1 - Escopo

Este documento visa orientar sobre as configurações e o processo de atualização de custos e preço de tabela dos itens na R11.


2 - Configuração

Para configurar a atualização de custos e preço de tabela dos itens da O.S. é necessário habilitar os parâmetros :

  • [P1291 - Na O.S da R11 atualizar os Custos e Preço Tabela dos itens que tiveram modificação em seu Custo/Preço?] 
  • [P885 -Somente permite faturamento de O.S. com serviço finalizado?

Atenção: Caso o parâmetro  [P1064 - Aplicar desconto da condição de pagamento automaticamente na R11?] esteja habilitado, o processo de atualização não será realizado.


3 - Atualização de custos e preço de tabela

As atualizações serão realizadas automaticamente ao entrar em uma O.S., após realizado a atualização apresentará a seguinte mensagem:

No processo de atualização de custos e preço de tabela será realizado novamente as validações de bloqueio utilizando os novos valores.


3.1 - Atualização da O.S.

Somente serão atualizados os orçamentos que possuem os status diferentes de "No caixa", "Faturado", "Estoquista" e "Requisição".


3.2 - Atualização do item

Somente serão atualizados os itens com a situação liberado e que não são considerados serviços.

3.3 - Atualização de custos dos itens

Os custos de Reposição, Compra e Personalizável dos itens serão atualizados para os custos registrados na rotina [R135 - Itens/Estabelecimento] no momento que entrar na O.S.

Atenção: A atualização de custos não considera o parâmetro  [P621 - Recalcula custo na venda sobre o valor do preço de venda com acréscimos?]


3.4 - Atualização de preço de tabela

Os preços de tabela dos itens serão atualizados para o preço de venda registrado na rotina [R233 - Alteração de Preços por item]. 

Para que seja considerado o preço registrado na rotina R233 é necessário a execução da rotina [R127 - Importação de Tabela de Preços].  Caso o novo preço não tenha sido importado será considerado o último preço de venda importado na rotina R127.

Caso o item não possua cadastro de preço na rotina R233 para a tabela de preço utilizada na O.S., será considerado o preço do item cadastrado para a tabela de preço padrão. A tabela de preço padrão é informada no parâmetro por estabelecimento [P3 - Tabela de Preço Padrão].


Atenção: A atualização de preço de tabela não considera o acréscimo registrado na rotina [R441 - Acréscimo Financeiro Por Tipo de Preço]



3.5 - Utiliza Histórico de Custos por Tabela de Preço?

Caso configurado o parâmetro [P187 - Utiliza Histórico de Custos por Tabela de Preço?] e marcado a flag [Utiliza histórico de custos por tabela de preço? ] no grupo do item na rotina [R132 - Grupo de Itens] . Serão considerados os custos de Compra e Reposição registrados na rotina [R233 - Alteração de Preços por item]. O custo personalizável será atualizado para o custo de reposição cadastrado na R233.

Para que seja considerado os custos registrados na rotina R233 é necessário a execução da rotina [R127 - Importação de Tabela de Preços].  Caso os novos não tenham sido importados serão considerados os custos da última importação do item na rotina R127.