Introdução

Este documento tem o intuito de esclarecer qual é a configuração de Funil de Vendas Padrão Movere com Agendamento, que faz parte de todos os planos Movere.


ÍNDICE


Visão Geral

O objetivo do Funil de Vendas é ilustrar todo o processo pelo qual um potencial cliente passa até chegar no momento da abertura da OS. Só que, ao contrário de um funil comum, que só permite a descida ao final, nas vendas ele age de modo cíclico.


Ou seja, os potenciais clientes entram na parte superior do funil, que é mais larga e, portanto, tem capacidade para atrair e incluir mais pessoas. Mas, ao mesmo tempo em que há a descida pelo funil, também há a entrada constante de mais clientes.


O Funil de Vendas do Movere, como especialista em Auto-Centers, possui a funcionalidade de agendamento embutida nele, afinal uma parte importante da venda de serviços é o agendamento.


Para saber mais sobre o Funil de Vendas, sugerimos a leitura da documentação [R11 - Fast Checkup] Funil de Vendas.


Agendamento e Funil de Venda Padrão Movere

O Funil de Vendas Padrão Movere com Agendamento é a configuração padrão entregue ao cliente durante o processo de implantação e é dividida em 5 estágios:

  1. Cotação
  2. Agendado
  3. Cliente na Loja
  4. Não Compareceu
  5. Cotação Não Fechada



1. Cotação

É o estágio padrão de qualquer cotação aberta e representa o primeiro contato do cliente, quando ele faz uma ligação ou entra pela porta da loja e faz uma simples cotação. Nesta etapa é importante identificar o nome e telefone do cliente, além dos produtos e serviços que ele cotou.

Esta etapa possui uma automação, que funciona assim: se o cliente não efetivar a cotação em até 4 horas, a cotação irá mudar para o estágio 5 - Cotação Não Fechada, para que o vendedor ou consultor possa ligar para o cliente e recuperar esta venda.


2. Agendado

O estágio agendado significa que o cliente aceitou o agendamento do serviço, com data e hora. 

Esta etapa possui uma automação, que funciona assim: se o cliente não comparecer na loja até 15 minutos após a data e hora agendada, a cotação irá mudar para o estágio 4 - Não Compareceu, para que o vendedor ou consultor possa ligar para o cliente e entender o motivo do não comparecimento.


3. Cliente na Loja

Cliente na Loja significa que o cliente está presencialmente na loja, em contato com vendedor ou consultor para atendê-lo. A partir deste momento, cabe ao vendedor gerar Ordem de Serviço com base na necessidade do cliente.


4. Não Compareceu

Significa que o cliente agendou um horário mas não compareceu, portanto deve ser realizado um contato com ele para entender o motivo e garantir novo agendamento.


5. Cotação Não Fechada

Quando uma cotação é feita mas não é gerado nem atendimento e o cliente não vai até a loja, após 4 horas, é necessário entrar em contato com o cliente para recuperar esta venda. Para identificar estes clientes existe o estágio Cotação Não Fechada.