Introdução

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao procedimento de configuração e utilização dos Canal de Vendas e da Campanha de Vendas.


Escopo

Foi desenvolvido no Cbanet o procedimento de Canal de Vendas e Campanha de Vendas, que visa identificar por quais meios um cliente possui o conhecimento dos serviços prestados pela empresa.


Configurações:

Para utilizar a funcionalidade de Canal de Vendas e Campanhas de Vendas é necessário configurar na R117 - Manutenção de Entradas e Saídas o campo Obrigatório Informar Canal venda?.

Com este campo marcado, o sistema passa a obrigar na rotina R419 - Manutenção das Vendas no Varejo que seja informado o Canal de Vendas para que seja dada continuidade na venda. A Campanhas de Vendas não será obrigatório.


Cadastros:

Na rotina R1119 - Manutenção de Canal de Vendas serão cadastrados todos os canais de vendas disponibilizados pela empresa.

Podemos acessar esta rotina através do caminho: Vendas>>Cadastro>>Manutenção de Canal de Vendas ou através da RID R1119.


Para cadastrar um canal de venda o usuário irá clicar no direito NOVO


Irá aparecer a tela a seguir, onde o usuário irá cadastrar o canal de venda desejado.


Realizado este procedimento o usuário deverá configurar a Campanha de Vendas.


Na rotina R1120 - Manutenção de Campanha de Venda serão cadastradas as campanhas de vendas vinculadas a um canal de venda, bem como a definição do período de validade da campanha.

Podemos acessar esta rotina através do caminho: Vendas>>Cadastro>>Manutenção de Campanha de Venda ou através da RID R1120.


Para cadastrar uma Campanha de Venda o usuário irá clicar no direito NOVO


Na tela a seguir, o usuário irá vincular uma Campanha de Venda a um Canal de Venda desejado e informará as condições validas da Campanha de Venda.


É possível vincular o folheto do anuncio na Campanha de Venda cadastrada.

Após cadastrar a Campanha de Venda o usuário irá clicar no direito IMAGEM, onde irá abrir uma nova tela para selecionar a imagem desejada.

Após a a imagem for selecionada o usuário deverá clicar em Salvar


Realizada estas configurações iremos proceder com o processo de vendas através da rotina R419 - Manutenção das Vendas no Varejo. Podemos acessar esta rotina através do caminho: Vendas>>Varejo>>Manutenção das Vendas no Varejo ou através da RID R419.


OBS: O preenchimento dos dados do orçamento não sofreram alterações

R419_1.jpg


Ao preencher os campos Canal de Vendas e Campanha de Vendas será apresentado o anuncio vinculado a Campanha de Venda, caso a mesma for cadastrada na rotina R1120 - Manutenção de Campanha de Venda


Preenchida estas informações na primeira tela, podemos dar sequencia no preenchimento do orçamento até finaliza-lo.


A regra para informar a Campanha de Venda será:

- Para os direitos NOVO e Alterar serão informados somente Campanha de Venda vigente, ou seja, somente será permitido informar aquelas campanhas de vendas dentro do prazo valido cadastrado.

- Para o direito Exibir serão apresentadas todas as Campanha de Venda cadastradas independente da vigência das mesmas.



Relatório para Conferência


Para avaliar o desempenho das lojas em relação aos canais de vendas, foi disponibilizado no relatório R409 - Relatório de Performance de Vendas

as informações de Canal de vendas e Agrupa por Vendedor, onde:


- Canal de vendas: irá filtrar as informações das vendas do período por um determinado canal, e

- Agrupa por Vendedor: irá realizar o agrupamento das informações de vendas de acordo com o vendedor informado no primeiro item da nota fiscal.



R409_2.jpg


OBS: Os agrupamentos [Por Vendedor] e [Por Estabelecimento] são de uso exclusivo para a análise por notas. Os mesmos não estão disponíveis para a opção [Listar os Itens da Nota?]



Vinculo do Canal de Vendas com Tabela de Preço


O recurso é de uso exclusivo da [R11 - Fast Checkup] e pode ser habilitado pelo parâmetro por empresa [P1348 Utiliza vinculo de tabela de preço com o canal de vendas?] e vinculo da tabela de preço na [R1119 - Canais de Vendas].


O vinculo do canal de vendas com a tabela de preço permitirá na [R11 - Fast Checkup] a seleção do canal de vendas na tela de detalhes da Cotação/O.S, realizando a seleção automática da tabela de preço vinculada ao canal de vendas selecionada.





Obs.: A seleção do canal de vendas atualizará a tabela de preço, mas a seleção da tabela de preço não atualizará o canal de vendas. Ao selecionar um canal de vendas que não possui vinculo com tabela de preço, a tabela de preço selecionada será mantida.



Quando o recurso de vinculo estiver ativo o caminho de seleção do canal de venda através da cotação é desativado permitindo apenas a seleção das campanhas de vendas, caso o canal de vendas selecionado nos detalhes da Cotação/O.S não possua campanhas disponíveis será apresentado um alerta:



Trabalhando com este recurso de vinculo, a configuração de permissão de alteração da tabela de preço do cadastro do cliente [R43 - Clientes] não é utilizada, pois a permissão esta ligada diretamente ao direito do usuário/vendedor, o direito pode ser atribuído ao usuário utilizando as rotinas [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuários] ou [R697 - Liberação de Rotina por Usuário].


 


Espero ter ajudado :)