1. Introdução
Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a rotina [R506 - Reprocessamento de Custos na Entrada].
2. Reprocessamento dos custos na Entrada.
Para reprocessar os custos na entrada o usuário deve acessar a rotina [R506 - Manutenção de Reprocessamento de Custos na Entrada]. Nesta rotina, tem-se duas opções de reprocessamento: Atualizar Notas de Entrada e Itens por estabelecimento.
Quando selecionado a opção Notas de Entrada o sistema atualizará apenas os custos na nota fiscal de entrada.
O Usuário tem a opção de considerar:
- Todas do Período
- Selecionar Notas
Caso seja escolhido a opção Selecionar Notas, o usuário deverá escolher o período de entrada inicial e final, além do estabelecimento que será filtrado.
Após adicionado os filtros, serão listadas as notas de entrada confirmadas no período, basta marcar as notas que serão reprocessadas.
Outra opção para reprocessamento é marcando a opção Todas do Período, no qual serão selecionadas todas as notas de entrada confirmadas no período escolhido.
O Usuário tem ainda a opção de considerar:
- Todas as notas fiscais,
- Apenas as E/S que atualizam Custo, ou
- Apenas as E/S que não atualizam Custo.
Quando selecionado a opção Itens por Estabelecimento, o sistema verificará os custos já calculados nas notas fiscais de entrada para atualizar a informação no cadastro dos itens [R135 - Itens por Estabelecimento], sendo considerada sempre a nota mais recente.
Observação:
- No momento do reprocessamento dos custos da nota fiscal, o sistema levará em conta as fórmulas cadastradas na [R361 - Fórmulas].
No exemplo abaixo, os custo de compra e reposição serão atualizados apenas nas notas fiscais de entrada do dia 04/09/2013 cuja Entrada e Saída informados atualizam custo.
Exemplo:
1 - Atualização do Custo na Nota fiscal
Tomemos como exemplo a nota fiscal Nº 112234.
Após concluir a entrada da nota, ao emitir um espelho da nota fiscal, pode-se verificar o valor do Custo de Compra e de Reposição.
Suponhamos que, a fórmula de cálculo de custo de compra e/ou reposição foi alterada na rotina [R355 - Manutenção de Fórmulas de Cálculo] ou que, a alíquota de ICMS tenha sido informada incorretamente e corrigida na rotina [R948 - Correção de Notas Fiscais de Entrada].
Neste exemplo, foi feito a correção da alíquota de ICMS na rotina [R948 - Correção de Notas Fiscais de Entrada] de 7% para 12%.
Após realizar o reprocessamento e emitir um espelho da nota fiscal pela rotina de notas fiscais de entrada, pode-se verificar que os valores de custo de compra e reposição foram alterados na nota fiscal.
2 - Atualização custos no cadastro do item
Para atualiza os custos no cadastro do item na rotina [R135 - Itens por Estabelecimento], o usuário deve selecionar a opção Itens por estabelecimento que, quando selecionada dá ao usuário a possibilidade de atualizar ou não o Custo de Compra, Reposição e o Custo Personalizável.
Esta é a imagem da tela do item 15614 antes do reprocessamento:
Ao processar atualizando os custos, o item 15614 ficou::
Atenção: A R135 irá atualizar os valores de acordo com a ultima nota de entrada encontrada no período inserido no filtro, por exemplo: Data inicial: 01/01/2024 Data final: 31/01/2024 Caso o item tenha algum lançamento posterior a está data com valores diferentes, não será considerado e a R135 poderá ficar divergente. Considere sempre reprocessar os itens com a data até a atual para que a R135 fique com os valores coerentes com a ultima nota de entrada que atualizou os custos.