A documentação abaixo, descreve sobre cada tipo de incidente que é um campo que classifica o tipo do ticket de correção perante ao time de desenvolvimento.
Este campo deve ser preenchido SEMPRE, antes de enviar o ticket para o time de desenvolvimento. Então você deverá avaliar a documentação padrão de correção para definir o tipo de incidente.
Ao classificar, você deverá:
- Gerar um posicionamento privado colocando uma informação "Segue para verificação", pois, indica que você leu o ticket
- Executar o cenário:
ATENÇÃO! Se o ticket foi retornado como dúvida e você tiver uma comprovação que a análise do analista do DEV está errada, converse com o analista e se ficar decidido que o ticket tem que retornar para o desenvolvimento, executar o cenário:
Segue abaixo a relação dos tipos de incidente.
Tipos de Incidente para classificação de BUG ao desenvolvimento.
- Sistema fora do ar
- Utilizado para quando o sistema REALMENTE estiver fora do ar. Se for só uma rotina ou outra, não deve ser usada esta opção. Essa é somente para quando não conseguir acessar o sistema de forma alguma por TODOS os usuários do sistema.
- Impossibilidade de faturar vários orçamentos (R657)
- Deve utilizar este incidente quando qualquer O.S que tente faturar na R657 apresente erro, independente do usuário que tente, ou seja, está comprovado que qualquer um que tentar faturar qualquer O.S, dará erro e não conseguirá!
- Impossibilidade de faturar um orçamento (R657)
- Deve utilizar este incidente quando apenas uma O.S não está faturando, independente do usuário que tente utilizar.
- Impossibilidade de gerar várias cotações (R11, R419, Aplicativo)
- Deve utilizar quando não se consegue gerar nenhuma cotação ou O.S na R419, R11 ou aplicativo.
- Impossibilidade de gerar uma cotação (R11, R419, Aplicativo)
- Deve utilizar quando não se consegue gerar UMA cotação ou O.S na R419, R11 ou aplicativo.
- Impossibilidade de registrar várias notas fiscais de entrada (R139)
- Deve ser utilizado quando não consegue gerar entrada de nenhuma nota fiscal, independente do usuário que tente fazer a entrada.
- Impossibilidade de registrar uma nota fiscal de entrada (R139)
- Deve ser utilizado quando não consegue gerar entrada de APENAS UMA nota fiscal, independente do usuário que tente fazer a entrada.
- Impossibilidade de localização de produtos na venda (R427 ou R11)
- Deve ser utilizado quando a falha é que determinado produto não localiza de forma alguma na R427 ou na R11
- Impossibilidade de avançar com Ordens de Produção (R1500, R708, R714, Coletor)
- Deve ser utilizado quando não se consegue avançar com uma O.P na indústria, seja pelas rotinas, coletor físico ou virtual.
- Falhas sistêmicas na última versão (que estão em múltiplos clientes)
- Deve ser utilizado quando após uma liberação de versão, algum erro específico afeta todos os clientes atualizados nesta versão e que irá gerar a necessidade de liberação de um HOTFIX e nova atualização destes clientes para solucionar o problema.
- Erros no cálculo de custos ou preços de venda
- Deve ser utilizado quando ocorrer alguma falha na geração, cálculo ou apresentação de custos e preços no sistema. Não importa a rotina, se comprovado que o valor deveria ser diferente do que está sendo calculado ou apresentado, pode utilizar este tipo de incidente.
- Impossibilidade de realizar o download XML de NFe de Entrada (MDe)
- Deve utilizar este processo quando a tela que puxa as notas fiscais da SEFAZ não apresenta a nota fiscal e comprovadamente já está emitida de forma correta na SEFAZ ou se ao tentar dar entrada da nota fiscal listada na tela do MD-e, ocorre algum erro que impede a continuidade do lançamento da nota fiscal de entrada.
- Liberação inadequada de crédito
- Deve ser utilizado quando não conseguimos comprovar que uma determinada venda teve liberação de crédito aprovada por alguém que não poderia ter liberado e não achamos comprovações que mostrem que no ato da liberação, o usuário ou outra pessoa quem fez a liberação tinha o acesso.
- Liberação inadequada de estoque, desconto, custo, cadastro ou acréscimos)
- Deve ser utilizado quando não conseguimos comprovar que uma determinada venda teve liberação de estoque, desconto, custo, cadastro ou acréscimos aprovados por alguém que não poderia ter liberado e não achamos comprovações que mostrem que no ato da liberação, o usuário ou outra pessoa quem fez a liberação tinha o acesso.
