Introdução


Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao Forecast de Vendas.


Escopo


Denomina-se "Forecast de Vendas" a operação em que as vendas de um determinado período são contabilizados e utilizadas como base para projeção do período seguinte.


Realizando a Projeção


Para realizar a estimativa de venda, acesse a rotina [R1086 - Relatório de Forecast de Vendas].

Deverão ser informados, ao menos, a data inicial e final do período base, ou seja, do período em que já ocorreram as vendas; e o tipo de vendedor a ser avaliado.

As projeções podem ser feitas por itens, famílias, grupos de itens ou linhas de produtos.



Analise da Projeção


Os dados do relatórios são calculados da seguinte maneira:

  • São retornados, de acordo com o cadastro de estabelecimentos e o cadastro de feriados por estabelecimento, os dias úteis e não úteis do intervalo selecionado;
  • É informada, na coluna [Meta Realizada], a meta atingida (valor vendido X valor de custo) de acordo com o período informado;
  • Através das vendas realizadas no intervalo informado, calculamos o total de vendas que será realizado até o último dia do mês informado na [Data Final], pressupondo-se que o ritmo de vendas permaneça constante, e o informamos na coluna [Meta Projetada];


Pop9-img3.png


  • Da mesma forma, realizamos e projetamos o cálculo de [Ticket Médio] (valor total meta / quantidade de vendas efetuadas), de acordo com o agrupamento selecionado.


Pop9-img4.png


  • Exclusivamente no agrupamento por [Grupo de Itens], será apresentado também as informações de [Quantidade de Veículos Projetada] e [Ticket Médio], em todos os tipos de vendedores.
    • Veículo Proj. = Quantidade de Veículos Projetada. Refere-se a quantidade única de veículos atendidos, ou seja, placas diferentes, porém, utilizando a mesma regra de calculo de projeção feita para a meta.
    • Ticket Méd Proj = Meta Projetada divida pela quantidade de veículos projetados.
    • Estas informações ficam melhor visualizadas no modelo sintético, pois, no modelo analítico, as informações referente a estrutura dos itens será exibida vazia.