1. Introdução

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a Configuração do sistema Cbanet para utilização do Custo Personalizável.

1.1 - Escopo

Foi implementado no sistema Cbanet, a opção de configurar um novo valor de custo para o item (Custo Personalizado). Para isso, é necessário configurar a fórmula de cálculo do custo personalizável na rotina 355 - Manutenção de Fórmulas de Cálculo, assim como já estão configuradas as fórmulas de Custo Reposição, Custo Médio, etc. Posteriormente, configurar o tipo de Entrada/Saída utilizada para dar Entrada ou Saída na nota, para que o custo seja atualizado no cadastro do item. O valor deste campo poderá ser visualizado na aba Custos e Preços da rotina 135 - Manutenção de Itens por Estabelecimento. O nome do campo, pode ser configurado na rotina 29 - Manutenção de Parâmetros por Empresa, parâmetro "Cód. 543 - Modifica Nome do Custo Personalizável?". Ou seja, o usuário pode informar Custo Personalizado, Custo Extra, etc.

2. Configurações.

Para utilizar a funcionalidade de Custo Personalizado, disponível no sistema Cbanet, devem ser realizadas as seguintes configurações:

2.1 - Rotina 29 - Manutenção de Parâmetros por Empresa.

Nesta rotina, o parâmetro a ser configurado é o de Cód. "543 - Modifica Nome do Custo Personalizável?". Este parâmetro dá ao usuário a possibilidade de informar uma descrição para o custo. Por exemplo: Custo Personalizável, Custo Personalizável, etc.

img0001.png
img0002.png

2.2 - Rotina 117 - Manutenção de Entradas e Saídas.

Nesta rotina são configurados quais entradas e saídas atualizarão o custo "Personalizável", ao dar entrada ou saída em uma nota. Deve-se selecionar a Entrada e Saída e selecionar a opção "Atualiza Custo Personalizável""?".

img0003.png
img0004.png

2.3 - Rotina 355 - Manutenção de Fórmulas de Cálculo

Nesta rotina, o usuário deverá configurar a fórmula do Cálculo do Custo Personalizado. Para isso, clicar no direito Novo, selecionar a Fórmula Custo Personalizável e configurar a fórmula conforme necessidade da empresa.

img0005.png




img0006.pngimg0007.png

Após configurar a fórmula, clique em (F4) Salvar.


img0008.png

Obs: Caso tenha dúvidas em como configurar uma fórmula, favor entrar em Contato com o Suporte Cbanet e solicitar manual de orientação.

3. - Atualização do Custo Personalizável

Se a Entrada e Saída utilizada para realizar o procedimento de Entrada de Nota Fiscal ou Devolução de Vendas, por exemplo, estiver configurado para atualizar o custo Personalizável, o sistema fará o cálculo e atualização do custo mediante fórmula configurada.
No exemplo abaixo, está sendo realizado a inclusão de uma nota de entrada no sistema. Para verificar o valor do custo, após inserir o item, selecione-o na grade e clique em Exibir Fórmulas.

img0009.png

img0010.png

Se a Entrada e Saída não atualiza o Custo Personalizável, o sistema apresentará mensagem na tela de descritivo das Fórmulas:

img0011.png

Concluindo, em todas as operações em que, a Entrada e Saída utilizada atualiza o Custo Personalizável, o sistema verificará a fórmula cadastrada na rotina 355, fará o cálculo e atualizará o campo Custo Personalizável na rotina 135 - Manutenção de Itens por estabelecimento.

4. Visualização do valor do Custo Personalizável

O usuário poderá visualizar o valor do Custo Personalizável ao acessar a rotina 135 - Manutenção de Itens por Estabelecimento, selecionar o item, clicar no direito Alterar e acessar a aba Custos/Preços.

img0012.png

4.1 Visualização Exclusiva do Custo Personalizável

Para visualizar somente o custo personalizável, tanto na rotina [R419 - Vendas Varejo] como na [R427 - Consulta de Preços], deve ser configurados os seguinte parâmetros por empresa:
  • 363 - Visualiza Custo de Compra nas consultas de preço?, valor: Não.
  • 362 - Visualiza Custo de Reposição nas consultas de preço?, valor: Não.
  • 549 - Visualiza Custo Personalizável na consulta de preço?, valor: Sim.

Além disso, deve ser configurado o parâmetro por usuário [407 - Visualizar custo nas consultas de preço], com o valor : Somente Custo de Reposição

Com estas configurações, somente exibirá o custo personalizável na tela de consulta de custos nas duas rotinas.

R419AA.png

R427A.png