1.1. Pré-Requisitos

  • Entrada/Saída com CFOP configurado
  • Evento Contábil cadastrado
  • Itens cadastrados
  • Arquivo XML
  • DANFE Impressa


1.2. Parâmetros

Estabelecimento

  • 3 - Tabela de Preço Padrão
  • 7 - Depósito Padrão


1.3. Cadastro automático

A rotina R139 permite realizar o cadastro automático [Fornecedor, Transportador e Série]

  • Fornecedor: Caso o CNPJ do Fornecedor não esteja cadastrado no sistema, o cadastro automático do fornecedor irá realizar o cadastro com base nas informações vindas no XML, caso não for possível realizar o cadastro automático, o sistema irá exibir um link para cadastro manual do mesmo.
  • Transportador: Caso o CNPJ do Transportador não esteja cadastrado no sistema, o cadastro automático do transportador irá realizar o cadastro com base nas informações vindas no XML, caso não for possível realizar o cadastro automático, o sistema irá exibir um link para cadastro manual do mesmo.
  • Série: O cadastro da Série automática realiza a verificação se a série do XML está cadastrado nas rotinas [R76 - Séries] e [R78 - Séries por estabelecimento], se não estiver, será cadastrada a nova Série no sistema.

Obs: O sistema irá preencher os dados conforme XML, para complemento do cadastro, acesse as rotinas [R93 - Fornecedores], [R154 - Transportadores], [R76 - Séries] respectivamente.


1.4. Lançamento

Para efetuar o lançamento da nota fiscal, acesse a rotina 139 - Notas Fiscais de Entrada e clique no botão NOVO .


1-Tela.png


Pode ser informado ou não os campos Estabelecimento e Tipo da Nota e clique em Funções >> Carregar XML .


Obs. Quando não informado Estabelecimento o sistema irá consultar na [R288 - Estabelecimentos] o cnpj da tag <dest>, e o Tipo da Nota será solicitado após essa consulta.




Clique no botão Localizar Arquivo para identificar no seu computador onde se encontra o arquivo XML.


4-Tela.PNG


Ao clicar na opção Localizar Arquivo será apresentado uma mensagem "Deseja buscar as notas diretamente da SEFAZ?"  informando que Não será apresentado uma janela aonde deverá selecionar o arquivo XML para cadastramento.



Imagem abaixo exemplificando a seleção do arquivo XML.


5-TelaArquivoXML.PNG


Assim que localizar o arquivo clique no botão Abrir


5-TelaArquivoXML.PNG


A data de emissão tem o fuso horário ignorado, para evitar diferenças de datas por causa de diferenças de fuso horário.

Caso o fornecedor não esteja cadastrado, o sistema apresentará o link CADASTRAR permitindo o cadastro do fornecedor sem sair da tela de lançamento da nota fiscal.


6-TelaCadFornec.PNG


7-TelaSalvarF.png


Inserção de Itens.


Na grade de itens, caso o item do XML não identifique automaticamente o item do sistema correspondente, basta informar no campo ITEM:


8-TelaItem .png


Após localizar o item correspondente, clique no botão ALTERAR :


9-TelaItemXML.png


Assim que todos os itens do XML estiverem relacionados aos itens do sistema, clique no botão CONFIRMAR :


10-TelaConfirmar.png


Após o carregamento do arquivo XML, o sistema retornará a seguinte mensagem:

Nota Fiscal carregada com sucesso. Favor fazer devidas conferências antes de Salvar!

Conferir as informações da nota fiscal (Número, Série, Fornecedor, etc.) com a DANFE impressa e clique no botão F6 - PROXIMO :


12-TelaConferir.png


Na tela seguinte, conferir os itens da nota fiscal com a DANFE impressa e clique no botão F6 - PROXIMO :


13-TelaPrincipalConferirPag2.png

Após conferir todas as informações, clique no botão F4 - SALVAR para concluir o lançamento da nota fiscal:

14-TelaPrincipalConferirPag3.png


15-TelaConfirNFEntrada.png


2.Cadastro de itens apenas solicitando o item base (Em cenário aonde o item do XML não esta Cadastrado no Movere).

  • Localize o arquivo XML pelo botão [Localizar Arquivo].
  • Para os itens que não estão relacionado com o MOVERE será apresentado um link [Cadastrar], basta selecionar o item na grade, e clicar no link

2_linkCadastrar.png

  • Será apresentado a tela [Cadastro de Item Simplificado], onde deverá informar o item base para o cadastro e o nome do novo item a ser cadastrado.
  • Por padrão o campo de nome do novo item terá como sugestão o nome do item da nota fiscal. Caso queira, o nome do item poderá ser alterado, basta selecionar o campo e digitar um novo nome. 
  • O novo item pode ser cadastrado em todos os estabelecimentos, a tela já apresenta essa opção selecionada. Caso queira que o item seja cadastrado somente no estabelecimento da entrada da nota, basta desmarcar a opção.
  • Configurar os parâmetros descrito no titulo [1.2. Parâmetros] desse documento.

