1.1. Pré-Requisitos
- Entrada/Saída com CFOP configurado
- Evento Contábil cadastrado
- Itens cadastrados
- Arquivo XML
- DANFE Impressa
1.2. Parâmetros
Estabelecimento
- 3 - Tabela de Preço Padrão
- 7 - Depósito Padrão
1.3. Cadastro automático
A rotina R139 permite realizar o cadastro automático [Fornecedor, Transportador e Série]
- Fornecedor: Caso o CNPJ do Fornecedor não esteja cadastrado no sistema, o cadastro automático do fornecedor irá realizar o cadastro com base nas informações vindas no XML, caso não for possível realizar o cadastro automático, o sistema irá exibir um link para cadastro manual do mesmo.
- Transportador: Caso o CNPJ do Transportador não esteja cadastrado no sistema, o cadastro automático do transportador irá realizar o cadastro com base nas informações vindas no XML, caso não for possível realizar o cadastro automático, o sistema irá exibir um link para cadastro manual do mesmo.
- Série: O cadastro da Série automática realiza a verificação se a série do XML está cadastrado nas rotinas [R76 - Séries] e [R78 - Séries por estabelecimento], se não estiver, será cadastrada a nova Série no sistema.
Obs: O sistema irá preencher os dados conforme XML, para complemento do cadastro, acesse as rotinas [R93 - Fornecedores], [R154 - Transportadores], [R76 - Séries] respectivamente.
1.4. Lançamento
Para efetuar o lançamento da nota fiscal, acesse a rotina 139 - Notas Fiscais de Entrada e clique no botão NOVO .
Pode ser informado ou não os campos Estabelecimento e Tipo da Nota e clique em Funções >> Carregar XML .
Obs. Quando não informado Estabelecimento o sistema irá consultar na [R288 - Estabelecimentos] o cnpj da tag <dest>, e o Tipo da Nota será solicitado após essa consulta.
Clique no botão Localizar Arquivo para identificar no seu computador onde se encontra o arquivo XML.
Ao clicar na opção Localizar Arquivo será apresentado uma mensagem "Deseja buscar as notas diretamente da SEFAZ?" informando que Não será apresentado uma janela aonde deverá selecionar o arquivo XML para cadastramento.
Imagem abaixo exemplificando a seleção do arquivo XML.
Assim que localizar o arquivo clique no botão Abrir
A data de emissão tem o fuso horário ignorado, para evitar diferenças de datas por causa de diferenças de fuso horário.
Caso o fornecedor não esteja cadastrado, o sistema apresentará o link CADASTRAR permitindo o cadastro do fornecedor sem sair da tela de lançamento da nota fiscal.
Inserção de Itens.
Na grade de itens, caso o item do XML não identifique automaticamente o item do sistema correspondente, basta informar no campo ITEM:
Após localizar o item correspondente, clique no botão ALTERAR :
Assim que todos os itens do XML estiverem relacionados aos itens do sistema, clique no botão CONFIRMAR :
Após o carregamento do arquivo XML, o sistema retornará a seguinte mensagem:
Nota Fiscal carregada com sucesso. Favor fazer devidas conferências antes de Salvar!
Conferir as informações da nota fiscal (Número, Série, Fornecedor, etc.) com a DANFE impressa e clique no botão F6 - PROXIMO :
Na tela seguinte, conferir os itens da nota fiscal com a DANFE impressa e clique no botão F6 - PROXIMO :
Após conferir todas as informações, clique no botão F4 - SALVAR para concluir o lançamento da nota fiscal:
2.Cadastro de itens apenas solicitando o item base (Em cenário aonde o item do XML não esta Cadastrado no Movere).
- Localize o arquivo XML pelo botão [Localizar Arquivo].
- Para os itens que não estão relacionado com o MOVERE será apresentado um link [Cadastrar], basta selecionar o item na grade, e clicar no link
- Será apresentado a tela [Cadastro de Item Simplificado], onde deverá informar o item base para o cadastro e o nome do novo item a ser cadastrado.
