1 Introdução
Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao lançamento de Nota Fiscal de Importação.
1.1 Escopo
Este procedimento foi criado pela empresa CBA Tecnologia Ltda. para auxiliar os seus colaboradores de informações sobre o Cbanet.
2 Configurações e Cadastros
Antes de iniciar os procedimentos relativos ao lançamento de NF de Importação, deve-se realizar os seguintes cadastros:
2.1 Cadastros Necessários:
2.1.1 Rotina 52 - Manutenção de Estados:
Acessar a rotina 52 - Manutenção de Estados e realizar o cadastro do estado cujo nome será Exterior, informando como código da UF e código do IBGE o valor 99:
2.1.2 Rotina 53 - Manutenção de Cidades:
Acessar a rotina 53 - Manutenção de Cidades e realizar o cadastro da cidade cujo nome será Exterior, relacionando-a com o estado código 99 - Exterior. No campo CEP, informar o valor 99999-999 e no campo Código IBGE o valor 9999999
2.1.3 Rotina 93 - Manutenção de Fornecedores:
Acessar a rotina 93 - Manutenção de Fornecedores e realizar o cadastro do fornecedor. No campo Cidade, informar a cidade Exterior e no campo CNPJ informar o valor 00.000.000/0000-00.
Preencher os campos CEP e Fone Comercial com valores 000 (zeros) e selecionar o campo Cliente.
2.1.4 Rotina 117 - Manutenção de Entradas e Saídas:
Acessar a rotina 117 - Manutenção de Entradas e Saídas e realizar o cadastro da Entrada e Saída que será utilizado no lançamento da NF de Importação, conforme exemplo abaixo, selecionando os campos Detalha outros Impostos e Obrigatório D.I?.
Após salvar a inclusão do registro, clicar no direito Parâmetros para informar o CFOP.
2.1.5 Rotina 862 - Manutenção de Outros Impostos.
Acessar a rotina 862 - Manutenção de Outros Impostos e, através do direito Novo, realizar o cadastro dos impostos, necessários para o lançamento da nota fiscal. Por exemplo: Siscomex, ICMS, PIS, COFINS, Imposto de Importação...
- SISCOMEX
Após informar os dados, clicar em Inserir e depois Salvar.
- ICMS
- Imposto sobre Importação - II
- PIS
- COFINS
É necessário inserir imposto a imposto a entrada e saída que será utilizada para fazer a nota de importação, ou a simples remessa de importação (em alguns casos a empresa faz somente para transportar a carga)
3 Procedimentos.
3.1 - Rotina 419 - Manutenção de Vendas Varejo.
Para lançar a nota fiscal de importação, acesse a rotina 419 - Manutenção de Vendas Varejo e, através do direito Novo, efetuar o lançamento da nota. Deve ser informada a Entrada e Saída cadastrada anteriormente e o fornecedor, também cadastrado anteriormente.
Após preencher os dados da primeira tela, clicar em F8 - Opções > Declaração de Importação - D.I. para informar os dados da declaração de importação.
Posteriormente, deve-se clicar no botão Novo, para inserir os dados da adição e clicar em Confirmar.
Inserida a adição, clique em Confirmar.
Na tela seguinte, informe o item e, ao clicar em Inserir, o sistema fará o questionamento: Deseja informar as adições dos itens a cada inclusão de item? Clicar no botão Sim. Se clicar em Não, no final irá aparecer a tela para inserir as informações de Adição.
Nesta tela, deverá ser informado o sequencial de adição do item.
Após informar os itens, selecionar o item e clicar no botão Outros Imp. para inserir outros impostos do item.
Informado o imposto, cliquem em confirmar.
Fazer este mesmo procedimento para os demais itens.
Em seguida, tecle F6 - Próximo e clique no botão Outros Impostos, para informar outros impostos da nota, clicando em Confirmar depois.
Posteriormente, tecle F5 - Voltar, selecione o item e clique em Imp. para informar os impostos do item.
Repetir o procedimento para os demais itens.
Concluído o lançamento dos impostos, clique em F6 - Próximo e clique em Fechar Compra.
Confirme para finalizar o lançamento da Nota de Importação.