1 INTRODUÇÃO


O Sistema dentre as várias funções existentes, possui a possibilidade de realizar o agrupamento de vendas em PI para geração de um Cupom Fiscal ou Nota Fiscal. Ao longo deste documento será apresentado o passo a passo para a geração deste lançamento.


1.1 FINALIDADE


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o usuário na utilização da rotina 555 - Faturamento de Convênio no processo da Estrela da Borracha.


1.2 ESCOPO


Este procedimento foi criado pela empresa Cba Tecnologia Ltda. para fomentar os seus clientes e colaboradores de informações.


2 PROCEDIMENTO


2.1 CADASTROS/PARAMETROS


Para realizar o procedimento é necessário a configuração de cadastros e também parametros que serão levados em consideração.


2.1.1 CADASTROS


O faturamento de convênio tem o intuito de gerar um documento fiscal a partir do agrupamento de vendas geradas na série PI. Logo, deverá ser cadastrada uma Entrada/Saída(R117) específicamente para esta situação. A configuração recomendada para esta Entrada/Saída é:


  • Tipo de Preço (O usuário tem que definir qual preço será utilizado para gerar a NF/CF)
  • Não movimenta estoque (A venda em PI já movimentou estoque)
  • Não gera títulos (A venda em PI já gerou o contas a receber)
  • Gera livro de ICMS/IPI (A venda em PI não gera livro de ICMS/IPI)
  • Gera livro de PIS/COFINS (A venda em PI não gera livro de PIS/COFINS)


Alem da Entrada/Saída, deve ocorrer também o cadastro do Convênio, ou seja, do cliente para o qual haverá o faturamento/geração do documento fiscal. Para isso, deve acessar a rotina 535 e realizar o cadastro conforme o exemplo abaixo.


1.png


2.1.2 PARÂMETROS


Atualmente são 3 parametros a serem configurados:


  • Parâmetro por Empresa (R29):


o 116 - Código de E/S para faturamento de convênio.

o 120 - Série de convênio padrão


2.png


  • Parâmetros por Usuários (R216):


o 109 - Percentual máximo de desconto permitido no faturamento


3.png


2.2 LANÇAMENTO


Depois de concluídas todas as etapas anteriores (cadastros, paramêtros, configurações), o ambiente está pronto para que sejam emitidos os docuementos fiscais. O primeiro passo agora é acessar a rotina 555 - Faturamento de Convênio.


4.png


Ao acessar a rotina 555, perceba que existem campos obrigatórios como ESTABELECIMENTO e CONVÊNIO os quais são necessários para que o procedimento seja corretamente realizado. No exemplo acima, foram preenchidos os campos ESTABELECIMENTO, DATA INICIAL, DATA FINAL, CONVÊNIO e PORTADOR. Estes são os campos de filtro, ou seja, irá FILTRAR os documentos emitidos na série preenchida no parâmetro 120 (item 2.1.2). já os campos CONDIÇÃO DE PAGAMENTO, PORTADOR FATURAMENTO, FRETE PAGO, SÉRIE MERCADORIA são dados para geração do documento fiscal, lembrando que a Condiçaõ de Pagamento e Portador por mais que sejam obrigatórios, só será gerado o contas a receber se na Entrada/Saída (item 2.1.2) for marcada opção "Gerar Títulos".


Após selecionar os documentos, basta clicar no botão EXECUTAR para que a rotina possa gerar o documento.


OBS: o campo SÉRIE MERCADORIA pode ser preenchido com séries do tipo CUPOM FISCAL e NOTA FISCAL. Porém muita atenção, quando o campo for preenchido com uma série do tipo CUPOM FISCAL será gerado um ORÇAMENTO DE VENDA com status FECHADO (R419) para que através da rotina 657 (Baixa de Títulos a Rec/Pag/Chq) o usuário possa gerar o cupom fiscal na impressora fiscal (ECF - Emissor de Cupom Fiscal). Já quando o campo for preenchido com uma série do tipo NOTA FISCAL, a rotina gerará NOTA FISCAL automaticamente (registro irá constar diretamente na R232, não passando pela rotina 419).


2.3 RELATÓRIOS


Para verificar os convênios que devem ser faturados, verifique o relatório [R562 - Relatório de Convênios a Faturar].

Para conferir os lançamentos feitos através da rotina [R555 - Faturamento de Convênio], os usuários poderão utilizar o relatório [R563 - Relatório de Convênios Faturados], o qual demonstra o CUPOM FISCAL/NOTA FISCAL e as suas dependências, ou seja, as vendas utilizadas para gerar o DOCUMENTO FISCAL.