Para gerar uma nota fiscal com data retroativa, precisamos configurar o sistema da seguinte forma. 


R117 - Entradas e Saídas


Criar uma E/S especifica para a operação que será feita, importante que esta E/S não movimente estoque, nem financeiro. A Condição do ICMS vai depender da nota a ser gerada para respeitar o CST que irá sair, se irá vir com as regras do item ou da própria E/S.



Na aba DADOS BÁSICOS marcar a opção:


Isso fará com que todas as operações de faturamento realizadas com esta E/S não transmita a NF-e para a Sefaz de forma síncrona, permitindo assim que a data seja alterada de forma retroativa.


Gere o orçamento através da 419 - Vendas no Varejo, inserindo os dados de valores, e cliente/fornecedor, e feche.



Após fechar o orçamento, clique no botão Gerar Nota, está operação irá gerar o número da nota, porém não irá transmiti-la para a Sefaz.



Com o número da nota gerada na R232 - Notas Fiscais Emitidas acesse a rotina 949 - Correção de Notas Fiscais de Saída, e faça a alteração da data de emissão para a data retroativa a ser considerada. Importante que o período fiscal esteja aberto em caso de datas em meses retroativos.



Após isso clique no botão SALVAR E TRANSMITIR e dessa forma a nota será enviada para emissão no portal da Sefaz, faça a pesquisa normalmente na R232 - Notas Fiscais Emitidas.