1 Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à criação de um orçamento de venda onde é informado o número de pedido do cliente, geral para todos os itens da venda ou específico por item, o qual é incluído como informação adicional no XML da nota fiscal eletrônica, quando gerada, com a finalidade de facilitar a integração com outros sistemas.

1.1 Escopo


Foi implementado no sistema Cbanet, a opção de se informar o número do pedido do cliente, na rotina 419 - Manutenção de Vendas Varejo. Esta numeração pode ser única para todos os itens de uma venda ou específica para cada item.

2 Realizando a Venda


Deve-se acessar a rotina [419 - Manutenção de Vendas Varejo] para inserir o orçamento e, caso for necessário informar o número do pedido do cliente na venda, utilizar o campo específico existente já na primeira tela da rotina para digitar o número ou código.

1.png

Já na segunda tela da rotina, assim que o item for inserido, caso tenha sido digitado algum número ou código de pedido no devido campo da primeira tela, uma janela se abrirá automaticamente para que se confirme o número do pedido desejado para o item e também o número deste item no pedido do cliente (não obrigatório).
O código informado na primeira tela será utilizado como base para sugestão de número do pedido para cada item inserido no painel de itens, podendo ser alterado conforme necessário.

2.png

Clicando em [Salvar] a informação para o item inserido é armazenada.

Caso haja a necessidade de alterar o número do pedido ou o número do item no pedido de um item já inserido, é preciso selecionar o item na grade para que seja mostrado o botão [Pedido], conforme mostrado abaixo:

3.png

A tela com a informação armazenada anteriormente aparece, permitindo que sejam realizadas as devidas modificações nos valores:

4.png

Clicando-se em voltar o sistema alerta que qualquer alteração realizada será perdida:

5.png

Após clicar em [Alterar], a janela fecha e então é necessário clicar no outro botão [Alterar] na tela de itens para que seja confirmada a modificação:

6.png

Clicando-se em [Alterar] as informações são salvas e o sistema volta a mostrar a grade de itens novamente:

7.png

O restante do procedimento é o processo padrão, onde é salvo o orçamento e gerada a nota.
Caso tenha sido utilizada serie de nota fiscal eletrônica o XML gerado terá em sua composição a informação dos números de pedidos e de itens informados na venda, podendo ser enviado ao cliente para que este utilize o arquivo para realizar a integração deste pedido em seu próprio sistema.

3 Detectando a informação no XML ou na DANFE


Após a geração da nota é possível acessar o arquivo XML da NFe através da rotina [648 - Manutenção da NF-e/NFS-e]. É possível perceber as tags xPed e nItemPed adjacentes às outras informações do produto no arquivo:

8.png

Já na DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), também acessível através da rotina [648 - Manutenção da NF-e/NFS-e], é apresentado somente o número do pedido informado na venda, que é mostrado no campo de informações complementares do documento. Observe:

9.png