- Movimentações de estoque inadequadas no Novo Controle de Estoque
- Deve ser utilizado para qualquer comprovação de movimentação de estoque errada para quem utiliza o novo controle de estoque. Seja a geração de um saldo errado, a falta de alimentação do saldo pela movimentação de um documento ou reserva inadequada do estoque, ou seja, qualquer coisa que gere um saldo errado.
- Movimentações de estoque inadequadas no controle de estoque legado
- Deve ser utilizado para qualquer comprovação de movimentação de estoque errada para quem utiliza o controle de estoque antigo (R300). Seja a geração de um saldo errado, a falta de alimentação do saldo pela movimentação de um documento ou reserva inadequada do estoque, ou seja, qualquer coisa que gere um saldo errado.
- Rejeição de documentos fiscais eletrônicos (NFe, NFSe, NFCe)
- Deve ser utilizado quando se tratar de uma falha na transmissão de qualquer documento eletrônico: NF-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, CF-e, MDF-e. Se ficou com rejeição, deverá utilizar este incidente.
- Impossibilidade de cancelamento de NF-e ou NFS-e
- Deve ser utiliza para quando ocorrer erro no cancelamento de qualquer documento através do direito CANCELAR na R232.
- Não conformidade com legislação tributária
- Deve ser utilizado quando comprovadamente alguma informação tributária nas notas fiscais estiver sendo feita de forma errada e houver uma comprovação, normativa que indique a forma como deveria ser e que não há uma evidência de falha na configuração.
- Relatórios indisponíveis ou inadequados
- Deve ser utilizado sempre que algum relatório não estiver saindo, ou seja, clica-se em executar e nada ocorre ou ocorre um erro impedindo a emissão do relatório. Deve ser utilizado também quando o relatório é emitido, mas as informações apresentadas estão inconsistentes sendo comprovada por algum outro ponto do sistema.
- Geração de SPEDs
- Deve ser utilizado quando se tratar de erro na emissão de qualquer SPED, seja o SPED Fiscal R698, SPED de PIS/COFINS – R890 ou SPED Contábil – R705.
- Importação de Extrato Eletrônico (R1196)
- Deve ser utilizado específico para quando ocorrer erro na importação da R1196.
- Conciliações bancárias (CNAB a pagar e receber)
- Deve ser utilizado sempre que ocorrer qualquer falha na geração de boletos, geração de remessa bancária a receber, remessa bancária a pagar, importação de retorno bancário a receber ou a pagar.
- Conciliações de cartões
- Deve ser utilizado quando ocorrer qualquer erro nas rotinas de baixa de cartões via arquivo ou API (Exceto R1196 que possui tipo de incidente próprio)
- Baixa de títulos (R657 e R329)
- Deve ser utilizado sempre que houver alguma falha na baixa de título manual na R657 (não erro de faturamento) ou erro na rotina R329 que impede a baixa de títulos.
- Impossibilidade de cadastrar ou alterar clientes (R43)
- Deve ser utilizado sempre que houver qualquer falha que impeça a continuidade do cadastro de um cliente na R43.
- Inconsistência na Consulta de Placas no Sistema de Informação Veicular (SIV)
- Deve ser utilizado sempre que houver alguma falha no processo de consulta de placa no sistema para clientes que possui o serviço contratado.
- Inconsistência na Api Movere
- Deve ser utilizado sempre que ocorrer um erro comprovado nas APIs do MOVERE, como uma mensagem de erro, algum campo vindo em branco ou com informação diferente do que deveria vir. ATENÇÃO! Questionamento que uma informação não é retornada e essa não está na documentação, não é erro!.
- Inconsistência no envio de SMS
- Deve ser utilizado quando comprovadamente, ficar evidente que os SMSs não estão sendo enviados (para clientes que contrataram este serviço)
- Inconsistência no App de Força de Vendas
- Deve ser utilizado quando houver telas de erros, não ser possível acessar o app ou dar continuidade em alguma venda dentro do APP.
- Inconsistência no Piloto Automático
- Deve ser utilizado para quando houver erro na tela de configuração do piloto automático de qualquer relatório ou cliente alegar que configurou mas o e-mail não está chegando, mesmo e-mails estando funcionando normalmente em outros pontos do sistema (Como na R232 para envio de NF)
- Outras situações
- Para qualquer outra situação ocorrida no sistema que não se trate de nenhuma das anteriores, não importa a urgência do cliente, deverá ser utilizada este incidente. Se houver urgência por parte do cliente, anote no privado do ticket e informe a tua coordenação sobre o ticket!