Objetivo


A geração dos Leads diretamente na [R11 - Fast Checkup], tem o objetivo de identificar o volume de vendas geradas pelo investimento em redes sociais.


Contratação do Serviço


Para que o MOVERE fique habilitado a receber os leads via API, é necessário realizar a contratação do serviço e obter as credenciais para o uso da API. Para isso, acesse o Configurador Movere e clique na aba Gestão de Leads. 

Para visualizar a aba Gestão de Leads é necessário possuir os direitos [API Leads] e [Executar] da rotina [R1210 - Configurador Movere] e aba [Processos]. Além disso, para ativar o serviço, é necessário possuir o direito [Contratar Serviços Extras no MOVERE]. 


Configuração do usuário de integração


Para "autorizar" o sistema de integração a receber os leads, é necessário realizar o login com um usuário para esse fim. Esse usuário pode ser gerado pelo botão [Gerar Usuário de acesso a API].


Após isso o ambiente, o usuário e senha necessários para o login, ficarão disponíveis:

O usuário criado, já possui os direitos da R1000 necessários para a integração dos leads. 


Contratação do Serviço


Para realizar a contratação do serviço da API de Leads, acesse a aba Contratação Serviço:

Após aderir ao serviço, informe o estabelecimento responsável pelo faturamento:


Além disso, é possível informar grupos de usuários ou usuários individuais que recebeção acesso as rotinas para o trabalho com os leads. 

Os grupos e usários que irão conduzir o atendimento e venda, terão acesso liberado a aba Leads, da rotina [R11 - Fast Checkup], já os usuários que terão acesso ao funil de vendas terão acesso a rotina [R1193 - Funil de Vendas]. Ambas serão explicadas mais abaixo. 


Por fim, clique em Salvar.


Atenção! é necessário que o estabelecimento para faturamento possua um contrato ativo com a MOVERE, caso for informado um estabelecimento que não possua contrato, ou cujo fim do faturamento já esteja previsto, a seguinte mensagem é exibida:


Envio dos Leads para o MOVERE através de API


O MOVERE conta com uma API, para receber os leads gerados por ferramentas externas. Exemplo de lead que pode ser enviado para a API:

{
  "origem":{
    "canaldevenda":"Google",
    "midia":"Instagram",
    "meiocontato":"Whatsapp"
    },
  "datahora": "2022-07-22 09:50:00.000",
  "idunidade": "05.502.368/0001-71",
  "observacoes":"Interesse: PNEUS PARA PASSEIO. Mensagem: Aro 15 185/65 Prisma",
  "cliente":{
    "numerocliente": "(67)99999-9999",
    "nomecliente": "Sebastião",
    "email": "sebastiao@yahoo.com.br",
  },
  "ligacao":{
    "statusdaligacao": "ATENDIDA",
    "duracaoligacao": "2 minutos 12 segundos",
    "linkparadownloadligacao": "https://downloadaudio.com/audios/67998290969-06733824020-22-Jul-2022-09:50:55.mp3"
  }
}


Para detalhes, de como utilizar as APIs da MOVERE, por favor, clique aqui.


Vínculo automático com cotação/O.S


O MOVERE, ao receber um lead via API, automaticamente irá consultar cotações/O.S que tenham sido geradas na mesma data que o lead, e que o número de telefone do cliente seja igual ao informado no lead. 

Ao encontrar cotações, o MOVERE irá realizar o vínculo entre o lead e a cotação/O.S encontrada, além disso a cotação/O.S terá o canal de venda, a campanha de venda e as observações atualizadas. 


Caso não haja cotações com a mesma data e número de telefone, o lead ficará disponível para vínculo manual, ou para que seja criado uma cotação apartir do Lead na R11. 


Obscaso o canal de venda (origem.canaldevenda) e a campanha de venda (origem.midia) não forem encontrados no MOVERE, os mesmos serão cadastrados automaticamente.


R11 - Vínculo manual com a cotação/O.S


A [R11 - Fast Checkup] passa a contar com a aba Novos Leads, onde são exibidos os leads que não foram vinculados automaticamente a nenhuma cotação. Para visualização da aba, o usuário deve possuir o direito Visualizar Aba Novos Leads, a liberação do direito deve ser feita prioritariamente na rotina [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário]

Aba Novos Leads na R11:


Ao clicar em um lead na listagem, os detalhes do mesmo serão exibidos:

Obs: os dados da ligação, somente serão exibidos caso o lead possua tal informação. 


Ao clicar no botão Vincular a Cotação/O.S, será exibido uma tela com as cotações que são da mesma data que o lead:

Após selecionar uma cotação, clique em Vincular. O MOVERE irá atualizar os dados da cotação (observação, canal e campanha de venda) e por fim, exibirá a cotação que foi vinculada:


Na tela de detalhes do lead, ao criar uma nova cotação, o processo que ocorre é semelhante, a cotação será criada já com os dados que contém no lead preenchidos (nome e telefone do cliente, observação, e canal/campanha de venda). A cotação será aberta para edição. 


R11 - Edição de uma cotação/O.S vinculada ou criada a partir de um Lead


Ao editar uma cotação que possui vínculo com um lead, é importante destacar que não é possível alterar o canal e a campanha de venda. Ao abrir a tela de seleção do canal e campanha, é exibido as informações vindas do lead:

Caso o lead possuir informações de ligações, ao editar a cotação, será exibido o seguinte ícone no topo da tela:

Ao clicar nesse botão, as ligações serão exibidas na tela, juntamente com as gravações:



R1193 - Conversão de Vendas


Com o objetivo de mostrar a taxa de conversão dos leads em vendas, foi criado a rotina [R1193 - Conversão de Vendas]:


O gráfico mostra a quantidade de leads, cotações, O.S e vendas, além dos percentuais de conversão. É possível filtrar pelo período tempo, canal de venda, campanha de venda, loja e vendedor.


Ao passar o mouse em cima dos valores, é demonstrado a descrição de cada valor:


 Também é possível gerar os dados em excel, basta clicar em Gerar Excel, que o arquivo será gerado: