Introdução


Este documento tem o intuito de instruir e demonstrar o processo de restringir o uso de portadores por entrada e saída que o MOVERE possuí, desde a configuração até os resultados esperados.


Escopo


Atualmente, o MOVERE permite cadastrar portadores para uma entrada e saída, com isso na [R139 - Notas Fiscais de Entrada], [R464 - Pedidos de Compra] e [R419 - Vendas no Varejo] somente será possível informar os portadores que foram cadastrados para aquela entrada e saída. 



Cadastrando os portadores na entrada e saída


Para cadastrar os portadores na entrada e saída, acesse a rotina [R117 - Entradas e Saídas], selecione a entrada/saída desejado e clique em [Alterar], após isso preencha o campo [Portador] e clique em [Salvar].

Não há limite de número de portadores que podem ser informados. 


R139 - Notas Fiscais de Entrada


Ao cadastrar uma nota fiscal de entrada, ao selecionar uma entrada e saída que possuí portadores configurados, somente será possível gerar parcelas com os portadores configurados. Esta restrição ocorre ao informar o portador na tela de importação de XML e ao informar as parcelas na última tela. 


No processo de geração automática de parcelas, caso a entrada e saída possua restrições de portadores, e o portador preferencial do fornecedor (configuração realizado no cadastro do mesmo, rotina [R93 - Fornecedores]) não estiver na lista permitida, será utilizado o primeiro portador configurado para a entrada e saída, ficando disponível para alteração na última tela. 

 

R464 - Pedidos de Compras


Ao informar uma entrada/saída que possua configuração o sistema só permitirá informar portadores cadastrados para E/S.

Caso a entrada e saída possua restrições de portadores, e o portador preferencial do fornecedor (configuração realizado no cadastro do mesmo, rotina [R93 - Fornecedores]) não estiver na lista permitida, será exibido uma mensagem de bloqueio ao clicar em próximo. 


R419 - Vendas no Varejo


Ao informar uma entrada/saída que possua configuração o sistema só permitirá informar portadores cadastrados para E/S.




Caso deseje que determinados usuários não sejam afetados por essa restrição, basta acessar a rotina [R697 - Liberação de Rotina por Usuário] ou a rotina [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário] e dar o direito [Ignorar Restrições de portadores por Entrada/Saída], desta forma mesmo que a entrada e saída possua restrições de portadores, o usuário poderá informar qualquer portador na R139 e R419.