Introdução

Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à importação dos arquivos da Integração KasterWeb.

Escopo

O sistema conta atualmente com a exportação dos dados de cadastro dos itens no formato de XML para que seja importado pelos integradores da KasterWeb, por meio de um WebService.

A exportação dos dados pelo WebService para KasterWeb consta com duas configurações, todos os itens e somente os itens que sofreram alteração.

Para que os itens sejam considerados na integração será necessário configura-lo na rotina de cadastros dos itens.

Para Facilitar o processo de integração foi elaborada uma rotina de configuração em massa, sendo apresentada a seguir.

Configurações.

Para que a exportação dos dados para integração funcione corretamente, é necessário realizar algumas configurações. Estas configurações incluem Itens, Grupo de Itens, Famílias de Itens, Linha de Itens e Marcas. Veja abaixo como realizar tais configurações.

Rotina 130 Manutenção de itens.

Nesta rotina, devem ser configurados os itens que irão participar da integração KasterWeb. Para que um item seja considerado na integração selecione o item desejado e clique em Alterar, caso queira cadastrar um item que irá participar clique em Novo.

kaster1.png

Após o processo anterior, será carregada a rotina de configuração do item, na parte superior dos dados do item, clique em [Dados Complementares], que será carregada uma aba de configurações complementares.

kaster2.png

Em dados complementares, na parte inferior da janela irá conter a opção de seleção Participa da Integração KasterWeb. Caso seja marcada está opção, o item será considerado na integração KasterWeb.

kaster3.png

Sendo marcado que item irá participar da integração KasterWeb clique em Salvar, para que seja arquivada a alteração na base de dados.

Neste caso todas as alteração que o item sofrer, seja ela no cadastro, estoque ou no preço será exportado automaticamente para a integração da KasterWeb.

Rotina 132 Manutenção de Grupo de Itens.

Na rotina de Manutenção de Grupo de Itens, caso seja sofrida alguma alteração em seu cadastro e a mesma contem itens que participa da integração KasterWeb, o item do grupo que participa da integração será carregado automaticamente para a integração KasterWeb.

Para realizar este processo selecione um grupo de itens desejado e clique em alterar.

Conforme a imagem abaixo:

kaster4.png

Na tela seguinte, realize a alteração desejada, e clique em Salvar.

kaster5.png

Rotina 162 Manutenção de Famílias de Itens.

Na rotina de Manutenção de Famílias de Itens, caso seja sofrida alguma alteração em seu cadastro e a mesma contem Grupo de itens ou itens que participa da integração KasterWeb, o item que participa da integração será carregado automaticamente para a integração KasterWeb.

Para realizar este processo selecione uma família de itens desejada e clique em alterar.

Conforme a imagem abaixo:

kaster6.png

Em seguida, realize a alteração desejada e clique em Salvar:

kaster7.png

Rotina 178 Manutenção de Linhas de Itens.

Na rotina de Manutenção de Linhas de Itens, caso seja sofrida alguma alteração em seu cadastro e a mesma contem Famílias de Itens que contem Grupo de itens ou itens que participa da integração KasterWeb, o item que participa da integração será carregado automaticamente para a integração KasterWeb.

Para realizar este processo selecione uma linha de itens desejada e clique em alterar.

Conforme a imagem abaixo:

kaster8.png

Em seguida, realize a alteração desejada e clique em Salvar:

kaster9.png

Rotina 219 - Manutenção de Marcas.

Na rotina de Manutenção de Marcas, caso seja sofrida alguma alteração em seu cadastro e a mesma contem itens que participa da integração KasterWeb, o item que participa da integração será carregado automaticamente para a integração KasterWeb.

Para realizar este processo selecione uma linha de itens desejada e clique em alterar.

Conforme a imagem abaixo:

kaster10.png

Em seguida, realize a alteração desejada e clique em Salvar:

kaster11.png

Rotina 1112 - Manutenção de Configuração de Itens para Integração E-Commerce.

Nesta rotina, é possível configurar uma massa de dados de itens, para que seja considerado ou desconsiderada da integração KasterWeb.

Sendo possível configurar todos os itens de uma determinada Linha de Itens, Família de Itens, Grupo de Itens e Marcas. Também é possível considerar somente um item que deseje que seja considerado na integração.

Para realizar o processo siga os seguintes passos:

kaster12.png

Selecione uma Linha de Itens ou Famílias de Itens ou Grupos de Itens ou Marcas de Itens ou até mesmo um item.

Neste caso do exemplo apresentado na imagem acima estou alterando uma linha de itens. Com isso todos os itens que pertencem a essa determinada linha de itens, sendo selecionado a opção Participa da Integração KasterWeb e clique em salvar, Os itens serão exportado automaticamente para a integração KasterWeb.

Caso deseje que os itens sejam desconsiderados da integração, inicie o mesmo processo apresentado acima e desmarque a opção Participa da Integração KasterWeb e clique em salvar. Com isso os itens não serão mais considerados na integração.

Rotina 1111 - Manutenção de Configuração da Integração KasterWeb.

Esta rotina tem por objetivo permitir realizar a configuração para que a integração com E-Commerce funcione corretamente. Nesta rotina deverá ser informado o Estabelecimento e Tabela de Preços padrões para a integração, assim como também, os estabelecimentos que podem fornecer estoque dos itens que participam da integração.

