Relatórios de Curva ABC


O que é a Curva ABC?


A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número (Carvalho, 2002, p. 226).

Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc.

No que diz respeito à análise de clientes, a curva ABC serve para analisar a dependência ou risco face a um cliente, ou ainda para que tipo de clientes a organização se deve focar. Consiste em ordenar os clientes por ordem decrescente da sua contribuição para a empresa, de modo a se poder segmentar por grau de dependência, de risco ou ainda por outro critério a definir.

Numa organização, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção, etc. Para a administração de estoques, por exemplo, o administrador a usa como um parâmetro que informa sobre a necessidade de aquisição de itens - mercadorias ou matérias-primas - essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor.

Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC (Pinto, 2002, p. 142).


Fonte: Wikipédia -http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_ABC.


Relatórios de Curva ABC


O MOVERE possui 2 relatórios de Curva ABC: Curva ABC por Cliente/Fornecedor, e Curva ABC por Item.


Para configurar os relatórios de Curva ABC, são necessários 2 passos: Configurar os Parâmetros das Porcentagens dos 3 níveis e fazer o reprocessamento para gerar os dados dos relatórios.


Por Cliente/Fornecedor


Parâmetros por Empresa utilizados:


  • 79 - % Nível A para curva ABC de clientes
  • 80 - % Nível B para curva ABC de clientes
  • 81 - % Nível C para curva ABC de clientes
  • 82 - % Nível A para curva ABC de fornecedor
  • 83 - % Nível B para curva ABC de fornecedor
  • 84 - % Nível C para curva ABC de fornecedor


Reprocessamento


Para efetuar o reprocessamento por Cliente/Fornecedor, é necessário acessar a Rotina de Reprocessamento de Movimentos de Entradas e Saídas - R305, e executar a rotina com o campo Resumo de Cliente/Fornecedor marcado e os Períodos de Venda selecionados.


Emissão do Relatório


Após a definição dos parâmetros e o reprocessamento para o período desejado, acesse a Rotina de Relatório de Curva Abc por Cliente/Fornecedor - R625 e defina os filtros para emissão do relatório.

Passa a ser possível informar o filtro Vendedor, caso seja informado algum vendedor, somente as notas cujo o vendedor informado participou como Vendedor 1 ou Vendedor 2 serão consideradas nos cálculos.


Caso deseje que os itens com valor zerado não sejam computados no relatório, clique aqui para visualizar as instruções.  


Por Item


Parâmetros por Empresa utilizados:

  • 85 - % Nível A para curva ABC de itens
  • 86 - % Nível B para curva ABC de itens
  • 87 - % Nível C para curva ABC de itens


Reprocessamento


Para efetuar o reprocessamento por Item, é necessário acessar a Rotina de Reprocessamento de Movimentos de Entradas e Saídas - R305, e executar a rotina com o campo Resumo de Itens/Estabelecimento/Período Venda marcado e os Períodos de Venda selecionados.



Emissão do Relatório


Após a definição dos parâmetros e o reprocessamento para o período desejado, acesse a Rotina de Relatório de Curva ABC por Item - R484 e defina os filtros para emissão do relatório.



Uso dos filtros:


Os filtros "Exibir itens pedidos na R464" e "Exibir P. Transito pendentes de confirmação na R387" são opcionais.


Exibir itens pedidos na R464: Quando habilitado será exibida a coluna "Pedidos" que representa a quantidade de itens com pedido de compra liberado e autorizado na R464, desde que os pedidos não estejam com o status "Finalizado" ou  "Cotação".


Exibir P. Transito pendentes de confirmação na R387Quando habilitado será exibida a coluna "P. Transito" que representa a quantidade de itens pedidos e dado entrada na [R139 - Notas Fiscais de Entrada] pendentes de confirmação na [R387 - Confirmação NF Entrada], ou seja pedidos com notas fiscais emitidas.


O saldo de itens pendentes de confirmação na [R387 - Confirmação NF Entrada], serão contabilizados todos os lançamentos na [R139 - Notas Fiscais de Entrada], dentro do período filtrado, independente se foi gerado pedido de compra ou não.





Filtro Peso de Venda = Kg


Ao clicar no filtro peso de venda o relatorio  gerado será organizado em ordem decrescente do maior peso(Kg) para o menor seguindo as configurações de Nivel.