1. Informações

O procedimento de faturamento de pedidos de venda tem como finalidade localizar e gerar notas fiscais eletrônicas com base em pedidos de venda que já foram faturados.

2. Como usar?

Para realizar a geração de uma nota fiscal de um pedido de venda, deve-se acessar a rotina 1238 [Fechamento de Pedidos]. Isso pode ser feito de duas formas:

  • Via campo de pesquisa de rotinas, digitando "1238";
  • Navegando pelo menu do sistema [Vendas  >  Varejo  >  1238: Fechamento de Pedidos].

Ao acessar a rotina, o sistema direciona automaticamente para a tela principal, na aba [Pedidos]. Nesta etapa, deve-se preencher os seguintes campos:

  • Estabelecimento - campo obrigatório;
  • Cliente - campo obrigatório;
  • Até a data - campo opcional que define a data limite para considerar os pedidos emitidos

Após o preenchimento de todos os filtros, deve-se clicar no botão [Consultar]. A grade inferior exibirá todos os pedidos que correspondem aos critérios informados. 

É possível selecionar todos os pedidos listados ou apenas pedidos específicos desejados para geração da nota fiscal através do seletor do lado esquerdo dos mesmos.


Após a seleção dos pedidos, clique em "Próximo" para ir até a aba Dados para Geração da Nota. Nesta aba é necessário informar obrigatoriamente os seguintes campos:

  • Entrada/Saída;
  • Série Mercadoria;
  • Série Serviço.

Opcionalmente, também podem ser informados os dados de transporte, tais como: 

  • Frete Pago;
  • Local de Entrega;
  • Transportador;
  • Observações; e,
  • Valor Desconto.

Caso um valor de desconto seja informado, ele será lançado nos itens e apresentado nas notas geradas.

Note que, caso seja informada uma Entrada/Saída que esteja com a opção "Gera Títulos" marcada, será possível gerar novos títulos a receber conforme os passos a seguir.

As observações exibidas na Nota Fiscal gerada serão:

  • As observações presentes nos orçamentos de origem dos pedidos
  • Observações complementares
  • Numero do PD
  • Placa do Veiculo
  • KM atual
  • Nome do condutor (R11)

Antes de continuar a geração da nota, vale ressaltar que é necessário realizar uma pré-configuração em registros de Entrada/Saída utilizados no processo. Para isso, deve-se acessar a rotina 117 [Entradas e Saídas] e localizar e editar o registro correspondente ao tipo de entrada/saída que será utilizado na rotina. Essas configurações garantem que o processo de geração de notas fiscais ocorra corretamente, sem interferência em títulos financeiros ou movimentações de estoque indevidas:

  • Na aba [Dados Básicos], o campo [Base Venda] deve estar desativado;
  • Na aba [Dados Básicos], o campo [Gera Títulos?] pode ou não estar ativo;
  • Na aba [Estoque], o campo [Movimenta Estoque?] deve estar desativado.


Voltando para o contexto da rotina 1238, ao clicar em [Próximo] será exibida uma tela com todos os itens referentes aos pedidos de venda selecionados na tela anterior, sendo possível fazer a edição das descrições dos itens, caso necessário. A tela de itens também demonstra o desconto aplicado.

Caso a entrada/saída informada não permite Gerar Título, será disponibilizado o botão "Executar", do contrário, será disponibilizado o botão "Próximo" para que se possa gerar os novos títulos da nota que será gerada.


Após a conferência e eventuais ajustes, deve-se clicar em [Executar] para que o sistema inicie o processo de geração da nota fiscal.


Importante: Caso os pedidos selecionados contenham itens de mercadoria e serviço, o sistema realizará a emissão de duas notas fiscais distintas, uma para cada tipo.

 


Após o processo de execução, o sistema exibirá uma mensagem solicitando a confirmação da ação: “Confirma o faturamento dos pedidos selecionados?”.


Ao confirmar, o sistema conclui a operação e retorna automaticamente à grade principal da rotina, apresentando uma notificação com as notas fiscais geradas, exibindo seus respectivos estabelecimentos e séries.

 

Importante: Uma vez faturados, os pedidos utilizados na geração das notas fiscais deixam de ser exibidos na grade principal ao realizar uma nova consulta, pois já foram processados.


3. Geração dos Títulos a Receber

Caso a Entrada/Saída informada esteja com a opção "Gera Títulos" marcada, após a tela de conferência dos itens será possível acessar a aba "Gerar Novos Títulos". Nesta aba será necessário informar os seguintes campos para geração dos futuros títulos a receber:

  1. Condição de Pagamento;
  2. Portador; e,
  3. Valor do Título.

A tela exibe um resumo financeiro da operação, onde são apresentados os valores dos pedidos selecionados, os valores de descontos, os valores dos novos títulos já lançados e o valor restante para lançamento, veja:

Os títulos originais dos pedidos são apresentados também apenas para referência do que já poderia ter sido combinado com o cliente. É importante ressaltar que, caso um valor de desconto seja informado, todos os títulos originais precisam estar como "Aberto", sem nenhum recebimento parcial informado.


Para gerar novos títulos, basta informar uma Condição de Pagamento, um Portador e o Valor do Título. Note que, se a Condição de Pagamento tiver parcelamento configurado, o Valor do Título informado será dividido no parcelamento máximo de parcelas da condição de pagamento informada, veja um exemplo:

No exemplo acima temos uma Condição de Pagamento que irá gerar 12 boletos para a nota fiscal que será gerada, veja como fica o cenário após clicar em "Gerar Título(s)":

Você pode alterar os campos "Dt Vencto" e "Valor" conforme o desejado.


Se tudo já estiver conforme o desejado, basta clicar no botão "Executar" para realizar a geração da(s) nota(s) fiscal(is).


4. Geração da Nota Fiscal

Após o processo completo da rotina, as notas fiscais geradas ficam disponíveis na rotina 232 [Notas Fiscais Emitidas] e com as mesmas informações que definimos na rotina 1238, além de estarem relacionadas com um orçamento novo que foi gerado com as mesmas informações dos orçamentos dos pedidos de vendas.


Se houver o cancelamento das notas na rotina 232, o vínculo entre os pedidos de venda e as notas geradas some e é possível fazer o faturamento desses mesmos pedidos na rotina 1238.