  • Agora basta clicar em [Salvar] que o novo item será cadastrado. O sistema apresentara uma mensagem informando que o item foi cadastro com sucesso já com o código do novo item.

4_MensagemSucesso.png

  • O novo item será vinculado automaticamente com o item do XML

5_VinculoDoCodigo.png

A partir da versão 4.566, o MOVERE passa a considerar produtos diferidos na nota, sendo salvos com a condição de DIFERIDO e com o valor do imposto correspondente.

A partir da versão 4.603, o MOVERE passa a permitir que o o cadastro de item seja realizado também na entrada de nota sem XML.


3. Entrada de nota complementar via XML


O sistema permite que seja dado entrada de nota complementar via XML, quando a entrada e saída utilizada for a [-3 NOTA FISCAL DE ENTRADA COMPLEMENTAR], sendo necessário informar a nota fiscal de origem da mesma.


O processo de entrada é o mesmo de uma nota normal via XML, porém o item ficará com a quantidade zerada.


A partir de 09/10/2017, passou a ser possível contabilizar uma nota fiscal complementar, portanto, basta definir um evento contábil na R117 que o mesmo será contabilizado.


4. Duplicação de itens imobilizados

Ao relacionar um item do XML a um item cuja natureza é imobilizado, e a quantidade do mesmo for maior que 1 (um) não sendo uma quantidade fracionária, o sistema permite que o mesmo seja duplicado, para que seja possível vincular cada unidade do item vindo do XML, ao seu respectivo item cadastrado no MOVERE.


Acompanhe nas imagens abaixo o procedimento de duplicação.


Ao selecionar um item imobilizado com quantidade maior que 1 (um), o sistema irá exibir o link Duplicar


imobilizado1.jpg


Veja que o sistema duplicou os itens de acordo com a quantidade 3 (três) do item, permitindo o vinculo de cada unidade comprada ao item imobilizado cadastrado no MOVERE.


imobilizado2.jpg



5. Descontos e Acréscimos

Na Entrada se houver desconto e acréscimos estes serão acrescentados no item, seguindo o informado no XML. 

Caso o usuário altere ou exclua os itens importados pelo xml o sistema rateará os valores de descontos, acréscimos, frete e seguro.






6. Restrições que trazem mais segurança ao processo

Caso não seja exibido nenhuma entrada e saída verifique se o usuário possui acesso a E/S através da [R542 - Entradas/Saídas por Usuário].


Também há a possibilidade de restringir quais E/S podem ser utilizadas no processo seguindo os passo do Vinculo de Fornecedor e E/S.


Também há a possibilidade de restringir quais portadores podem ser utilizadas no processo seguindo os passos da Restrições de portadores por entrada e saída na entrada de notas.


7. Entrada de produtos tributados no simples nacional

Existe no sistema o parâmetro [964-Entrada e Saída é Tributado ICMS?], ao ativar este parâmetro na rotina [R29- Parâmetros por empresa], ao dar entrada na nota, a mesma irá considerar as notas fiscais de Revenda, com condição de ICMS como Tributado e o CST será 0 - NACIONAL TRIB. INTEGRALMENTE.


Existe no sistema o parâmetro [1023 - Apropriar crédito de ICMS na entrada de NF por XML com CST X.00 ?], ao ativar este parâmetro na rotina [R29- Parâmetros por empresa], ao dar entrada na nota, caso o item no xml esteja com CST 00 nos dois últimos dígitos e o item do movere esteja como tributado, o sistema ira preencher automaticamente a condição de icms igual TRIB. INTEGRAL.


8. Atualização de NCM conforme nota importada


A partir da versão 4.575, o MOVERE conta com um novo parâmetro [P1266 - Validar cadastro de NCM dos itens no momento da entrada?] para conferência e conserto dos NCM's cadastrados com os que vêm da nota importada ao confirmar a sua importação.


Após clicar no botão de [Confirmar], caso o parâmetro esteja ativo, uma tela de atualização de NCM aparecerá mostrando os itens com NCM's diferentes da nota importada.


Caso confirme sem selecionar nenhum item para atualizar, uma mensagem de confirmação aparecerá. Caso confirme mesmo assim, os NCM's não serão atualizados.


Caso selecione um ou mais itens para atualização, uma mensagem de confirmação será exibida, informando que a atualização dos NCM's só acontecerá ao salvar a nota importada.

Caso feche a janela ou clique no botão [Ignorar], nenhuma mensagem será exibida e os NCM's não serão atualizados.


Se caso for confirmado a atualização dos NCM's, os itens importados vão aparecer com o novo NCM ou caso contrário vão aparecer com o NCM cadastrado.


Após salvar a nota fiscal importada, os itens marcados para atualização serão atualizados e podem ser conferidos na rotina [R130 - Itens].