A rotina permite apenas uma única configuração, ou seja, basta acessar e realizar as configurações. Para isto, acesse a rotina R1111, ou através do menu Vendas Integração Manutenção Integração KasterWeb. Assim que acessar, você verá a seguinte tela:

kaster13.png

Preencha os campos conforme o exemplo abaixo e clique em Salvar:

kaster14.png

Após Salvar, a rotina irá apresentar uma Grade. Nesta grade deverão ser inseridos os Estabelecimentos que poderão fornecer estoque para a Integração com e-commerce, além do Estabelecimento padrão que foi selecionado anteriormente. Veja na imagem abaixo o exemplo:

kaster15.png

Após inserir os estabelecimentos na grade, basta clicar em Salvar. É natural que após salvar, a rotina permaneça aberta.

Alterações de Preço e Estoque.

Caso o item sofra alguma alteração de estoque disponível ou valor de preço de venda, sendo que o mesmo participa da integração KasterWeb, será carregado automaticamente para integração.

WebService Integração KasterWeb.

Para que seja possível que KasterWeb tenha acesso aos dados de integração será necessário configurar o Cbanet WebServices.

Configurando o Cbanet WebServices.

O Cbanet WebServices visa disponibilizar serviços à integradores, como é o caso da KasterWeb. Para iniciar, peça ao suporte a última versão dos arquivos necessários para instalação do Cbanet WebService.

O CWS é um sistema separado do Cbanet e deve ser adicionado no IIS como se fosse o Cbanet. Para isto, também é necessário e recomendável que seja criado um Pool de Aplicativos separado e exclusivo para o CWS.

Criando um Pool de Aplicativos para o CWS.

Abra o menu iniciar do Windows, digite no campo pesquisa ISS.

Após a execução o ISS, selecione a opção adicionar Pool de Aplicativos, de o nome CWS, Na Versão do .NET CLR: Selecione .NET CLR v4.0.XXXXX.

Em Modo de pipeline gerenciado: Integrado.

Com isso selecione o Iniciar pool de aplicativos imediatamente e clique em OK. Conforme a imagem abaixo:

kaster16.png

Feito isto, devemos adicionar um novo aplicativo ao Default Web Sites. Para isto, siga o seguinte procedimento:

Pressione o lado direito do mouse sobre Default Web Site, selecione a opção Adicionar Aplicativo. Após a execução da janela de configuração do aplicativo no campo Alias: digite CWS, no campo Pool de Aplicativos: selecione CWS, no campo Caminho físico: selecione o local do CWS salvo em seu computador. Conforme a imagem abaixo:

kaster17.png

Feito isso clique em Ok e o novo Aplicativo deverá estar no ar. Para validar a instalação, acesse o seguinte endereço para ter certeza de que esteja funcionando: http://localhost/cws/integracao/ecommerce/kasterweb/consulta.svc. O endereço também deve ser acessado através do IP que dá acesso externo ao Cbanet, substituindo o localhost pelo IP correspondente. Ao acessar o endereço citado acima, deverá ser retornada uma página igual ou parecida com esta:

kaster18.png

Caso seja retornado um erro, podem estar faltando componentes necessários no servidor. Neste caso, procure instalar os componentes WCF para WebServices.

Após a realização de todos os passos apresentados acima, o seu Integrador já deverá ter acesso aos WebServices pertencentes à ele.


Senha inválida ao tentar consumir o WebService

Caso a integradora esteja tentando consumir o WebService e esteja recebendo a resposta exemplificada abaixo, é necessário que a integradora revise o algoritmo de geração de senhas diárias conforme o manual [Integração e-Commerce para Desenvolvedores] (disponível na base de conhecimento Nº 142).

Kaster19.png


Sempre que o CWS retornar esta mensagem de erro (senha inválida), será gerado um Log de Evento nos Logs de Eventos do Windows (conforme exemplificado abaixo) explicitando qual a Senha informada pelo integrador e qual a senha esperada pelo CWS.

Kaster20.png


Retirada de campos e obrigatoriedade na geração de pedidos do e-Commerce


Segue abaixo os campos e se possui obrigatoriedade:


DadosDoPedido

NomeDoVendedor: Não precisa informar.

CodigoDaFormaDePagamento: Foi retirado o campo.

CodigoDoPortadorDaParcela: Foi retirado o campo.

CodigoDoVendedor: Não precisa informar, exceto se quiser gerar o orçamento no MOVERE com o vendedor já preenchido.


ItensDoPedido

ValorDescontoDoItem: Na verdade o desconto total do pedido não precisa ser informado, somente o desconto do item, pois o sistema já faz a soma automaticamente.


ParcelasDoPedido

DataDeVencimentoDaParcela: Hoje no e-Commerce é obrigatório informar a data de vencimento, pois todo pedido gera títulos no MOVERE, inclusive títulos de cartão de crédito e depósito.

CodigoDoPortadorDaParcela: Você precisa da lista de Portadores para informar neste campo o código do portador no MOVERE. 

CodigoDaFormaDePagamento: Você precisa da lista de Condições de Pagamento para informar neste campo o código da condição de pagamento no MOVERE. 

CodigoDaParcela: Não precisa informar.

NomeDaCondicaoDePagamento: Não precisa ser informar.