Bloqueio de Vendedores - Orçamentos Fechados sem Faturamento


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais para configuração de bloqueio de acesso ao Cbanet para vendedores que possuam orçamentos fechados em seu nome que não foram faturados de acordo com as configurações definidas pela empresa.


Quando a empresa desejar utilizar esta funcionalidade do sistema Cbanet, deve-se realizar os procedimentos descritos abaixo.



Configurações Necessárias



  • R29 - Manutenção de Parâmetros por empresa:
  • 501-Utiliza o Bloqueio de Vendedores com Orçamentos Fechados sem faturar? 
    • [Vendedor 1 e Vendedor 2]
    • [Vendedor 1]
  • 502-Motivo Padrão para o Bloqueio Automático do Vendedor. (Texto padrão definido pela empresa)
  • 503-Dias para Alerta para Inativação do Vendedor (Dias definido pela empresa)
  • Todos os clientes devem ter segmento configurado, para correto funcionamento do bloqueio

Atenção: O bloqueio de Vendedor por orçamento sem faturar é configurado no parametro P863-Dias para bloqueio de vendedor por orçamento sem faturar. já o bloqueio de orçamento aberto é configurado na R120 - Segmento de Vendas



R44 - Manutenção de Vendedores

Configuração dos campos "Valida Acesso Vendedor?" e "Não validar acesso até:" no cadastro do vendedor.



- Valida acesso Vendedor?: Se marcado, o sistema irá verificar os orçamentos fechados e sem faturamento em nome do vendedor no momento em que ele acessar o sistema.


- Não validar acesso até: Este campo é para informar até que data o usuário não terá o logon validado.


- Motivo da Inativação: Este campo será preenchido automaticamente quando o usuário for bloqueado. A mensagem que ficará neste campo é a mesma cadastrada no parâmetro por empresa Cód. 502.


R43 - Manutenção de Clientes


Preencher o campo "Dias para Bloqueio do Vendedor" com a quantidade de dias desejada.

o campo "Dias para Bloqueio do Vendedor " só aparecerá se o P863-Dias para bloqueio de vendedor por orçamento sem faturar estiver desativado.



R120 - Manutenção de Segmento de Vendas

Configuração do campo "Dias para Bloqueio do Vendedor" no cadastro de Segmento de Vendas



Validações do Sistema

Obs: O sistema fará a validação do processo somente quando o usuário tentar logar no sistema Cbanet


Será feita a seguinte verificação:


No cadastro do vendedor, o campo Valida acesso Vendedor? esta selecionado? Se estiver selecionado, em seguida irá verificar o campo Não Validar acesso até: para que, somente após a data preenchida neste campo, seja feita a validação do acesso e verificação de orçamentos fechados sem faturamento. Feita estas verificações, o sistema verificará o campo "Dias para Bloqueio do Vendedor" no cadastro do cliente para o qual se deseja fazer a venda. Se este campo NÃO estiver preenchido no cadastro do cliente, o sistema irá verificar o valor do campo "Dias para Bloqueio do Vendedor" no cadastro de Segmento de Vendas no qual o cliente pertence.


Exemplo:


- Vendedor = 416 - Vagner


- Parâmetro por empresa Cód. 503 - Dias para alerta para a Inativação do Vendedor = 1


- Campo "Dias para Bloqueio do Vendedor" no cadastro do cliente 1 - Cba Tecnologia = 6


- Data Atual = 20/03/2013


- Data Orçamento pendente de faturamento para o cliente 1 - Cba Tecnologia feito pelo vendedor 416 - Vagner = 14/03/2013



Ou seja, se até o dia 20/03/2013 o vendedor não resolver a pendência do orçamento do dia 14/03/2013, seu usuário será bloqueado no dia 21/03/2013 quando ele tentar logar no sistema.


Conforme os dias para alerta cadastrado, no dia 20/03/2013(um dia antes do bloqueio) ao tentar logar no sistema, o usuário verá a mensagem abaixo, informando que ele precisa resolver as pendências:




bloqueio5.png





Se não resolver a pendência, ao tentar logar no sistema no dia 21/03/2013, o seu usuário será inativado no sistema e será necessário que ele entre em contato com o RH ou o responsável na empresa para explicar porque o orçamento não foi faturado e solicitar que o seu usuário seja ativado novamente.









Com o usuário Bloqueado, mesmo que outro usuário tente fazer vendas em nome dele, o sistema irá bloquear.



bloqueio8.png







Esta mensagem irá aparecer nas rotinas R419 - Manutenção de Vendas Varejo, R657 - Baixa de Títulos a Pagar/Receber/Cheques e R348 - Manutenção de Troca de Vendedores de Notas Fiscais de Saídas, caso tentem fazer algum procedimento informando o vendedor bloqueado.


Observação: Caso o vendedor esteja logado no sistema e ao tentar fazer uma venda algum orçamento bloqueie a operação, após resolver a situação do orçamento o vendedor deverá sair do sistema e entrar novamente para que sua senha seja revalidada.