- Por padrão o campo de nome do novo item terá como sugestão o nome do item da nota fiscal. Caso queira, o nome do item poderá ser alterado, basta selecionar o campo e digitar um novo nome.
- O novo item pode ser cadastrado em todos os estabelecimentos, a tela já apresenta essa opção selecionada. Caso queira que o item seja cadastrado somente no estabelecimento da entrada da nota, basta desmarcar a opção.
- Configurar os parâmetros descrito no titulo [1.2. Parâmetros] desse documento.
- Agora basta clicar em [Salvar] que o novo item será cadastrado. O sistema apresentara uma mensagem informando que o item foi cadastro com sucesso já com o código do novo item.
- O novo item será vinculado automaticamente com o item do XML
A partir da versão 4.566, o MOVERE passa a considerar produtos diferidos na nota, sendo salvos com a condição de DIFERIDO e com o valor do imposto correspondente. |
3. Entrada de nota complementar via XML
O sistema permite que seja dado entrada de nota complementar via XML, quando a entrada e saída utilizada for a [-3 NOTA FISCAL DE ENTRADA COMPLEMENTAR], sendo necessário informar a nota fiscal de origem da mesma.
O processo de entrada é o mesmo de uma nota normal via XML, porém o item ficará com a quantidade zerada.
A partir de 09/10/2017, passou a ser possível contabilizar uma nota fiscal complementar, portanto, basta definir um evento contábil na R117 que o mesmo será contabilizado.
4 Duplicação de itens imobilizados
Ao relacionar um item do XML a um item cuja natureza é imobilizado, e a quantidade do mesmo for maior que 1 (um) não sendo uma quantidade fracionária, o sistema permite que o mesmo seja duplicado, para que seja possível vincular cada unidade do item vindo do XML, ao seu respectivo item cadastrado no MOVERE.
Acompanhe nas imagens abaixo o procedimento de duplicação.
Ao selecionar um item imobilizado com quantidade maior que 1 (um), o sistema irá exibir o link Duplicar
Veja que o sistema duplicou os itens de acordo com a quantidade 3 (três) do item, permitindo o vinculo de cada unidade comprada ao item imobilizado cadastrado no MOVERE.
5 Descontos e Acréscimos
Na Entrada se houver desconto e acréscimos estes serão acrescentados no item, seguindo o informado no XML.
Caso o usuário altere ou exclua os itens importados pelo xml o sistema rateará os valores de descontos, acréscimos, frete e seguro.
6 Restrições que trazem mais segurança ao processo
Caso não seja exibido nenhuma entrada e saída verifique se o usuário possui acesso a E/S através da [R542 - Entradas/Saídas por Usuário].
Também há a possibilidade de restringir quais E/S podem ser utilizadas no processo seguindo os passo do Vinculo de Fornecedor e E/S.
Também há a possibilidade de restringir quais portadores podem ser utilizadas no processo seguindo os passos da Restrições de portadores por entrada e saída na entrada de notas.
7 Entrada de produtos tributados no simples nacional
Existe no sistema o parâmetro [964-Entrada e Saída é Tributado ICMS?], ao ativar este parâmetro na rotina [R29- Parâmetros por empresa], ao dar entrada na nota, a mesma irá considerar as notas fiscais de Revenda, com condição de ICMS como Tributado e o CST será 0 - NACIONAL TRIB. INTEGRALMENTE.
Existe no sistema o parâmetro [1023 - Apropriar crédito de ICMS na entrada de NF por XML com CST X.00 ?], ao ativar este parâmetro na rotina [R29- Parâmetros por empresa], ao dar entrada na nota, caso o item no xml esteja com CST 00 nos dois últimos dígitos e o item do movere esteja como tributado, o sistema ira preencher automaticamente a condição de icms igual TRIB. INTEGRAL.