] Verificação do prazo médio máximo e prazo médio atual na edição da Condição de Pagamento.


Na [R419 - Vendas no Varejo], pode ser verificado as informações de Prazo médio máximo e Prazo Médio Atual  cadastradas na [R129 - Condições de Pagamento de Venda]. Ao editar a condição de Pagamento (conforme figura abaixo) durante o preenchimento ou alteração de orçamento na [R419 - Vendas no Varejo] será exibido as informações, e em caso de o Prazo médio atual superar o Prazo médio máximo os valores serão destacados em vermelho.




Visualização de informações do orçamento


A partir da versão 4.559, o Movere passa a ter uma nova coluna de visualização das informações do orçamento na rotina [R419 - Vendas no Varejo].



Ao clicar em VIS, uma janela irá aparecer informando os dados básicos, como dados do orçamento, cliente e transportador na primeira aba, e na segunda, dados sobre os itens.